Logo Interligados No Esporte FAESATexto desenvolvido por Vinícius Antunes para o Interligados no Esporte.

Está chegando 14ª Corrida FAESA, que acontece no próximo dia 21 de outubro. Mas você conhece outra corrida de rua aqui do Espírito Santo? Nós do Interligados no Esporte separamos algumas Corridas de Rua do ES, se liga!

9 km

Para começar, vamos falar da nossa corrida, que está na 14ª edição. O trajeto é bem curtinho, sendo uma ótima opção para quem está iniciando nessa aventura. A Corrida FAESA reúne 1,2 mil corredores de diversos estados e até do Quênia. O atual trajeto da prova começou em 2015, na qual tem se início na Praça Pio XII e se finaliza no terceiro bolsão de estacionamento da Praia de Camburi, um total de 9 km.

Isso faz da Corrida FAESA a única corrida de rua do Espírito Santo com essa extensão.

Corrida Faesa 2018 2

Inicialmente, a Corrida FAESA se chamava “Corrida FAESA Intercampi”, porque o percurso era entre os dois campi da instituição na capital. A largada era ao lado do Campus da Avenida Vitória e a chegada na entrada do Campus de São Pedro.

Corrida Faesa 2018

7 km

Uma das principais corridas de 7 km aqui do estado é a Corrida das Luzes. Essa é considerada a maior corrida noturna aqui do estado e o trajeto vai da Prainha, em Vila Velha, até a Enseada do Suá, em Vitória. Um bom incentivo aos corredores é que a Corrida das Luzes destina toda sua verba à Fundação Monte Belo e à Sociedade Semeadores de Sonhos, ou seja, além de ajudar na sua saúde, também ajudará outras pessoas.

Corrida das Luzes - Vitória
Corrida das Luzes / Foto: Divulgação

Circuito Capixaba de Montanhas e o Campeonato Capixaba de Corrida de Rua

Segundo o calendário de corridas de rua da Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), existem duas corridas que mais se repetem no cenário capixaba em 2018: o Circuito Capixaba de Montanhas e o Campeonato Capixaba de Corrida de Rua.

O Circuito Capixaba de Montanhas roda por várias cidades do estado: Santa Teresa, Viana, Alfredo Chaves, Domingos Martins e Vila Velha. As provas possuem três distâncias: 5 km, 10 km e 21 km. Apenas a prova de Vila Velha é disputada com 16 km.

Circuito-Capixaba-de-Montanhas
Circuito Capixaba de Montanhas / Foto: Divulgação

Já o Campeonato Capixaba de Corrida de Rua contém três etapas. Uma delas é em Vitória, outra em Domingos Martins e, por fim, em Vila Velha. Todas as etapas possuem duas distâncias para a disputa: 5 km e 10 km. É a competição oficial da FECAt.

1aEtapacampeonatocapixaba2018
Campeonato Capixaba de Corrida de Rua / Foto: Divulgação

Dez Milhas Garoto

A mais conhecida corrida de rua do ES é as 10 Milhas Garoto, que completou 29 edições neste ano. A corrida de 2018 contou com 11 mil participantes, entre eles dois quenianos, uma etiópia e uma tanzaniana.

Nessa edição, o brasileiro Wellington Bezerra da Silva venceu as 10 Milhas Garoto e deu fim a um jejum de oito anos sem brasileiros na primeira colocação.

10 milhas garoto wellington
Wellington Bezerra da Silva venceu as 10 Milhas Garoto / Foto: Divulgação

Meia Maratona

Como já diz no nome, as meias maratonas possuem o trajeto com a metade da distância de uma maratona, ou seja, 21km. Em 2018 foram divulgadas nove meias maratonas pela FECAt e vamos destacar a Meia Maratona do Espírito Santo, que começa em Vila Velha e termina em Vitória. Sendo dados divulgados pela organização, essa prova possui um diferencial pois 97% dela é realizada à beira-mar.

Meia Maratona do Espírito Santo
Meia Maratona do Espírito Santo / Foto: Meia Maratona do Espírito Santo

Maratona

Entre as maratonas do ES, podemos destacar a Maratona do Verde e das Águas na Reserva Natural Vale de Linhares. Esta maratona acontece dentro de uma reserva ambiental, a Reserva Natural Vale de Linhares, e possui dois percursos. Um deles é de 7 km, enquanto o outro é de 42 km (seis vezes maior que o outro!). Além da grande distância, essa maratona tem um fator que dificulta mais: ela acontece dentro da Mata Atlântica.

Meia Maratona do Verde e das Águas.jpg
Maratona do Verde e das Águas na Reserva Natural Vale de Linhares / Foto: Divulgação

Vale lembrar, também, que existem outras duas maratonas aqui no Espírito Santo em 2018: a Maratona CAIXA, com o trajeto entre as cidades de Vila Velha e Vitória, e a Maratona de Revezamento Volta à Ilha, que acontece na capital.

110 km

Haja fôlego. Além da grande extensão, essa corrida possui outro fator desgastante: parte do percurso é realizada na areia da praia. O Desafio Vitória Anchieta é a maior Corrida de Rua do Espírito Santo com percursos de 110 km e 50 km.

Para ter noção, as maratonas possuem 42 km, o que quer dizer que o Desafio Vitória Anchieta possui mais que o dobro da distância percorrida em uma maratona.

Desafio Vitória Anchieta
Desafio Vitória Anchieta / Foto: Bruno Lopes

10 km e 5 km

runnersA maioria das corridas de rua do estado são de 10 km ou 5 km. Existem 24 provas com o trajeto de 10 km e 25 com o de 5 km no calendário da FECAt de 2018. Algumas delas são: Corrida de Rua dos Desbravadores de Cariacica e Corrida Track&Field (10 km) e Corrida Rústica dos Guardiões do Caparaó e Corrida Noturna de Santo Antônio (5 km).

Gostou? Ficou curioso? Então corre lá nas redes sociais do Interligados no Esporte e assista ao nosso vídeo explicando como surgiu a corrida de rua e suas curiosidades.

Nesta matéria, levamos em conta apenas as corridas de rua e maratonas que acontecem neste ano em nosso estado.

Posted by:Felipe Tessarolo

Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Mídias Sociais da Faesa. Professor Universitário da Faesa. Formado em Publicidade, leciona disciplinas nas áreas de Direção de Arte, Mídias Sociais e Novas Tecnologias. Doutorando em Psicologia pela UCES de Buenos Aires. Possui um Mestrado em Direção de Design, pela Universidade Lusíada de Lisboa e uma especialização em Estratégias Criativas pelo IED de Barcelona, Espanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s