Antes de publicar algo na internet pense se isso é realmente importante de ser postado, se a informação é verdadeira e se todas as pessoas que tiverem acesso à sua rede social devem saber disso.
Isso não é importante apenas para a sua segurança, que digamos já é um ótimo motivo para tomar cuidado, mas também para a sua vida profissional, pois o bom uso das redes sociais pode potencializar a sua carreira.
E como saber esse limite entre o pessoal e o profissional? Simples, basta levar em conta o que é recomendado para ser valorizado e dar foco no que é positivo. Assim você evita exposições desnecessárias. Saber como utilizar as redes sociais com segurança fará com que você tenha um perfil mais empreendedor e poderá ser um ponto a seu favor em uma futura entrevista de emprego.
Aqui vai algumas dicas para ficar de olho!
1 – Cuidado com o que posta de você mesmo
Algumas pessoas se expõem demais nas redes sociais. Se o seu perfil é pessoal, é claro que você pode postar informações a seu respeito, mas isso deve ser feito com cautela. Postar fotos de sua casa, seus pertences, viagens, falar o que está fazendo no exato momento e fazer o uso do localizador pode ser perigoso pois há pessoas com intenções ruins na internet. Por exemplo, evite postar foto do seu carro na qual apareça o número da placa dele, quando você menos esperar podem aparecer outros carros rodando com o número dela por aí.
2 – Não arranje treta por aí!
Todos nós temos diferentes opiniões sobre os mais variados assuntos, inclusive temas polêmicos (a política está aí para comprovar isso), e está tudo bem falar sobre isso. O problema é quando você só posta isso para dar confusão, treta e um bafafá danado nas redes sociais! Por isso pesquise sempre antes de postar qualquer coisa.
É claro que defender opiniões é importante, mas devemos fazer isso sem agredir ou ofender o outro, e o segredo para isso é saber falar, mas também saber ouvir. Partir para a agressão quando estiver defendendo o seu pensamento e entrar em conflito não resulta em algo positivo. Ainda mais quando você acredita que “está certo, sempre”, quanto mais você tem essa ideia na cabeça, menos relações você pode ter e mais pessoas você pode chegar a ofender.
Tenha em mente que é possível sim criar um diálogo objetivo, sem perder o limite entre o respeito e a ofensa.
3 – Olha a fofoca!
Às vezes, dá vontade de falar pra todo mundo o que você pensa sobre alguém, mas este é um grande perigo, pois a pessoa pode inverter a situação até mesmo usando a sua postagem como prova de injuria ou difamação!
De acordo com o art.140 do código penal brasileiro, a injúria é quando você fala, algo que fere a honra e a dignidade de alguém, por exemplo, chamando uma pessoa de vigarista. A pena é uma detenção de três meses a um ano e multa.
Se o comentário ofensivo que você fez tiver alguma ligação com a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, a pena é aumentada para reclusão de um a três anos e multa.
Difamação
Já a difamação, localizada no art.139, acontece quando há um fato ofensivo a reputação de outrem na sua fala. Embora o fato não seja um crime, como, por exemplo, o caso da atriz Caroline Dieckmann que teve fotos íntimas divulgadas na internet, isso afetou a sua honra e sua vida profissional.
Ela prestou queixa na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática no Rio de Janeiro, e ainda disse em seu depoimento que recebeu chantagem da pessoa que postou as fotos. Foi bem sério.
Calúnia
A Calúnia está presente no artigo 138 e acontece quando alguém conta alguma mentira criminosa sobre você, como quando espalham na rede social que você roubou a própria amiga para comprar um lanche. Sendo que isso não é verdade.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fez um post nas redes sociais avisando desse detalhe para a galera ficar atenta.
4 – Clicar em todo anúncio ou Link que aparecer
Apesar de muitas pessoas conhecidas (no grupo da família, principalmente), sugerirem para que você clique em certos links, não acredite em tudo o que você lê. E auto avalie se aquilo é verdadeiro ou não.
Várias informações que são compartilhadas, principalmente as correntes, contêm links maliciosos que são capazes de introduzir vírus em seu celular/computador ou até mesmo roubar senhas e se apoderarem de seu perfil ou contas bancárias.

Lembre-se de clicar apenas em links de sites confiáveis e mantenha sempre o antivírus atualizado e rodando em seu computador. E chame atenção dos seus familiares sobre este assunto, na maioria das vezes eles estão sendo enganados e compartilham por preocupação. Envie o link desta matéria para eles se informarem 🙂 (nunca te pedi nada)
5 – Escrever errado ou frases cheio de palavrões
Mesmo para um perfil pessoal, erros de português muito gritantes são considerados ruins. Pois normalmente demonstra pouco conhecimento ou até mesmo preguiça.
O uso de palavras de baixo calão também é ruim, pois demonstram que você é um a pessoa ofensiva ou explosiva e empresas respeitadas não querem alguém assim dentro do seu quadro de profissionais.
Na hora de escrever qualquer coisa, escolha palavras de fácil compreensão e pesquise sempre que tiver alguma dúvida. Hoje em dia é fácil encontrar ótimos dicionários online que podem auxiliar nessa missão.
Um site muito legal é o Sinônimos, ele é online e te ajuda a encontrar outras palavras para não ficar repetitivo no seu texto.
Um dicionário muito bom também é o Aurélio, que todo mundo já conhece mas que poucos fazem uso. Vale a pena ter um na sua mesa para pocar nos textos.
Existe também um aplicativo chamado Dicio, ele funciona online e offline, está disponível para Android e oferece a Palavra do Dia, que apresenta um novo vocábulo todos os dias; Palavras Aleatórias, para descobrir novas palavras a qualquer momento; vídeos explicando dúvidas de Português; busca por voz, entre outras ferramentas.
E se o seu texto for importante, releia o que você produziu e envie para que outra pessoa possa ler. Um olhar diferente é sempre bom para perceber possíveis desvios que podem passar despercebidos por nós.
6 – Fotos com a família e/ou amigos
Todos querem postar momentos familiares, mas publicar fotos com muitas informações, como nome, local, datas, eventos e local de trabalho é expor demais a segurança. Qualquer pessoa com acesso a essas informações pode ir além de só curtir, mas também copiar as imagens e usá-las indevidamente. Um vídeo produzido pelo Governo Paraguaio faz um alerta sobre as informações que compartilhamos nas redes sociais. Ele é de 2004, mas a proposta é bem atual
Ótimas dicas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vlwww!!! ❤
CurtirCurtir