Mês de luta contra a AIDS

A Aids surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Apesar de não deixar esses animais doentes, o SIV é um vírus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV, o vírus da aids.

“É provável que a transmissão para o ser humano, tanto do HIV1 como do HIV2, aconteceu em tribos da África central que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes”, diz o infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para a revista Superinteressante.

Nas décadas de 60 e 70, durante as guerras de independência, a entrada de soldados no continente africano começou a espalhar a AIDS pelo mundo. Haitianos levados para trabalhar na atual República Democrática do Congo também ajudaram a levar a doença para outros países. Entre 1960 e 1980 surgiram diversos casos de doenças que ninguém sabia explicar, com os pacientes geralmente apresentando sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer, e pneumonia. A AIDS só foi finalmente identificada em 1981.

Até 2017, 36,9 milhões de pessoas viviam com o vírus HIV no mundo. O país com maior incidência de AIDS no mundo é a Africa do Sul,  algo em torno de 5,3 milhões de pessoas, 12% da população, tem a doença.  O segundo país que mais se destaca é a Nigéria, com 3,6 milhões de soropositivos, 3% da população.

No dia 1º de dezembro é comemorado o dia da Luta contra a AIDS, data na qual são feitas campanhas e passeatas para conscientizar as pessoas sobre os métodos de prevenção contra essa doença que já matou milhares de pessoas, mas durante todo o mês há uma campanha de prevenção.

A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis por proteger e combater as doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante frágil e pode ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer, levando em alguns casos a morte.

Como contrai a AIDS?

O vírus da AIDS pode ser transmitido de diferente formas, dentre elas:

Relação sexual

Pode ser transmitido pelos diferente tipos de relações sexuais, anal, oral e vaginal, realizados sem as devidas proteções. Por isso que o uso do preservativo é um importante método de prevenção.

AIDS - PROTEÇÃO

Transfusão de sangue

O vírus pode ser transmitido pela transfusão de sangue contaminado. É importante que seja pedido exame de AIDS antes de recolher o sangue. Entre 50 e 100 pessoas podem ser contaminadas ao receber sangue doado.

Materiais que perfuram ou cortam a pele

O compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais que perfuram ou cortam a pele é um comportamento de risco e pode causar a infecção pelo HIV. Se o sangue de uma pessoa contaminada fica no material, o vírus passa para quem usá-lo. É recomendado utilizar sempre materiais descartáveis.

Gravidez e amamentação

A mulher infectada pelo HIV pode passar o vírus para o filho durante a gravidez, no parto ou pela amamentação se não fizer a prevenção da transmissão vertical, da mãe para o filho. Existem medicamentos que podem reduzir a 1% o risco de transmissão do vírus. O exame de sangue e o controle pré-natal desde o começo da gravidez são importantes para proteger o bebê.

Alguns casos de pessoas que morreram de AIDS

A AIDS está mais presente no meio artístico mais do que a gente imagina. Muitos famosos contraíram a doença e acabaram morrendo.

Cazuza

Um dos maiores nomes da nossa música, o cantor de estilo rebelde e polêmico e que, durante anos, liderou o Barão Vermelho, morreu em 1990, um ano depois de admitir ser soropositivo. Inclusive, na peça em homenagem a ele são mostradas todas as dificuldades ocorridas até sua morte.

Cazuza
Cazuza / Foto: Jornal Extra

Renato Russo

Renato Russo também foi um fenômeno da música brasileira que nos deixou precocemente por causa da AIDS. Vocalista do Legião Urbana e compositor de inúmeros sucessos como ‘Faroeste Caboclo’ e ‘Será?’, ele morreu em 1996 por causa de complicações da doença.

Renato Russo
Renato Russo / Foto: Internet

Freddie Mercury 

Vocalista da banda Queen, Freddie Mercury é considerado um dos maiores cantores da história. Autor de sucessos como ‘We Are the Champions’ e ‘Love of my Life’, ele morreu em 1991, depois de alguns anos lutando contra a doença. Por causa dos problemas em sua aparência causadas pelo vírus, ele viveu seus últimos anos recluso do mundo.

Freddy Mercury
Freddy Mercury / Foto: Internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: