Querida entre os integrantes do LACOS , marcada pelo carisma e pela bondade. Essa é Dayana Côrtes. Day, como é conhecida pelos mais íntimos, tem 36 anos e já é formada em Publicidade e Propaganda, Pedagogia e Artes Plásticas. Atualmente, é aluna ouvinte do mestrado em Comunicação e Territorialidades.

Dayana trabalha há 10 anos na FAESA e há cinco em parceria com o professor William Oliveira na equipe da TV FAESA. Atualmente, compõe o time do LACOS coordenando a produção do audiovisual e também no FAESA DIGITAL.

Quando questionado sobre o que Day significa, o estagiário do núcleo de jornalismo Vinícius Antunes disse que sem a Dayana a redação não seria a mesma, pois é ela quem ajuda os alunos com todo seu conhecimento técnico durante o processo de criação. Além disso, sempre organiza e põe em ordem os laboratórios.

E é com todo esse carinho que Day deixa as preferências de livro, de filme, de séries e de música.

Filme

O filme “Grandes Olhos”, dirigido por Tim Burton, foi a primeira indicação de Dayana.

Cartaz do filme Grandes Olhos

Grandes Olhos (Big Eyes) conta a história verdadeira de uma das mais épicas fraudes na História da Arte. No final dos anos 1950 e início dos 1960, o pintor Walter Keane (Christoph Waltz) alcança um sucesso além do que imaginava, revolucionando a comercialização da arte popular com suas pinturas enigmáticas de crianças abandonadas com grandes olhos.

Fonte: https://www.cafecomfilme.com.br/filmes/grandes-olhos

Livro

O livro que Day escolheu para indicar foi “A águia e a galinha” do escritor Leonardo Boff.

Capa do livro A águia e a galinha

O autor expressa no livro, por meio de uma metáfora, como a criação de uma pessoa pode influenciar nas suas atitudes. Para a metáfora ele utiliza uma águia que foi criada entre as galinhas. Dessa forma, a águia começa a reproduzir o que as galinhas fazem e, assim, se torna uma delas.

Música

A música escolhida por Dayana foi Somebody That I Used to Know

O compositor e cantor da música é Gotye, que canta em conjunto com a cantora Kimbra.

Dayana diz que escolheu a música porque, além do clipe ser muito artístico e bem pensado, a música e a letra são muito boas.

Séries

Day indicou duas séries que gosta muito: Dexter e 13 Reasons Why.

Cartaz da sexta temporada de Dexter

Dexter é uma série lançada em 2007 que tem como protagonista um
especialista forense em amostras de sangue que é também um serial killer. Dexter trabalha para a polícia de Miami e mata somente infratores da lei que a polícia não consegue prender.

Dayana comenta que a série tem um humor frio e que a trilha sonora é essencial para a experiência na qual os telespectadores embarcam. Day comenta que as músicas escolhidas fazem com que cenas sérias, em que não cabe humor, se tornem engraçadas.

Cartaz da primeira temporada de 13 Reasons Why

A série Os 13 Porquês (13 Reasons Why) gira em torno de uma menina, Hanna Baker, que se suicidou após uma série de acontecimento dentro da escola onde estudava. Hanna deixou fitas sobre os 13 motivos do suicídio dela para os 13 culpados.

Day diz que a série traz grande reflexão sobre como as atitudes tomadas por uma pessoa podem influenciar em outras.

Ponto turístico

Dayana diz que a sua viagem mais emocionante foi à Torre Eiffel, em Paris, na França.

Dayana Côrtes em frente a Torre Eiffel

O plano para construir uma torre de 300 metros de altura foi concebido como parte dos preparativos para a Feira Mundial de 1889 e é vistada por quase 7 milhões de visitantes por ano.

Artista

Jan Van Eyck foi a indicação de artista de Dayana.


Retrato de Um homem, 1433. Artista: Van Eyck

Van Eyck foi um pintor holandês e um dos representantes mais importantes da arte do início do Renascimento do Norte. Trabalhou como pintor e valete de câmara com João III, o impiedoso, governante da Holanda e Hainaut.

Van Eick começou com o gótico internacional, mas logo começou a dar ênfase ao naturalismo e no realismo.  Ele era altamente influente, e suas técnicas e estilo foram adotados e refinados pelos novos pintores holandeses.

Obras

Muito entendida de arte, Dayana destaca suas obras favoritas.

Madonna of Chancellor Rolin, 1435. Artista: Jan Van Eyck

Day diz que aprecia a obra pelo seu contexto. Na pintura está retratada a Virgem Maria sendo coroada por um anjo enquanto segura Jesus que está abençoando um representante da igreja que está ajoelhado em frente a eles.

As Meninas de Velazquez também se destaca entre as obras indicadas por Day.

As Meninas, 1656. Artista: Diego Velázquez

Dayana diz que a obra chama sua atenção pelo diálogo com o espectador. No cento da pintura há uma menina olhando para seus pais, que estão
além do espaço pictórico, suas imagens podem ser percebidas através de um espelho no fundo da obra. A obra retrata valorização do artista,mostra que o mais importante não é quem está sendo pintado, mas sim o artista que os pinta.

Publicado por:Rayanne Rangel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s