No dia 20 de setembro o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), organizou o evento “Marketing e Propósito“, levando representantes de empresas como Fibria e Leão Alimentos (setor de bebidas da Coca-Cola) e convidaram alunos e profissionais da FAESA Centro Universitário para participar desse evento, que ocorreu no auditório da Petrobras, localizado na Av. Nossa Senhora da Penha.
O evento contou com fóruns temáticos e um bate papo com atualizações sobre gestão e inovação, mostrando experiências das empresas, baseados em marketing e propósito. Visando resolver problemas encontrados nas empresas e utilizando ferramentas de comunicação para transformá-los em projetos positivos para as mesmas, Fibria e Leão Alimentos apresentaram exemplos dessas adversidades que vieram a se tornar benéficas.
A Fibria mostrou o resultado da Integração e Socialização de moradores do entorno das florestas de eucalipto. Segundo a empresa, esses indivíduos estavam furtando madeira para fazer carvão. Depois de inúmeras tentativas de acabar com esses saques e vendo que era ineficaz essa tentativa, a empresa organizou um projeto baseado em valor compartilhado. A Fibria começou a trabalhar com esse público do entorno para não prejudicar nem os moradores, nem as florestas de eucalipto, além de todos serem beneficiados no processo.
A Leão Alimentos exibiu os resultados de estudos de clima e umidade do ar para beneficio das plantações. Depois da tragédia de Mariana, eles sofreram com o desabastecimento de frutas, pois as plantações estavam prejudicadas pela falta de água devido a poluição dos rios na região de Linhares. Depois de perceberem o problema de irrigação, eles desenvolveram um aplicativo para medir a temperatura e a umidade do ar e a partir de sensores espalhados por uma determinada área. O app fazia toda uma pesquisa sobre o melhor dia e horário para se irrigar a plantação, para manter o solo úmido por mais tempo.
Quem teve a oportunidade de participar desse evento foi a professora do Curso de Jornalismo, Mirella Bravo, que nos contou um pouco mais sobre o que aconteceu no encontro organizado pelo IBEF.
“O beneficio é a atualização permanente, porque estamos em uma área que tem técnicas, conceitos e teorias, mas que toda ela é uma grande experimentação. O ambiente do Marketing e da Comunicação é atualizado pela própria experiência e quanto mais coisas diferentes pudermos ver, podemos criar mais projetos criativos”.
Os alunos que tiveram a chance de participar do evento estão desenvolvendo Trabalhos de Conclusão de Curso nessa área e foram convidados pela PÓS – FAESA, que disponibilizou o acesso para esses discentes.

Quem participou adorou a oportunidade de presenciar um fórum que envolvesse essas grandes empresas. Foi o caso de Heberton Silva de 24 anos do sexto período de jornalismo.
“Isso é bom pois enriquece o aprendizado, já que percebemos as técnicas que são ensinadas em ambiente acadêmico também são utilizadas na prática, nas empresas, sobretudo na área de Comunicação Social”, disse quando perguntado sobre a relevância da palestra para seu curso e sua futura carreira.
A aluna do 8º período do curso de Jornalismo, Marcela Cota, destaca que a palestra superou as suas expectativas e que ela pôde aprender mais sobre sustentabilidade.
“Foi muito importante, pois é uma área do marketing que está crescendo. Consegui absorver bastante conteúdo apesar de ter sido apenas uma palestra”, conclui.
Essas parcerias da FAESA com outras empresas fortalecem a experiência do aluno e trazem novos horizontes para o aprendizado. O evento do IBEF abordou temas relacionados ao marketing, sustentabilidade e a interação, além disso observou-se que a comunicação, dentro do ambiente empresarial, busca sempre trabalhar com a inovação e a criatividade, competências que são esperadas dos novos profissionais dessa área.