O E-book A relação entre a imprensa e a publicidade na ditadura brasileira: As estratégias de sobrevivência e a autonomia do jornal O Diário, escrito pelo professor do Curso de Publicidade e Propaganda Victor Mazzei e lançado pela Praia Editora está sendo distribuído gratuitamente pelo site da editora.
O tema, antes de virar livro, serviu como inspiração para elaboração de um artigo científico feito por Mazzei em parceria com as alunas Alessandra Santarosa e Julia Soresini à Revista Comunicação da Universidade Positivo no segundo semestre de 2016. Mas, foi mesmo idealizado e aprofundado lá no seu mestrado intitulado História das Relações Sociais em 2011, pela Ufes. Já falamos sobre o lançamento do livro aqui.
O livro
Revisitar a história do jornal O Diário é resgatar um pouco da história da imprensa no Espírito Santo e no Brasil. A referida publicação circulou em terras capixabas entre 1955 e 1980, e deixou como legado a formação de uma brilhante geração de profissionais, que, mais tarde, ocuparam as mais destacadas posições da imprensa local.

A maioria dos veículos de comunicação – em grande parte, dependente do Estado, seja na liberação de empréstimos, seja no recebimento de anúncios publicitários – acabou por acatar as determinações oficiais do governo brasileiro durante a ditadura militar, sob o risco de sofrer retaliações. Estabelecia-se, assim, uma relação assimétrica de poder sobre aquilo que era publicado e divulgado pelos veículos de comunicação.
Ao mesmo tempo, estratégias de resistência foram montadas por parte das equipes das publicações, a fim de fugir da censura, bem como buscar meios de noticiar as reportagens produzidas. Leia mais: Publicitário revela bastidores da relação entre a imprensa, a publicidade e a ditadura militar brasileira. (Informações retiradas do site da Praia Editora)