A biblioteca FAESA está recebendo a mostra “O Negro na arte capixaba”, que tem como curador o mestre e professor de Design Elsimar Rosindo Torres. A exibição das obras é uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Vale lembrar que cursos da FAESA também estão comemorando esse dia, como a Pedagogia, que já realizou um evento sobre o tema no dia 7 de novembro.
De acordo com a gestora da biblioteca Alessandra Pattuzzo, a proposta da exposição é dar espaço para artistas capixabas e afrodescendentes que têm muito talento para mostrar, e além disso, abordar o assunto como forma de expansão cultural, afinal, a biblioteca é um espaço que valoriza bastante a cultura e a história brasileira.
Os artistas capixabas que participam da mostra são: Nice, Luciano Boi, Luciano Cardoso e Luciano Feijão, Irineu, Berenice Vianna e Rogério Alcântara.
Um pouco sobre o dia 20 de novembro
A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi, um importante líder negro que lutou contra a escravidão. Ela celebra a cultura negra e a importância desta. Apenas em 2011 que o projeto de lei nº 12.519 foi sancionado, declarando o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra, sendo feriado nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.