Fica muito difícil de imaginar a nossa sociedade sem a internet, dentre as suas principais funcionalidades destacam-se a produção e o compartilhamento de conteúdo e a conexão em rede. Por conta disso o Jornalismo foi diretamente impactado, se moldou e adquiriu novas vertentes. Com os anos ele ganhou espaço no universo cibernético e essa vertente digital se expandiu pelo ambiente digital.

Um pouco diferente do impresso, o Jornalismo Digital precisa de dinamismo, em função de chamar a atenção do leitor. Principalmente daqueles que só passeiam pela página virtual, sem focar em um só assunto devido à vasta quantidade de matérias e informações disponíveis. E com a ideia de chamar a atenção do leitor, vários jornais e fontes de informação online surgiram, confira abaixo:

Canal Meio

Canal Meio: é um jornal digital administrado por Pedro Doria, Victor Conceição, Bárbara Libório e Anne Camille. Todos estes ligados à profissão de jornalista ou ao empreendedorismo. O Canal Meio disponibiliza ao público as últimas versões das suas newsletter, oferece a opção de assinatura premium e a gratuita. Ele é enviado para seus assinantes no período de segunda à sexta-feira, enquanto a versão premium inclui o dia de sábado.

Canal Meio - tela inicial
Tela inicial do Canal Meio

Observação: as newsletter do Meio são resumos das matérias produzidas pelos principais veículos de informação do país e são enviadas aos e-mails dos inscritos. Toda manhã um e-mail novo chega na caixa de mensagens do participante, informando-o de uma forma sintetizada sobre os principais acontecimentos do dia.

Canal Meio - Newsletter
Uma parte da Newsletter de 20 de agosto de 2018

Na área “quem somos”, com uma linguagem simples e próxima do leito, o veículo afirma: “O Meio acredita que o digital muda tudo. Virou o mundo ao avesso, reverteu trocentos modelos de negócio, se meteu em nosso transporte, promoveu o encontro de gente com interesses em comum, mesmo que separada por continentes. Colocou toda a música no bolso. Deu voz às minorias e fez delas aguerridas. Aproximou algumas pessoas e distanciou outras tantas”.

Nexo Jornal

Nexo Jornal: é um jornal digital com sede em São Paulo, inaugurado em 2015 e que em 2017 ganhou o prêmio Online Journalism Awards, tornando-se o primeiro veículo Brasileiro a vencer na categoria Excelência Editorial. A equipe que administra o Nexo possui 30 integrantes de várias áreas: jornalismo, pesquisa, arte, estratégia, tecnologia, negócios.

Screenshot do jornal online NEXO
Screenshot da página “Sobre” do jornal online NEXO / Fonte: Internet

De acordo com o “sobre o Nexo”, é afirmado que o jornal “tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira. Seus princípios editoriais são o equilíbrio, a clareza e a transparência”.

Uma característica bastante dinâmica e presente em diversas matérias do Nexo é a utilização de gráficos para ilustrar uma notícia. A matéria “Como o Brasil votou para presidente, em mapas” é bastante chamativa e de fácil entendimento, além de possuir muita informação.

Screenshot de uma matéria do jornal Nexo. Fonte: Internet
Screenshot de uma matéria do jornal Nexo. Fonte: Internet

Além de gráficos, os podcasts também ganham muita atenção no Nexo. Eles possuem um espaço especial e são divididos nos programas “Durma com Essa”, “Politiquês”, “Escuta” e “Como começar”. Muita cultura e política são debatidos nos conteúdos.

E a interação não poderia ficar de fora, não é? O Nexo tem uma página chamada “Interação”, com vários assuntos sendo explorados por meio de um jogo de respostas objetivas. O leitor é quem responde e adquire informação ao mesmo tempo. Um teste bem interessante é o “Você conhece bem a realidade de seu estado?”.

Jornal Nexo
Umas das perguntas do “Você conhece bem a realidade do seu estado?”

Esse dinamismo todo, com gráficos, podcasts e testes fazem o jornal Nexo ser bastante diferente dos outros, além de uma grande fonte de notícias.

Inova.jor

Inova.jor: é um jornal digital que tem como foco assuntos voltados para a inovação, visando a inspiração para um pensamento inovador. Os temas mais abordados pelo portal são: comunicações, tecnologia da informação, mobilidade, nanotecnologia e biotecnologia. Ele é administrado pelo professor de comunicação e inovação Renato Cruz, e pela publicitária Patrícia Barão, ambos com grande experiência nas áreas atuantes.

Screenshot da página "Sobre" do jornal online Inova.jor. Fonte: Internet
Screenshot da página “Sobre” do jornal online Inova.jor

O empreendedorismo e a área digital são temas bastante abordados nas matérias, assim como notícias sobre empresas.

Knight Center

Knight Center: é um instituto com sede no estado do Texas (EUA), sendo, como informado no site, “um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas da América Latina e do Caribe“. Devido a grande abrangência de público,  o portal tem tradução para os idiomas inglês, espanhol e português. Ele é administrado por uma equipe da Universidade do Texas em Austin. As matérias postadas são focadas, principalmente, nos países  da América Latina.

11

Em questões de feitos positivos, ele teve grande influência na formação de núcleos do jornalismo independentes. Além de focar nesse desenvolvimento, o Centro Knight oferece cursos à distância. Este conteúdo pode ser acessado por meio da página “Treinamento”, e em seguida Ensino a Distância“.

4 editada

Uma seção muito legal do Knight Center é a “Biblioteca Virtual“, também localizada na página de “Treinamento”. Lá, vários conteúdos relacionados ao jornalismo estão disponibilizados para download gratuito.

A existência desses portais possibilita ainda mais a expansão de notícias e informação, além de dar oportunidade de atuação a vários jornalistas e profissões ligados ao desenvolvimento da ideia do Jornalismo Digital.

 

 

Publicado por:Daniela Esperandio

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 19 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s