Animais de estimação são companheiros de muitas pessoas. De acordo com o site Psicólogo e Terapia, eles têm a capacidade de “transmitir a sensação de bem-estar por serem carinhosos e cuidarem das pessoas que estão ao seu redor, de forma pura e sincera”. Eles alegram a vida dos donos com a inocente felicidade e despreocupação esboçadas.
Amor
Os animais, além de trazerem conforto e aspectos positivos para a vida dos donos, passam a amabilidade e outras características para estes. Segundo informações do estudo das veterinárias Lilian Tatibana e Adriane Costa-Val, a criança é altamente influenciada pelos bichos de estimação. O toque, ao ser proporcionado, gera o sentimento de dar e receber afeição.
“A criança que convive com animais é mais afetiva, generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos fatos e se sensibiliza mais com as pessoas e as situações. O contato com os animais possibilita que a criança aprenda sobre o ciclo da vida, as perdas, o nascer e o morrer e, assim, incorpore noções sobre sua própria natureza e sobre o mundo em que vive.” — Lilian Sayuri Tatibana e Adriane Pimenta da Costa-Val.
Além de crianças, a relação entre animais de estimação e idosos também é forte e importante. Um estudo ingressado na revista de divulgação científica ÁGORA e realizado pela orientanda de Psicologia Joyce Heiden, afirmou que os animais provocam mudanças na maioria dos idosos. Entre os pesquisados da terceira idade, 70% admitiram os considerar membros da família. Em questões de benefícios que o animal gera na terceira idade, estão: a alegria, companhia, ter um passa-tempo, distração e segurança.
Saúde
Entre os vários estudos já realizados, o produzido pela Associação Americana de Saúde do Coração revelou que ao possuir um animal de estimação, a pessoa corre menos risco de ter alguma doença cardíaca e de poder ter uma longevidade de vida maior. A necessidade de cuidar de passear, por exemplo, é uma ótima oportunidade para o dono caminhar (o que não aconteceria, caso este fosse sedentário). A relação desenvolvida com os animais também pode vir a prevenir a depressão, estresse e ansiedade.
Ajuda
Tem-se também animais que são treinados para ajudar pessoas com deficiências. Os cães-guia, por exemplo, ajudam indivíduos com deficiência física, auditiva, visual e outras. Eles passam a ser um tipo de animal de estimação, ao ficarem bastante tempo com quem ajudam. O site IRIS Cão-Guia deixou uma declaração emocionante sobre um caso que foi testemunhado:
“Há uma história emocionante de um cão que prestava assistência a uma mulher com deficiência auditiva. Ele a avisava sobre sons que ela não podia ouvir como, por exemplo, o toque da campainha e do telefone. Certo dia, ela estava dentro de casa e o cão foi desesperado chamá-la e a levou até a piscina onde a filhinha dela estava se afogando. Graças a esse suporte ela pode salvar sua filha.”
O vínculo entre o animal e o humano citados certamente ficou mais forte depois do acontecido.
Donos e filhos
E alguns donos de animais participaram desta matéria:
Júlia Santos e o porquinho da índia Jaqueline

“A Jaqueline me deixa feliz porque ela gosta mais de mim do que da minha mãe. Já que todos os animais de estimação que tive sempre preferiram a minha mãe então eu amo a Jaqueline por isso. É um bichinho que apesar de não aparentar ter sentimentos de amor ao seu papai ou mamãe como um cachorro, tem de sobra. Jaqueline é um amor, é esperta e grita toda vez que eu vou na geladeira pegar algo para comer, ou seja, além de amar muito meu pet e ser recíproco esse sentimento, ele é inteligente ao ponto de saber quando eu abro a geladeira pra pedir folhas, frutas e legumes que ele ama.”
Ana Clara Nair e o cachorro Woody, da raça Spitz Alemão

“O Woody é um presente porque desde pequeninha eu sempre quis ter um animal de estimação, um cachorro. Eu o ganhei há dois anos, e ele é a minha vida. E eu o amo! Sempre que brinco de chamar ele, quando está do meu lado, o Woody fica rosnando muito fofo, e eu fico apaixonada!”
Lucinea Sales de Almeida e a tartaruga Dory Sales de Almeida

“A tartaruga tigre d’água é muito importante, não só para mim, mas para toda minha família, vizinhos e amigos que vêm aqui, especialmente para vê la. Quando ela me vê de longe, começa a nadar depressa vindo ao meu encontro e me deixa fazer carinho, é obediente. Amo a Dory! Ela brinca com o carrinho que eu dei para ela, e é a alegria da casa e das crianças.”
Danielle Castagna Vieira e o gato Hugo

“O Hugo me adotou em 2014 (isso mesmo… ELE me adotou). Eu o encontrei na rua, quase sendo atropelado, e ele veio me seguindo. Aí, meu marido o pegou e o levamos pra casa. Por que eu amo o Huguinho? Como não amar? Além de lindo e fofo, ele é super carinhoso e um companheiro para todas as horas! Sejam boas ou ruins. Ele é meio temperamental, mas quando eu tô meio para baixo, ele é o primeiro a vir me dar um carinho e me deixar mais alegre. É um filho de 4 patas.”