O Halloween é uma celebração que acontece todo dia 31 de outubro, principalmente nos EUA. O termo Halloween tem referência a “All hallow’s eve” que significa “véspera de todos os santos”. A festa antecede o dia de todos os santos que acontece no dia 1 de novembro.
O povo que deu origem celebração foram os Celtas, que viviam na região da Irlanda, eles acreditavam que os mortos voltavam a vida nesta data e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo usavam máscaras e as festas tinham muitas decorações sombrias, com o intuito de se defenderem dos maus espíritos. A comemoração também celebrava o final da última colheita do ano e o início do armazenamento de alimentos para o inverno, era também conhecido como La Samon e como Festa do Sol.
Nos Estados Unidos as comemorações são mais populares, com crianças saindo as ruas vestidas em fantasias para pedir doces ou fazer travessuras. As casas e as ruas são decoradas (bem parecido com o que fazemos no Natal, mas com decorações horripilantes) com temas sombrios: bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas etc.

O principal símbolo associado a comemoração é uma abóbora, cortada em formato de rosto, decorada com velas no seu interior. Além disso, as cores mais utilizadas são o preto, o roxo e o laranja. Na Idade Média a festa foi considerada pagã e quem comemorava era condenado pela Inquisição a fogueira.

Halloween no Brasil
Por aqui as celebrações são chamadas de Dia das Bruxas, na qual alguns lugares fazem festas para um pequeno grupo comemorar. A maioria das escolas de idiomas fazem eventos voltados para esse dia e os brasileiros têm costumes de assistir filmes voltados para o terror, já que os canais fazem programações voltadas para essa data.
Acontece em São Paulo todos os anos a Marcha dos Zumbis, ou Zombie Walk, que é um evento onde as pessoas se caracterizam de personagens horripilantes de filme de terror e saem as ruas para assustar quem passar.

Muitos brasileiros criticam esse tipo de comemoração no país por sermos de tradição católica e muitos elementos do Halloween são contrárias as doutrinas católicas. Em 2009, o Vaticano divulgou uma matéria falando de “mensagens perigosas na festa do Halloween”.
Halloween na Disney
A Disney Word prepara todos os anos uma festa para comemorar o Halloween nos parques, o Mickey’s Not So Scary Halloween Party, que significa Festa de Halloween Não Tão Assustadora do Mickey. O nome já indica, a festa não é muito assustadora e é voltada para toda a família.

Nos dias da festa o parque fecha mais cedo e somente as pessoas que compraram os ingressos para o parque que inclui a festa permanecem. Acontecem dois desfiles dos personagens caracterizados do tema, o show de fogos ganha um colorido diferente com as cores do Halloween e as crianças recebem doces durante todo o parque. Durante a festa alguns personagens que não são vistos regularmente no parque acabam participando do desfile: Moana, Jack Skellington e Sally, Rainha de Copas, Sete Anões (todos juntos), Lots-o’-Huggin’ Bear e Stitch vestido de Elvis.
