O Brifaço pocou

O Brifaço aconteceu no dia 04 de outubro na sala 437, na Agencia Integrada da FAESA – Centro Universitário e reuniu alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Eles participaram desse evento para discutir o Briefing da Ecos Mostra, concurso universitário organizado pela Ecos Junior.

O evento foi organizado pelos responsáveis pela Agência Integrada, o professor Victor Mazzei Reis e o coordenador da agência Gustavo Coutinho Brito. O Brifaço contou com a presença de dois alunos da Ecos Jr. – agência júnior de publicidade da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e organizadora do evento – Caio Ferreira Mendes (20), do 4º período de Publicidade e Propaganda e Beatriz Moreira (21), do 4º período de Jornalismo.

Cinco pessoas posando para foto com pessoas ao fundo,
Integrantes da Ecos Junior e Agência Integrada. (Da esquerda para a direita Juliana (Integrada), Caio (ECOS JR.), Eduardo (Integrada), Beatriz (ECOS JR.) e Mila (Integrada).

O Brifaço começou com uma leitura do Briefing desenvolvido pela equipe de organização do concurso. A leitura foi feita por Gustavo Coutinho enquanto os integrantes da Ecos Jr. davam dicas e ajudavam a tirar as dúvida dos alunos da FAESA que vão participar do concurso.

Ecos Mostra é o evento no qual são premiado os melhores trabalhos dos estudantes universitários. Pela primeira vez alunos do ensino médio também podem participar do concurso na categoria Escola, dentro da qual serão aceitos trabalhos de fotografia e crônica.

Os alunos podem participar individualmente das categorias de crônica, curta, fotografia e campanha publicitária (esta permite também a participação em dupla). Você pode se inscrever em quantas categorias quiser, mas com o limite de poder enviar apenas um trabalho.

O tema desse ano é Toda criança ou adolescente merece uma família, independente o formato. Caio diz que o assunto é muito importante, pois abre uma discussão que está em alta agora.

“São dois temas dentro da proposta. Adoção e formatos de família (diversidade), o desafio desse ano é juntar essas duas ideias e elaborar trabalhos que dialoguem com essas duas perspectivas, procurando desconstruir alguns preconceitos, fazendo com que as pessoas falem e pesquisem sobre adoção”, disse caio.

Todo ano a FAESA tem uma participação expressiva na Ecos Mostra, e com a criação do Brifaço essas participações foram cada vez mais significativas, tendo vários alunos da FAESA como vencedores dos concursos da Ecos Mostra ao longo das edições.

Caio e Beatriz explicaram que eventos como o Brifaço ajudam a tirar as dúvidas de quem participa desses concursos e a Ecos Jr. esteve presente para explicar e apoiar a Integrada. E o retorno dos participantes, como as dúvidas e perguntas dos alunos, ajudam a melhorar cada vez mais o concurso.

Antes do final do evento os integrantes da Ecos Jr. deram algumas dicas pra quem vai participar da Ecos Mostra. Sejam criativos, empáticos e pesquisem muito, pois trata-se de um tema que deixa o nosso coração quentinho. ❤

Para quem participou

A estudante do curso curso de Publicidade e Propaganda, atualmente no 4º período, Mila Vieira (22) falou pra gente sobre o Brifaço.

Qual a importância do Brifaço para o aluno que vai participar da Ecos Mostra?

“O Brifaço ajuda o aluno a compreender melhor o que é o evento e como participar. A proposta é ter com ideias de outras pessoas sobre o concurso, dessa forma você consegue compreender melhor a proposta do concurso e no que precisa se atentar. O que é muito importante, porque as vezes você lê e não percebe alguns detalhes que são fundamentais para ir bem no concurso”.

Qual das quatro categorias você escolheu e por que?

“Eu vou me inscrever em campanha publicitária. Como eu trabalho na Integrada eu acho que é a que mais condiz com o que eu exerço, com a minha função e o que eu mais tenho afinidade”

Como a Integrada te ajuda na preparação para participar de concursos?

“Me ajuda 100%, a Integrada é meu principal trabalho de publicidade. Eu não tinha nenhuma vivência publicitária a não ser o conteúdo visto em sala de aula, aqui na agência eu intensifico esse contato, pude aprender a interpretar um briefing e a extrair as informações que eu preciso dele, a desenvolver campanhas e peças publicitárias”.

Qual a importância desse tema “Toda criança ou adolescente merece uma família, independente o formato”?

“Eu acho esse tema muito importante, porque nós temos um déficit muito grande de adoção em nosso país, apesar de não ser um assunto muito falado. Nesse sentido é muito importante a gente ter um tema que toca nesse assunto e que traz a tona que toda família importa, toda família é uma família e que seu preconceito não cabe aqui, isso é muito importante”.

Quem organiza o Brifaço

Gustavo Coutinho falou sobre a importância de eventos como esse:.

“Há quatro anos o Brifaço orienta os alunos e estuda o briefing de diferentes concursos, aqui a gente lê com calma, debate e tenta tirar todas as dúvidas. A proposta é incentivar o estudante a participar deste tipo de evento para que ele se envolva e compreenda a importância desses concursos para a sua formação. O aluno ganha visibilidade no mercado, pois trata-se de um evento que tem muitos profissionais de olho nessas peças estudantis”.

Na esquerda bem proximo a foto um homem de cabelo curto e grisalho segurando um papel, ao fundo alunos sentados em roda
Gustavo Coutinho explicando o briefing da Ecos Mostra

O Brifaço é uma forma de aproximar os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda com a Agencia Integrada. Gustavo ressalta essa oportunidade dos alunos participarem de eventos assim e debaterem em conjunto com outras pessoas. É importante a participação do estudante em concursos para que essa experiência auxilie no seu aprendizado.

“Em eventos como esse o aluno lida com prazo de entrega, com pressão e com a competição. Além disso ele tem um intercâmbio com trabalhos de outras faculdades e se vê obrigado a sair da bolha dele e passa a ter um desenvolvimento diferente como profissional”, afirma o coordenador da Agência Integrada.

Gustavo Coutinho explica que não é um “bicho de sete cabeças”, não é difícil, quem está competindo são colegas, todos têm o mesmo nível, capacidade e possibilidade de desenvolver bons trabalhos. “Entre sem medo, mas entre de corpo e alma, para realizar bons projetos”.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: