A professora Juliana Santos, que ministra a disciplina de Comunicação e Linguagem para o curso de Publicidade e Propaganda da Faesa, desenvolveu uma atividade que alinhou textos literários e análise de textos.

A proposta era possibilitar que os alunos trabalhassem a análise de textos sob uma perspectiva dos processos ideológicos, ou seja, identificar qual o contexto daquele conteúdo, de onde ele vem e do que ele fala.

“A proposta da atividade é permitir que os alunos compreendam a sociedade a partir de um texto literário. A literatura se aproxima da realidade, ela é um retrato de um determinado momento”, afirmou a professora.

Assim, foram selecionados textos literários de Machado de Assis, Clarice Lispector e Guimarães Rosa que, de alguma forma, abordassem 10 temas selecionados pela professora, dentre eles a loucura, o racismo, o poder da palavra, e etc.

Trabalho sobre Contos Literários
Trabalho sobre contos literários / Fonte: Juliana Santos

Para o desenvolvimento do trabalho, os alunos adotaram como procedimento metodológico aplicar os conceitos propostos por José Luiz Fiorin no livro Linguagem e IdeologiaO autor afirma que não existe pensamento neutro e os alunos deveriam analisar os textos a partir dessa definição do autor.

Um ponto positivo da atividade foi que os alunos acabaram fazendo relações com conteúdos de outras disciplinas, como a matéria de Teorias da Comunicação, ministrada pela professora Ana Meneguelli. Mauro Wolf e seu livro Teoria da Comunicação foram utilizados como referência para essa associação.

Dentre os trabalhos apresentados, a professora destaca os grupos que apresentaram sobre o tema da loucura e uma relação com o Hospício de Barbacena e também o Conto Famigerado, de Guimarães Rosa.

O aluno João Vitor Bezerra que cursa o segundo período de Publicidade, e participou da atividade, relata que foi interessante pesquisar e repassar para os colegas de classe.

”A parte mais interessante do trabalho foi passar pra turma uma visão ampla sobre o tema. Poder apresentar vídeos e imagens realistas antigas somou bastante para o nosso aprendizado, além do conhecimento adquirido por meio dos livros e pesquisas utilizadas na produção do tema”.

ff10b10f-b20d-42ca-8d51-9413b21f6022
Alunos de Publicidade e Propaganda na apresentação do tema Loucura / Foto: Juliana Santos

 

Publicado por:Kebim Tamanini

Estudante do 2° período de Jornalismo na FAESA. Comunicador e com pretensões de estudos na área politica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s