Texto produzido pelas alunas Ana Clara Nair e Daniela Esperandio
A Virada do Ano está chegando e com ela as famosas simpatias para começar o ano bem. Elas são assunto certo nas rodas de conversas quando dezembro chega, e ganham ainda mais força perto do dia 31 de dezembro, data que é recheada de diversão e de comemoração. As superstições, no geral, servem para trazer positividade para aqueles que as realizarem.
Entre as simpatias mais famosas, estão:
Envolvendo alimentos

As comidas que são destaque nas superstições são: uva, romã e lentilha.
A simpatia da uva é feita de forma simples. Deve-se comer 12 uvas durante a virada, simbolizando cada mês do ano, lembre-se de fazer um desejo para cada uma das uvas comidas.
A romã tem como simbolismo a fertilidade nas superstições de Ano Novo. Deve-se comer sementes da fruta quem quer ter filhos.
A lentilha, de acordo com as simpatias de Virada de Ano significa dinheiro e abundância. Deve-se comer durante a ceia quem quer um ano de prosperidade econômica.
Envolvendo roupas
A cor da roupa, segundo a cultura popular, pode auxiliar a pessoa na obtenção de algum desejo no ano que se inicia.

Envolvendo ações

Pular sete ondas representa uma forma de purificação do espírito e corpo. Também é uma homenagem à rainha do Mar, Iemanjá.
Acender vela nas praias também tem como intuito homenagear Iemanjá. Seus fiéis procuram com isso alcançar saúde, amor e dinheiro.
Dar três pulinho juntos a uma taça de champanhe tem o significado de deixar para trás tudo de ruim. Após fazer isso, deve-se jogar o champanhe para trás sem olhar, e quem for atingido terá sorte o ano todo.