Você já ouviu falar de um “Netflix de Ensaios Literários”?

Pois é! Já existe. E o melhor de tudo, é gratuito!

Você provavelmente já está acostumado(a) a passar horas vendo filmes e séries da Netflix em sua TV, computador ou Notebook. Mas já imaginou uma plataforma nesse mesmo estilo, só que com ensaios literários dos maiores filósofos e escritores do Brasil??

Site Artepensamento dá acesso a textos de autores como Maria Rita Kehl e Paulo Leminski. Trata-se de uma plataforma com grande acervo de ensaios literários e filosóficos.

O site foi desenvolvido com o apoio do Instituto Moreira Salles (IMS), a nova plataforma digital deverá ter, quando finalizada, cerca de 800 ensaios filosóficos e políticos. Nesta primeira fase ela apresenta 318 ensaios e a versão integral dos filmes produzidos para as séries de TV Ética e O silêncio dos intelectuais.

“Esses ensaios de alguma maneira, tratam dos adventos da grande transformação tecnocientífica. Além disso, os ensaios trazem a questão do humanismo, que é uma discussão que fica muito a margem da sociedade”,  afirma o professor e jornalista Adauto Novaes em vídeo publicado na plataforma

A plataforma tem como objetivo incentivar a leitura e trazer uma reflexão para o meio digital, algo que é cada vez mais raro pois somos frequentemente “bombardeados” com notícias e matérias de toda natureza (e muitas vezes, “fake news”) sem refletir sobre o que está sendo noticiado.

Netflix de Artistas
Imagem do site/ Foto: Artepensamento

O site é interessantíssimo e possui ensaios filosóficos de 124 artistas diversos e com diferentes abordagens e temas.  Leia aqui um ensaio sobre “As Civilizações sem Guerra”, o texto do autor, professor e ex-ministro da Educação do Brasil Renato Janine Ribeiro é bem interessante para quem gostaria de saber um pouco mais sobre o que o filósofo Thomas Hobbes disse em “O Laviatã”.

Adauto Novaes
Adauto Novaes, idealizador da plataforma / Foto: Folha de são Paulo

Novaes ganhou projeção ao lançar, em 1986, um ciclo de conferencias que são realizadas anualmente e recebem grandes pensadores para debater sobre os temas propostos. Com variados temas como “paixão” e “olhar”.

“Vivemos uma evidente decomposição do sistema de representação política e do corpo político como um todo, o que deixa exposta a diferença abissal entre ‘governo democrático’ e ‘vida democrática’, isto é, o povo criando de forma permanente e vivendo em democracia; vivemos um momento de incerteza e desordem”,  Complementa Novaes

O “Netflix de ensaios literários” não vem apenas como forma de entreter e incentivar o pensamento crítico, mas também com o objetivo de criar um acervo para que este conteúdo não seja perdido e que possa ser compartilhado de forma ampla com gerações futuras.

 

 

Posted by:Lucio Aragon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s