O Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema) é um evento voltado para a cultura e o meio ambiente que ocorre no distrito de Burarama em Cachoeiro de Itapemirim desde 2015. No ano de 2018, ele aconteceu em junho e também no mês de setembro.
O Cine.Ema também oferece outras atividades que acontecem fora do período do festival. Este ano a FAESA Centro Universitário apoiou o evento e vamos ter um curso e um seminário aqui na instituição. A roteirista da TV Globo Elaine Teixeira vai ministrar um curso de Roteiro para Webséries: da ficção ao documental e o cinegrafista João Paulo Krajewski fica por conta do seminário Natureza na tela: imagens do mundo – construindo narrativas. Lembrando que o aluno FAESA tem desconto para participar destes eventos.
Roteiro para Webséries: da ficção ao documental
Elaine Teixeira atua na TV Globo, onde também já ocupou o cargo de produtora de conteúdo transmídia, desenvolvendo webséries, vlogs e blogs de personagens, entre outros. Em 2013 foi indicada ao Emmy Digital pelos projetos “Repórter Investigativo” (na categoria “Programas de Ficção”) e “TV Orelha” – (na categoria “conteúdo infanto-juvenil”).
- O curso vai ser realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro.
- De quinta a sexta-feira das 18h às 22h e no sábado das 8h às 13h.
- As inscrições podem ser feitas por aqui – o curso é gratuito
Natureza na tela: imagens do mundo
O seminário será apresentado por João Paulo Krajewski e conta com a participação de Léo Merçon.
João Paulo Krajewski é cinegrafista e fotógrafo (Globo, BBC, Animal Planet, Canon, Nauticam), e apresentador de TV (Domingão Aventura, Florestas Animais).
Léo Merçon é fotógrafo de natureza e fundador do Instituto Últimos Refúgios.
- O seminário vai ser realizado no dia 8 de novembro, uma quinta-feira das 8h às 11h.
- As inscrições podem ser feitas por aqui – o curso é gratuito

Sobre o Cine.Ema
Pessoas puderam se inscrever para participar da mostra cinematográfica, um concurso realizado durante o Cine.Ema. Os filmes que participaram concorreram ao prêmio “Ema”. Puderam se inscrever produções de até 30 minutos nas seguintes categorias: documentário, ficção e animação. Todos precisaram ser relacionadas ao meio ambiente e a questões sustentáveis. Vale lembrar que obras de todo o Brasil tiveram a chance de participar.
O tema do ano de 2018 foi “Cadê a árvore que tava aqui?”. As mostras, que aconteceram nos meses de junho e setembro, foram chamadas de “Cine.Ema 2018: Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo” e “Cine.Ema Itinerante 2018 – Vargem Alta” respectivamente. De acordo com o jornalista e produtor Sullivan Silva, egresso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário, os eventos também tiveram atividades na mata.
Além disso, um diferencial adotado foi o Cine.Eminha — uma mostra voltada para crianças. A necessidade de informar os pequenos sobre o meio ambiente e o dever de ajudar na sustentabilidade nortearam o projeto. Lembrando que o objetivo do Cine.Ema é conscientizar os indivíduos sobre a importância do Meio Ambiente para o futuro.
Sullivan participa do Cine.Ema desde a segunda edição. Ele começou como estagiário do evento e hoje ajuda com a comunicação do projeto. “Aprendi muita coisa em sala de aula, mas prática foi muito mais gratificante. Trabalhar com cultura é algo muito prazeroso”, ele contou.