Vontade de fazer um Intercâmbio gastando pouco? Você já ouviu falar da AIESEC? A gente explica tudinho!   

A AIESEC é uma organização que visa promover intercâmbio Social entre estudantes universitários ou recém-formados de diferentes partes do mundo.  Presente em 127 países e territórios, com mais de 86.000 membros e 8000 organizações parceiras, a AIESEC é a maior organização mundial de estudantes. É uma ONG que pretende possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional através de programas de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio.

aiesec_logo
Logo da AIESEC / Imagem: Internet

Como é a Experiência?

O intercâmbio com a AIESEC é uma experiência bem diferente de outros intercâmbios regulares. Você ganha uma vivência incrível, pois ao mesmo tempo que desenvolve habilidades pessoais, também consegue viver a real rotina do lugar que você escolher.

Entrevistamos a aluna do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA, Barbara Casagrande. Ela fez um projeto na modalidade Voluntário Global com a AIESEC em Bogotá, na Colômbia e contou um pouco para a gente como foi a sua experiência.

“Escolhi a Colômbia porque eu tinha uma curiosidade imensa a respeito do país. Sempre me pareceu um lugar muito diverso e multicultural, além de praias lindíssimas!”, Conta Barbara.

Barbara morou com uma família colombiana e trabalhou como professora de inglês voluntária em uma escola pública de ensino fundamental da região! Quer maior imersão cultural que isso?

Fiquei com uma família super acolhedora, e esse acolhimento foi o que mais me surpreendeu no povo colombiano! Além disso, a comida lá era maravilhosa e super barata, não esperava um tempero tão gostoso!

Deu até vontade de ir, né é não?

Além de tudo isso, Barbara nos disse que obteve total suporte da AIESEC durante todo o seu intercâmbio e que recomenda que todos passem por experiência como esta ao menos uma vez na vida.

Sinto muita falta de lá, Bogotá é uma cidade que eu moraria por anos. Fiz muitos amigos de vários países diferentes. Egípcios, Portugueses, Franceses… Tudo isso proporcionado pelo projeto que realizei com a AIESEC. Sem dúvidas, a melhor experiência da minha vida!

E então? Bateu aquela vontade de pegar a mochila e desbravar o mundo?

into-the-wild
Imagens do filme “Na Natureza Selvagem” (Into the Wild) / Foto: Reprodução Internet

A Organização possui três modalidades de Intercâmbio: Empreendedor Global, Talentos Globais e Voluntário Global.

Empreendedor Global

Essa modalidade é direcionada para quem curte a área de administração e negócios, ela é focada em Startups. Ao longo do intercâmbio o jovem desenvolve habilidades técnicas e de liderança necessárias para ingressar no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que ganha uma visão mais rica do mundo empresarial ampliando seu network internacional. Também tem a oportunidade de explorar sua criatividade e paixões, viver a diversidade e encarar desafios de maneira positiva.

Muitos dos programas dessa modalidade costumam oferecer hospedagem em tempo integral e refeições durante os dias da semana trabalhados. Mas lembre-se, neste caso o trabalho não é remunerado!

Talentos Globais

O Talentos Globais tem uma pegada um pouco diferente do Empreendedor Global, ele tem como objetivo promover o intercâmbio entre jovens e empresas de diferentes ramos.

O processo para esta modalidade é um pouco mais exigente e complexa, pois o intercambista receberá salário dentre outros benefícios.

Também é exigido do interessado em participar que tenha um bom tempo disponível para ficar viajando (mínimo de 3 meses) enquanto outras modalidades tem  intercâmbio exigências mínimas mais curtas (6 semanas por exemplo).

Voluntário Global

Como o próprio nome já diz, esta modalidade é para os interessados em desenvolver trabalho voluntário através de ONGs parceiras da AIESEC. Os intercâmbios duram de 6 semanas até 3 meses, os participantes podem ajudar trabalhando dando aulas em comunidades carentes, dando suporte em instituições de caridade, captando recursos financeiros para determinadas organizações.

O trabalho voluntário é o mais fácil de se conseguir, você pode faze-lo em qualquer parte do mundo e na época que lhe for mais conveniente. Normalmente os destinos mais procurados são países da América do Sul (pelas facilidades com visto e preços de passagens mais acessíveis) e países do Leste Europeu (que costumam ser bem mais barato que o resto da Europa).

Então visite o site da AIESEC e conheça mais sobre as oportunidades disponíveis!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: