Conheça um pouco mais sobre o Halloween!!

O Halloween é uma celebração que acontece todo dia 31 de outubro, principalmente nos EUA. O termo Halloween tem referência a “All hallow’s eveque significa  “véspera de todos os santos”. A festa antecede o dia de todos os santos que acontece no dia 1 de novembro.

O povo que deu origem celebração foram os Celtas, que viviam na região da Irlanda, eles acreditavam que os mortos voltavam a vida nesta data e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo usavam máscaras e as festas tinham muitas decorações sombrias, com o intuito de se defenderem dos maus espíritos. A comemoração também celebrava o final da última colheita do ano e o início do armazenamento de alimentos para o inverno, era também conhecido como La Samon e como Festa do Sol.

Nos Estados Unidos as comemorações são mais populares, com crianças saindo as ruas vestidas em fantasias para pedir doces ou fazer travessuras. As casas e as ruas são decoradas (bem parecido com o que fazemos no Natal, mas com decorações horripilantes) com temas sombrios: bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas etc.

Em uma mesa,uma toalha laranja, uma abóbora cortada com carinha, uma caveira e uma vela
Elementos do Halloween / Foto: Internet

O principal símbolo associado a comemoração é uma abóbora, cortada em formato de rosto, decorada com velas no seu interior. Além disso, as cores mais utilizadas são o preto, o roxo e o laranja. Na Idade Média a festa foi considerada pagã e quem comemorava era condenado pela Inquisição a fogueira. 

No chão de grama, a noite, duas abóboras cortadas com carinhas iluminadas. No fundo luzes de lanternas
Abóboras, símbolo do Halloween / Foto: Internet

Halloween no Brasil

Por aqui as celebrações são chamadas de Dia das Bruxas, na qual alguns lugares fazem festas para um pequeno grupo comemorar. A maioria das escolas de idiomas fazem eventos voltados para esse dia e os brasileiros têm costumes de assistir filmes voltados para o terror, já que os canais fazem programações voltadas para essa data.

Acontece em São Paulo todos os anos a Marcha dos Zumbis, ou Zombie Walk, que é um evento onde as pessoas se caracterizam de personagens horripilantes de filme de terror e saem as ruas para assustar quem passar.

Duas mulheres vestidas de Zombies, o chão de pedras e pessoas atrás olhando para elas
Marcha dos Zombies / Foto: G1

Muitos brasileiros criticam esse tipo de comemoração no país por sermos de tradição católica e muitos elementos do Halloween são contrárias as doutrinas católicas. Em 2009, o Vaticano divulgou uma matéria falando de “mensagens perigosas na festa do Halloween”.

Halloween na Disney

A Disney Word prepara todos os anos uma festa para comemorar o Halloween nos parques, o Mickey’s Not So Scary Halloween Party, que significa Festa de Halloween Não Tão Assustadora do Mickey. O nome já indica, a festa não é muito assustadora e é voltada para toda a família.

Vários zombies em uma das ruas da Disney, o castelo ao fundo iluminado de azul e lojas iluminadas de vermelho ao lado
Halloween na Disney / Foto: Internet

Nos dias da festa o parque fecha mais cedo e somente as pessoas que compraram os ingressos para o parque que inclui a festa permanecem. Acontecem dois desfiles dos personagens caracterizados do tema, o show de fogos ganha um colorido diferente com as cores do Halloween e as crianças recebem doces durante todo o parque. Durante a festa alguns personagens que não são vistos regularmente no parque acabam participando do desfile: Moana, Jack Skellington e Sally, Rainha de Copas, Sete Anões (todos juntos), Lots-o’-Huggin’ Bear e Stitch vestido de Elvis.

Mickey e Minnie na frente de uma abóbora gigante no formato do Mickey, crianças vestidas de princesas. No fundo uma loja com decoração laranja, o céu azul e na frente um poste azul
Halloween na Disney / Foto: Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: