Lorenzo Francez
A sala de aula é um lugar onde alunos e professores juntos aprendem e ensinam. Contudo muitos estudantes não aguentam a maçante aula, em que o professor fica apenas falando e o aluno não interage. Para isso o Centro Universitário FAESA realizou a segunda capacitação de Ensino a Distância (EAD) que contou com a presença de 30 professores e coordenadores de cursos.
A palestra “Um novo pensar: Desenvolvimento de competências para lidar com pluralidade de conhecimentos” teve a participação do professor Francis Monteiro, que explicou sobre o Steam, acrônimo em inglês para as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. De acordo com o professor, a disciplina é lecionada no ensino médio e envolve projetos.
O aluno vai desenvolver projetos que ele traz e o objetivo é resolver problemas do mundo real por meio dessas disciplinas usando a tecnologia
Francis Monteiro
O EAD surge com o objetivo de fazer com que pessoas possam ter acesso ao ensino superior, além de ter outros tipos de aula, já que a disciplina não é cursada de maneira presencial. A professora Juliana Santos explicou como é o EAD na FAESA. “Aqui na universidade o EAD é dividido em duas frentes: as disciplinas online que são feitas nos cursos presenciais e os cursos que são totalmente online. Contudo todos os nossos cursos EAD tem um percentual de presença”, explica Juliana.

A capacitação foi um momento de troca de conhecimento entre os professores e coordenadores. No auditório eles comentaram sobre de que forma essa nova aula pode ajudar no processo de ensino dentro da sala de aula. A professora Fernanda Módulo destaca a importância da tecnologia com ferramenta de ensino. “O professor nunca será substituído pela tecnologia. O que o professor precisa são novos mecanismos para trazer os alunos que são da era tecnológica para dentro da sala de aula”, destaca a professora.
Os resultados já estão aparecendo. A professora Ruth Almeida Nascimento diz que aprende muito com esta capacitação. “É tão interessante ver que eu estou entendendo de que modo eu posso alcançar meus alunos a distância”, comenta Ruth.