Que tal visitar o Projeto Tamar?

O projeto Tamar foi criado na década de 80, com uma proposta pioneira, desenvolvida por estudantes de Oceanografia do Rio Grande do Sul. Estes, ao acompanharem a realidade dos animais nas praias durante expedições, viram que um projeto que protegesse o meio ambiente era necessário ser desenvolvido.

De acordo com o site Embarque na Viagem, o Projeto Tamar conseguiu alcançar o marco de proteção de 35 milhões de tartarugas, ao salvar tamanha quantidade e as ajudar a voltar ao mar.

A missão do Tamar é a conservação e ajuda a cinco espécies de tartarugas marinhas que tem, em algum momento da vida, estadia no Brasil. É interessante saber que existem sete tipos desses animais. Ou seja, apenas duas das tartarugas existentes mundialmente não visitam o maior país da América do Sul. Os nomes dos cinco répteis brasileiros são: Tartaruga-oliva, Tartaruga-cabeçuda, Tartaruga-verde, Tartaruga-de-couro, Tartaruga-de-pente.

De acordo com site do Tamar, as atividades exercidas por este projeto são:

  • Durante a reprodução: praias de desova são monitoradas todas as noites durante os meses de setembro a março, no litoral, e de janeiro a junho, nas ilhas oceânicas, por pescadores contratados pelo Tamar (tartarugueiros), estagiários e executores das bases.
  • Pesquisa: patrulhamento em função de flagrar e estudar o comportamento da fêmea no processo de desova, e com isso registrar dados morfométricos e coletar material biológico para posterior análise genética.
  • Monitoramento: há o monitoramento dos ninhos por parte dos pesquisadores, que até mesmo mudam de lugar dependendo do grau de risco por conta de grande exposição ao sol e chuva.
  • Marcação: as fêmeas são marcadas e fazem biometria.

Na verdade, “todos os animais recebem um anel de metal nas nadadeiras dianteiras para a identificação e estudo de seu deslocamento e de hábitos comportamentais”.

  • Alimentação: todo o monitoramento é realizado no mar.
  • Há o processo de orientação aos pescadores sobre o salvamento dos animais que por acaso fiquem presos nas redes.
Quadro "Viagem sem fronteiras" presente no Tamar de Vitória. Fonte: Daniela Esperandio
Quadro “Viagem sem fronteiras” presente no Tamar de Vitória / Foto: Daniela Esperandio

O projeto protege 1.100 km de litoral, e tem unidades em 26 áreas, as quais as tartarugas fazem contato. A maioria destas procura o litoral do Nordeste como estadia para realizar processos do ciclo de vida, como a desova. Veja o mapa abaixo, que lista os estados privilegiados pela visita dos répteis:

Placa "Presença do Tamar no Brasil" presente no Tamar em Vitória. Fonte: Daniela Esperandio
Placa “Presença do Tamar no Brasil” presente no Tamar em Vitória. Fonte: Daniela Esperandio

Para melhorar a articulação do Tamar em questões administrativas, assim como científicas e técnicas, foi criado o Pró-Tamar que trabalha com a organização dos recursos que são investidos no projeto. Vale lembrar que como apoiadores o projeto conta com o apoio da Petrobras.

 

Em Vitória

O Projeto Tamar de Vitória é um espaço agradável de visitar. Possui muita informação pela trilha que os visitantes devem fazer para aproveitar todas as atrações do lugar. É possível conhecer diferentes espécies: de tartarugas bebês a adultas. Além disso, os funcionários são muito bem treinados, esbanjando simpatia e prontos para tirar qualquer dúvida que o visitante possuir.

A ambientação do local é bastante convidativa para as crianças, com réplicas de tartarugas por vários locais. Além disso, há um pequeno parque especialmente para os pequenos.

Horário de funcionamento:

  • De terça-feira a domingo: das 8h30 às 17:00.
  • Segunda-feira: fechado.

Preço do ingresso: 

  • Meia entrada: R$7,50
  • Inteira: R$15,00

Telefone: (27) 3225-3787

Facebook: Projeto Tamar

Bônus: Tartaruga bebê com dois dias de existência (no momento da foto, domingo). Ela está localizada na parte inferior direita da imagem.

Tartaruga recém nascida presente no Tamar
Tartaruga recém nascida presente no Tamar / Foto: Daniela Esperandio

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: