A Aids surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Apesar de não deixar esses animais doentes, o SIV é um vírus altamente mutante, que teria dado origem ao HIV, o vírus da aids.
“É provável que a transmissão para o ser humano, tanto do HIV1 como do HIV2, aconteceu em tribos da África central que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes”, diz o infectologista Jacyr Pasternak, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para a revista Superinteressante.
Nas décadas de 60 e 70, durante as guerras de independência, a entrada de soldados no continente africano começou a espalhar a AIDS pelo mundo. Haitianos levados para trabalhar na atual República Democrática do Congo também ajudaram a levar a doença para outros países. Entre 1960 e 1980 surgiram diversos casos de doenças que ninguém sabia explicar, com os pacientes geralmente apresentando sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer, e pneumonia. A AIDS só foi finalmente identificada em 1981.
Até 2017, 36,9 milhões de pessoas viviam com o vírus HIV no mundo. O país com maior incidência de AIDS no mundo é a Africa do Sul, algo em torno de 5,3 milhões de pessoas, 12% da população, tem a doença. O segundo país que mais se destaca é a Nigéria, com 3,6 milhões de soropositivos, 3% da população.
No dia 1º de dezembro é comemorado o dia da Luta contra a AIDS, data na qual são feitas campanhas e passeatas para conscientizar as pessoas sobre os métodos de prevenção contra essa doença que já matou milhares de pessoas, mas durante todo o mês há uma campanha de prevenção.
A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”. O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis por proteger e combater as doenças no corpo humano. Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante frágil e pode ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer, levando em alguns casos a morte.
Como contrai a AIDS?
O vírus da AIDS pode ser transmitido de diferente formas, dentre elas:
Relação sexual
Pode ser transmitido pelos diferente tipos de relações sexuais, anal, oral e vaginal, realizados sem as devidas proteções. Por isso que o uso do preservativo é um importante método de prevenção.
Transfusão de sangue
O vírus pode ser transmitido pela transfusão de sangue contaminado. É importante que seja pedido exame de AIDS antes de recolher o sangue. Entre 50 e 100 pessoas podem ser contaminadas ao receber sangue doado.
Materiais que perfuram ou cortam a pele
O compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais que perfuram ou cortam a pele é um comportamento de risco e pode causar a infecção pelo HIV. Se o sangue de uma pessoa contaminada fica no material, o vírus passa para quem usá-lo. É recomendado utilizar sempre materiais descartáveis.
Gravidez e amamentação
A mulher infectada pelo HIV pode passar o vírus para o filho durante a gravidez, no parto ou pela amamentação se não fizer a prevenção da transmissão vertical, da mãe para o filho. Existem medicamentos que podem reduzir a 1% o risco de transmissão do vírus. O exame de sangue e o controle pré-natal desde o começo da gravidez são importantes para proteger o bebê.
Alguns casos de pessoas que morreram de AIDS
A AIDS está mais presente no meio artístico mais do que a gente imagina. Muitos famosos contraíram a doença e acabaram morrendo.
Cazuza
Um dos maiores nomes da nossa música, o cantor de estilo rebelde e polêmico e que, durante anos, liderou o Barão Vermelho, morreu em 1990, um ano depois de admitir ser soropositivo. Inclusive, na peça em homenagem a ele são mostradas todas as dificuldades ocorridas até sua morte.

Renato Russo
Renato Russo também foi um fenômeno da música brasileira que nos deixou precocemente por causa da AIDS. Vocalista do Legião Urbana e compositor de inúmeros sucessos como ‘Faroeste Caboclo’ e ‘Será?’, ele morreu em 1996 por causa de complicações da doença.

Freddie Mercury
Vocalista da banda Queen, Freddie Mercury é considerado um dos maiores cantores da história. Autor de sucessos como ‘We Are the Champions’ e ‘Love of my Life’, ele morreu em 1991, depois de alguns anos lutando contra a doença. Por causa dos problemas em sua aparência causadas pelo vírus, ele viveu seus últimos anos recluso do mundo.
