O Capixabão é um campeonato curto, qualquer coisa para mudar o desempenho dos atletas e até mesmo o da equipe na competição. As viagens são desgastantes fisicamente, foram as etapas para mostrar as distâncias que cada equipe percorrerá para disputar uma primeira fase do Capixabão 2019 .

50276783_1925043490950818_696944051064143872_n
Ônibus que o Rio Branco usará no Capixabão 2019 / Foto: Rio Branco Atlético Clube

Para realizar essa conta foi levado em consideração que cada time possui como endereço de partida sua cidade sede. Confira as cidades sedes de cada clube da Série A 2019:

  • Clube Atlético Itapemirim – Itapemirim
  • Castelo Futebol Clube – Castelo
  • Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce – Cariacica
  • Estrela do Norte Futebol Clube – Cachoeiro de Itapemirim
  • Real Noroeste Futebol Clube – Águia Branca
  • Rio Branco Atlético Clube – Vitória
  • Rio Branco Futebol Clube – Venda Nova do Imigrante
  • Serra Futebol Clube – Serra
  • Esporte Clube Tupy – Vila Velha
  • Vitória Futebol Clube – Vitória

Confira as distâncias:

  1. Real Noroeste – 2.798 km
  2. Atlético Itapemirim – 2.522 km
  3. Castelo – 1.702 km
  4. Estrela – 1.128 km
  5. Rio Branco VN – 936 km 
  6. Serra – 866 km
  7. Tupy – 852 km
  8. Desportiva – 760 km
  9. Rio Branco – 758 km
  10. Vitória – 598 km

Foi utilizada a tabela de distâncias intermunicipais do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) para uma produção dos números. E nos percursos foi considerado uma viagem completa, ou seja, ida e volta.

Imagem com o mapa

 

Entenda alguns casos

As únicas equipes que não mandarão seus os jogos nas cidades sedes são o Atlético Itapemirim, o Rio Branco e o Tupy. O Galo da Vila teve a capacidade do seu estádio reduzida pelo Corpo de Bombeiros e o Estádio José Olívio Soares deixou de ter a liberação para 2.000 pessoas e agora o alvará permite apenas a entrada de 1.365 torcedores. A partida da segunda rodada o Atlético confirmou que mandará no Estádio Kleber Andrade, e por isso será considerado que os outros jogos da equipe como mandante também serão no Estádio Estadual, já que a diretoria não confirmou os mandos das outras partidas.

O Capa-Preta conta como campo de jogo o Estádio Kleber Andrade em Cariacica e o Índio Guerreiro irá mandar seus jogos no Estádio Engenheiro Araripe também em Cariacica. Com isso foram considerados os deslocamentos nos jogos em casa.

Já Serra e Rio Branco de Venda Nova foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (TJD-ES) com a perda de um mando de campo por conta da confusão na partida de ida das semifinais do Capixabão 2018.

Segundo o Diretor de Futebol do Rio Branco de Venda Nova, Fabricio Hubner Noia a equipe vai mandar o jogo da segunda rodada no Estádio Emílio Nemer em Castelo, porém depende da finalização da obra de ampliação do estádio e da liberação do Corpo de Bombeiros. Já o Serra vai jogar a partida da primeira rodada no Estádio Kleber Andrade em Cariacica.

Curiosidades

Time caseiro

Desportiva Ferroviária jogará as quatro primeiras rodadas em seu município, Cariacica. Na primeira rodada enfrenta o Tupy no Engenheiro Araripe, mas como visitante. Na segunda rodada, já como mandante, recebe o Vitória. Na terceira rodada o clássico contra o Rio Branco no Kleber Andrade. E na quarta rodada joga em casa contra o Serra. A Tiva só sairá de sua cidade na quinta rodada quando enfrenta o Castelo no Emílio Nemer.

Saindo da Grande Vitória para Águia Branca

Tupy e o Rio Branco farão apenas um jogo fora da Grande Vitória, cada. As duas equipes enfrentam, justamente, o Real Noroeste. O Tupy encara os Merengues na sétima rodada e o Rio Branco na nona e última rodada.

Maior distância do Vitória

A maior distância que o Vitória percorrerá na primeira fase do Capixabão 2019 será 296 km, para ir e voltar de Castelo na sétima rodada. O Alvianil de Bento Ferreira será a equipe que menos vai andar na fase classificatória do Capixabão 2019.

Maior distância percorrida na competição

O clube que vai andar a maior distância para jogar uma partida nessa fase inicial do Capixabão 2019 será o Castelo. O clube do sul do estado vai até Águia Branca na segunda rodada para enfrentar o Real Noroeste, a distância entre as duas cidades é de 383 km.

Mudando de casa

Caso o  Atlético Itapemirim  mande os jogos no Estádio José Olívio Soares percorrerá 960 km a menos. Sem uma inscrição possível dos campos de futebol para o Estádio Kleber Andrade uma equipe percorreria 1.562 km na primeira fase do estadual.

Posted by:Vinícius Antunes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s