Matheus Metzker

Experiências, habilidades, formações, bagagem acadêmica e eventos que participou ao longo da vida. Tudo reunido em um só lugar de forma digital pode facilitar e muito no futuro profissional do estudante logo mesmo no início da faculdade. E isso pode ser possível com a realização de um Currículo Lattes.

O Currículo Lattes foi criado em 1999  pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  como  uma forma de ser um padrão nacional e de registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do Brasil.  É aceito pela maioria de instituições, universidades e institutos de pesquisa nacionais.

Com a possibilidade de ser visualizado por qualquer internauta, esse currículo é cumulativo e pode ser sempre atualizado. Todo tipo de conteúdo profissional pode ser postado. Ele contém desde de formação acadêmica; idiomas dominados; área de produção científica; instituições em que já tenha atuado; publicações de artigos; iniciação científica até participações em eventos e seminários acadêmicos.

A elaboração do Currículo Lattes no início da faculdade pode ser muito bom para o estudante acadêmico. Muitos pensam que essa plataforma atende apenas aos mestres, doutores. É o que explica o professor de EAD da FAESA Centro Universitário Vitor Nunes. “Fazer desde o começo da faculdade é importante para que o currículo possa corresponder ao que ele é de fato: curriculum vitae do latim ‘o caminho de sua vida’. Logo no primeiro período, o estudante tem um choque de que o currículo não tem nada ainda. Assim, instiga ele a participar de congressos, seminários e publicar artigos ao longo dos anos acadêmicos”, conta o professor.

Nunes acredita ainda que a praticidade é um grande diferencial do Lattes.

“Se o usuário quiser encaminhar o currículo para uma proposta de emprego, não precisa ficar buscando modelos. Basta entrar na plataforma e imprimir ou mesmo informar o link a empresa, que com isso já tem o acesso imediato”

Vitor Nunes

A Gestora do Centro de Pesquisa e Extensão da Faesa, Sarah Heidtmann, acredita que todas as faculdades precisam incentivar os estudantes e ensinarem a utilização da plataforma Lattes. “Por ser uma plataforma de abrangência nacional e de crescente confiabilidade, é imprescindível que as instituições de ensino capacitem os alunos no uso desta ferramenta. Dessa forma, estará o aluno estará ampliando sua visibilidade e oportunidades no âmbito acadêmico”, explica a gestora. ​

Útil e prático

Quem possui um Currículo Lattes de qualidade, ou seja, sem erros e bem detalhado, pode se destacar muito na vida profissional e em futuras oportunidades acadêmicas, como para conseguir uma bolsa de mestrado.

LACOS_foto_Lorenzo_Savergnini
O aluno Kennedy Cupertino tem orgulho em apresentar o Currículo Lattes (Foto: Matheus Metzker)

O estudante de jornalismo Kennedy Cupertino, 24 anos, pretende assim que se formar tentar uma vaga para ser mestre. Por isso, tem o Lattes e atualiza constantemente. Mas, quando entrou na faculdade nem sabia do que se tratava a plataforma. A partir da participação em congressos de comunicação, procurou mais informações sobre a mesma com professores e colegas e reconheceu a importância de se ter um. Hoje, não se vê sem.

“É um documento científico sobre tudo que você já fez em um só lugar. Com ele, o aluno até se dedica mais nos trabalhos em sala de aula, pois sabe que pode refletir lá na frente”


Kennedy Cupertino

Oportunidade

A FAESA Centro Universitário promoverá na próxima quinta-feira (21) uma capacitação para os estudantes realizarem o cadastro na plataforma Lattes. Essa capacitação será ministrada no Núcleo de Aplicações Tecnológicas (NAT) pelos professores Vitor Nunes e Jarbas Ferreira. É gratuito e os interessados devem fazer a inscrição nesse link     

Posted by:valmirmatiazzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s