O Capixabão é um campeonato curto, qualquer coisa para mudar o desempenho dos atletas e até mesmo o da equipe na competição. As viagens são desgastantes fisicamente, foram as etapas para mostrar as distâncias que cada equipe percorrerá para disputar uma primeira fase do Capixabão 2019 .

Para realizar essa conta foi levado em consideração que cada time possui como endereço de partida sua cidade sede. Confira as cidades sedes de cada clube da Série A 2019:
- Clube Atlético Itapemirim – Itapemirim
- Castelo Futebol Clube – Castelo
- Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce – Cariacica
- Estrela do Norte Futebol Clube – Cachoeiro de Itapemirim
- Real Noroeste Futebol Clube – Águia Branca
- Rio Branco Atlético Clube – Vitória
- Rio Branco Futebol Clube – Venda Nova do Imigrante
- Serra Futebol Clube – Serra
- Esporte Clube Tupy – Vila Velha
- Vitória Futebol Clube – Vitória
Confira as distâncias:
- Real Noroeste – 2.798 km
- Atlético Itapemirim – 2.522 km
- Castelo – 1.702 km
- Estrela – 1.128 km
- Rio Branco VN – 936 km
- Serra – 866 km
- Tupy – 852 km
- Desportiva – 760 km
- Rio Branco – 758 km
- Vitória – 598 km
Foi utilizada a tabela de distâncias intermunicipais do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) para uma produção dos números. E nos percursos foi considerado uma viagem completa, ou seja, ida e volta.
Entenda alguns casos
As únicas equipes que não mandarão seus os jogos nas cidades sedes são o Atlético Itapemirim, o Rio Branco e o Tupy. O Galo da Vila teve a capacidade do seu estádio reduzida pelo Corpo de Bombeiros e o Estádio José Olívio Soares deixou de ter a liberação para 2.000 pessoas e agora o alvará permite apenas a entrada de 1.365 torcedores. A partida da segunda rodada o Atlético confirmou que mandará no Estádio Kleber Andrade, e por isso será considerado que os outros jogos da equipe como mandante também serão no Estádio Estadual, já que a diretoria não confirmou os mandos das outras partidas.
O Capa-Preta conta como campo de jogo o Estádio Kleber Andrade em Cariacica e o Índio Guerreiro irá mandar seus jogos no Estádio Engenheiro Araripe também em Cariacica. Com isso foram considerados os deslocamentos nos jogos em casa.
Já Serra e Rio Branco de Venda Nova foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (TJD-ES) com a perda de um mando de campo por conta da confusão na partida de ida das semifinais do Capixabão 2018.
Segundo o Diretor de Futebol do Rio Branco de Venda Nova, Fabricio Hubner Noia a equipe vai mandar o jogo da segunda rodada no Estádio Emílio Nemer em Castelo, porém depende da finalização da obra de ampliação do estádio e da liberação do Corpo de Bombeiros. Já o Serra vai jogar a partida da primeira rodada no Estádio Kleber Andrade em Cariacica.
Curiosidades
Time caseiro
A Desportiva Ferroviária jogará as quatro primeiras rodadas em seu município, Cariacica. Na primeira rodada enfrenta o Tupy no Engenheiro Araripe, mas como visitante. Na segunda rodada, já como mandante, recebe o Vitória. Na terceira rodada o clássico contra o Rio Branco no Kleber Andrade. E na quarta rodada joga em casa contra o Serra. A Tiva só sairá de sua cidade na quinta rodada quando enfrenta o Castelo no Emílio Nemer.
Saindo da Grande Vitória para Águia Branca
Tupy e o Rio Branco farão apenas um jogo fora da Grande Vitória, cada. As duas equipes enfrentam, justamente, o Real Noroeste. O Tupy encara os Merengues na sétima rodada e o Rio Branco na nona e última rodada.
Maior distância do Vitória
A maior distância que o Vitória percorrerá na primeira fase do Capixabão 2019 será 296 km, para ir e voltar de Castelo na sétima rodada. O Alvianil de Bento Ferreira será a equipe que menos vai andar na fase classificatória do Capixabão 2019.
Maior distância percorrida na competição
O clube que vai andar a maior distância para jogar uma partida nessa fase inicial do Capixabão 2019 será o Castelo. O clube do sul do estado vai até Águia Branca na segunda rodada para enfrentar o Real Noroeste, a distância entre as duas cidades é de 383 km.
Mudando de casa
Caso o Atlético Itapemirim mande os jogos no Estádio José Olívio Soares percorrerá 960 km a menos. Sem uma inscrição possível dos campos de futebol para o Estádio Kleber Andrade uma equipe percorreria 1.562 km na primeira fase do estadual.