Thalita Mathias

Paulo Vitor Lopes Saiter Soares é considerado um dos professores mais amados pelos alunos do curso de direito. Dono de uma notável simpatia, ele é conhecido também como PV pelos amigos e colegas de trabalho. Leciona na FAESA Centro Universitário desde 2015, quando iniciou as atividades como professor substituto, mas não demorou muito e após um semestre se tornou professor efetivo.

Paulo Vitor é professor no curso de direito da FAESA e um grande amante da música (Foto: Arquivo Pessoal)

Além do amor pela sala de aula, outra paixão de Paulo Vitor é a musica e, sendo um grande fã de samba, esse amor o levou a participar de um grupo de pagode. Tudo começou no projeto social realizado no bairro Flexal II onde surgiu o grupo “Superação”, que cresceu e se tornou o “Hoje Tem”, responsável por animar várias noites na Grande Vitória com composições autorais.

Se formou em direito na FAESA, mas antes de se encontrar na área jurídica, fez três períodos de Publicidade e Propaganda. Professor, advogado, músico e compositor, esse “Quem Indica” irá trazer as sugestões dele, que possui tantas habilidades e talentos diversos.

Livros

“Medida por medida” de William Shakespeare tem sua trama desenrolada em Viena e conta a história de Ângelo, que ao substituir o duque de Viena, aproveita-se do cargo para extravasar o seu lado desprezível. Nesta famosa história, estamos diante de temas humanos e recentes como valores éticos e morais, os abusos de poder e corrupção. 

Revistas

Assinante da “Piauí”, Paulo Vitor gosta de acompanhar essa revista, que tem uma publicação mensal e pautas nada convencionais. Com uma linha mais crítica, fala sobre política, história e conta também com reportagens voltadas muitas vezes para o humor.

Autores preferidos

No ramo do direito, o que não falta para PV são aqueles autores preferidos e que não pode deixar de indicar para os alunos, entre eles estão: Lenio Streck e Luís Roberto Barroso. O espanhol Joaquim Herrera Flores também entra na lista de preferidos. E como nem só de livros acadêmicos vive o homem, dentro da literatura, Guimarães Rosa está no coração de nosso professor como um escritor que o acompanha desde a juventude.

Filme

Na lista de filmes indicados “A vida de David Gale” está em primeiro lugar entres os preferidos. Um professor renomado e ativista contra a pena de morte é condenado injustamente pelo assassinato de uma amiga e é sentenciado a morte. “Vale a pena todo mundo ver um dia, um filme super curioso que chega no final e você não acredita”, conta ele. Outros filmes na lista do “todos devem ver um dia” estão “Um sonho de liberdade” e “Tempo de matar”.

Série

Quando o assunto é série, Paulo Vitor não pensa duas vezes ao responder “Prison Break” e não mede palavras para elogiar a série que tem como personagem principal Michael Scofield, um inteligente engenheiro civil que vai para a prisão na missão de resgatar o irmão condenado injustamente à pena de morte acusado por assassinato.

Música

A música ‘Paciência’ do Lenine está presente nos meus momentos mais difíceis. É a música que eu ouço nessas horas. Gosto de ouvir todos os dias, independente do meu humor. Contudo, naqueles momentos mais tensos é a que me acalma.

Paulo Vitor

“Por isso mãe, com minhas lágrimas escrevo essa canção, de alegria chora o meu coração”, essa frase faz parte da música “Mãe”, feita por Paulo Vitor em homenagem a mulher que ele considera a mais importante de sua vida. Sua mãe foi a responsável por educar e o tornar o ser humano que é hoje. Além da letra que expressa o amor existente entre eles, há também o videoclipe composto por fotos de momentos da mãe com a família.

Momento histórico marcante

Um dos momentos que mais marcaram a vida de Paulo Vitor foram os ataques as Torres Gêmeas nos Estados Unidos, ocorridos no dia 11 de Setembro de 2001. As Torres Gêmeas eram símbolos em um país referência como grande potência econômica. Contudo, não podemos deixar de falar na parte pessoal da vida do professor e entre todos os acontecimentos, o cruzeiro que fez com a irmã pelo Caribe e a defesa da dissertação no mestrado foram os que mais o marcaram.

Acontecimento marcante do século passado

Quando questionado sobre uma imagem ou acontecimento do século passado que, em sua visão, mudou o mundo, PV respondeu que foi a chegada da Internet. Em 1969, o primeiro e-mail da história era enviado por um professor da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Foi criada nos Estados Unidos na época da Guerra Fria como uma forma das forças armadas americanas manterem contato caso os meios convencionais de comunicação sofressem ataque. Somente em 1990 é que nossa querida e amada Internet alcançou a população em geral.

A Internet mudou a forma como as pessoas se comunicam influenciando na maneira de pensar, escrever e acessar conteúdos. A conexão virtual tem transformado os relacionamentos pessoais e profissionais.

Paulo Vitor
Foto durante o cruzeiro que PV fez pelo Caribe com a irmã (Foto: Arquivo Pessoal)

Dicas para a profissão

Planejamento. Essa foi a dica dada por Paulo Vitor para os alunos de direito e outros cursos também. “O período da faculdade é difícil, a cada dia vai apertando mais e vamos tendo menos tempo. É preciso criar um plano de estudo e programação de leitura”, comenta. PV fala também sobre a importância de buscar as oportunidades que estão fora do padrão e se diferenciar.

Essas são as indicações desse jovem professor que tem no pai uma inspiração para a vida. É com imenso carinho e admiração que Paulo Vitor fala sobre o homem que é o espelho tanto na vida pessoal quanto acadêmica. “A história de vida dele, um homem que conseguiu concluir três pós-graduações, duas faculdades, além de ser um profissional super competente. Um cara que venceu na vida“, afirma PV sobre seu pai.

Essas qualidades ajudaram a formar essa pessoa, que traz consigo elogios de sua amiga pessoal e coordenadora do curso de Direito da FAESA Sayury Otoni.

Paulo Vitor é um profissional dedicado, com um compromisso ímpar com a educação e uma dedicação enorme aos alunos. Uma pessoa de caráter, talentoso e grato por todas as oportunidades que a vida concedeu


Sayury Otoni
Posted by:Thalita Mathias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s