Desde os anos de 1970, os videogames estão presentes na vida dos brasileiros e de lá para cá vários jogos ganharam fãs que até hoje se divertem ou até mesmo trabalham com a versões mais recentes e também clássicas dos games. Hoje, existem aqueles que preferem os jogos tradicionais, já a nova geração prefere as versões modernas desses mesmos jogos.

Em 1977, houve o lançamento do primeiro console no Brasil, o Telejogo, semelhante ao Atari, que foi produzido na Zona Franca de Manaus e lançado oficialmente no Brasil no início da década de 80. Os fliperamas também são responsáveis pela paixão de muitas pessoas aos jogos digitais.

giphy

Uma das grandes empresas de consoles e desenvolvedora de games é a Nintendo. A empresa foi responsável por desenvolver grandes jogos clássicos, tais como: Super Mario Bros, Zelda e Donkey Kong. Outra famosa empresa do mundo dos games é a Sega que foi a responsável pela produção do famoso Sonic.

Atualmente, as empresas produzem o mesmo com diferentes temáticas. Um exemplo é a franquia Resident Evil que possuiu jogos no modelo de continuação, remaster e remake.

Continuação

A continuação é quando um jogo possui várias versões e que cada uma conta um pouco da história do game. O jogo Resident Evil, atualmente, contém sete versões principais que narram as trajetórias dos personagens.

giphy

 

Remaster

O remaster consiste na melhora da resolução dos jogos. Como aconteceu com o Resident Evil de 1996 que ganhou um remaster em 2015, ou seja, teve a qualidade de vídeo melhorada e, agora, é aceito em consoles mais recentes, como: Playstation 3 e 4, Xbox 360 e One e também para computador.

776463c0f8

 

Remake

Remake em inglês significa refazer, ou seja, nesse caso a empresa responsável pelo game refaz o jogo por completo. Como aconteceu com o Resident Evil 2, lançado em 1998, e, recentemente, ganhou uma nova versão para Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e Computador.

giphy (1)

Fãs

O Analista de Comunicação Gustavo Coutinho e o Professor de Publicidade e Propaganda Felipe Tessarolo comentaram sobre o lançamento do Atari, que mexeu com as emoções da galera na época e também sobre os jogos com que eles se divertiam na infância. 

 

Já para o youtuber Maiko Santana, o General Nerd, os remaster estão fazendo com que a nova geração tenha a oportunidade de experimentar os jogos da década 80 e 90.

 

Jogos e o comportamento das pessoas

O massacre da cidade de Suzano em São Paulo, na qual dois jovens assassinaram oito pessoas dentro da Escola Estadual Raul Brasil no dia 13 de março desse ano, trouxe à tona a questão dos jogos e a influência no comportamento dos seres humanos, porém não existe nenhuma comprovação se esse acontecimento possui relação com a influência dos jogos.

Devido ao tema, o psicologo e Doutor em Psicanálise, Saúde e Sociedade Dalton Demoner Figueiredo afirma que os brinquedos permitem aos seres humanos realizarem simbolismos e com isso extravasar as paixões humanas. A partir disso, o matar nos jogos não fere a realidade e essa paixão nasce no inconsciente humano determinando um limite com a realidade virtual. 

“Não matamos porque jogamos. Jogamos pelo desejo inconsciente de matar. E no jogo, eu posso

Dalton Demoner

 

Universo FAESA – Jogos Clássicos

Posted by:Vinícius Antunes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s