Aula Prática de Fotografia no Museu da Vale

As turmas de Fotografia Publicitária I, do segundo período de Publicidade e Propaganda, participaram de uma saída técnica fotográfica no Museu Vale com o intuito de explorar o museu de forma diferente, com uma visão atenta à composição fotográfica e a iluminação do local.

Museu Vale, localizado em Vila Velha - Espírito Santo - Brazil
Museu da Vale / Foto: Pedro Corrêa

A proposta era oportunizar que os alunos conhecessem o Museu e também descobrissem mais sobre um ponto cultural e turístico tão bonito e próximo a capital do estado. Muitas pessoas não têm noção que o Espírito Santo possui tantas opções para visitação. A ideia era por em pratica o conteúdo apreendido em sala de aula a fim de mostrar o Museu Vale,  as exposições e atrações permanentes e temporárias,  para o público capixaba.

“A saída fotográfica vem como forma de fechar todo um processo aprendido durante as aulas sobre a utilização da câmera fotográfica e os recursos da linguagem fotográfica no processo de comunicação”, comentou a professora de Fotografia Zanete Dadalto.

Como foi a Aula?

Os alunos chegaram ao local por volta das 8 horas da manhã e se encontraram com a professora Zanete Dadalto para receberem as orientações e o Briefing. A professora acompanhou em campo todo o processo para esclarecer as dúvidas e dar sugestão de composição, enquadramento e ponto de vista, das imagens e interpretação da luz ambiente, através da variação da fotometragem nos ambientes internos e externos do Museu.

Museu Vale, localizado em Vila Velha - Espírito Santo - Brasil
Museu da Vale / Foto: Lucas Gavi

A professora explicou o porquê da escolha do museu da Vale:

“A escolha do Museu da Vale se deu primeiro, por ser um local próximo ao Centro Universitário, facilitando o deslocamento dos alunos;  depois, por uma questão de segurança, lá é possível circular livremente sem grandes preocupações a não ser com o ato fotográfico; e uma boa opção para não dispersar o grupo e facilitar o acompanhamento da turma em campo. Além disso, descobri que muitos dos nossos alunos jamais haviam ido ao Museu da Vale e ele é superinteressante de conhecer, por reunir numa construção histórica, um centro de memória sobre a construção da ferrovia Vitória a Minas e exposições artísticas num mesmo local, além de uma bela vista da baia de Vitória. Isso sem contar que ele possui área interna, com luz artificial, e externa, com luz natural, o que possibilita ao aluno exercitar a leitura da luz, a fotometragem”.

O Resultado

Para a professora, o resultado foi surpreendente e muito valioso.

“O resultado foi ótimo, os alunos conseguiram exercitar a linguagem fotográfica e os diversos olhares sobre o tema, exploraram muito a luz ambiente, a medição de luz e viram as diferentes possibilidades de fotos em um mesmo lugar. Apesar de fotografarem os mesmos lugares, os resultados foram bem distintos como pode ser visto nesta galeria de fotos”

Zanete acredita que agora os alunos já têm o conhecimento básico e a prática necessários para prosseguir com os estudos sobre a fotografia na publicidade. “Agora que eles já possuem essa base da linguagem da fotografia, já podemos falar de igual para igual criação de fotos publicitárias”, disse a professora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: