Vinícius Antunes

Nesses primeiros meses do LACOS, Laboratório integrado dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário, os professores orientadores dos núcleos foram dar um volta, ou seja, um rolê por empresas de comunicação que estão localizadas em Vitória para conhecer as práticas do mercado e apresentar o LACOS. Ao todo, foram quatro empresas visitadas nesses primeiros meses de LACOS. O rolê começou pela Agência Resultate. Passou pela Fluid, Beta Rede e, por fim, pela Aldeia Comunicação.

Onde o aluno FAESA irá trabalhar? O que ele irá fazer? Como ele vai ser recebido?  Como ele vai agregar à empresa? Foram as respostas dessas perguntas que os professores buscaram dentro das organizações visitadas. A ida ao mercado de trabalho também serve para estreitar os laços da Instituição com as empresas. Tudo isso para melhorar a qualidade de ensino dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA.

A professora orientadora do Núcleo de Planejamento, Carine Cardoso, 43 anos, explicou que cada um dos estabelecimentos visitados possuem um vinculo com a FAESA e foi motivo da escolha dessas empresas.

Cada empresa tem uma história diferente com os nossos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Quisemos ouvir mais as histórias dessas empresa e prestigiar os empresários, pois eles participam e interagem muito com os nossos alunos

Carine Cardoso
Entrevista com Carine
A professora Carine Cardoso coordena o Núcleo de Planejamento do Lacos (Foto: Lorenzo Savergnini / Lacos – Núcleo de Fotografia)

O coordenador da Agência Integrada, Gustavo Coutinho, 45, disse que as vistas também foram pensadas devido a diversidade do mercado para analisar os mais diferentes tipos de exigências.

Nós procuramos vistar agências com características diferentes para vermos cada pedacinho do mercado como funcionava. São agências que apesar do dia a dia deles receberem demandas um pouco parecidas, eles têm soluções diferentes para essas demandas

Gustavo Coutinho

Empresas

A Agência Resultate foi a primeira empresa a ser visitada. Um grande número de alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA trabalham no local. A empresa é voltada para digital estratégias e trabalha com produção de conteúdo. Já a Fluid atua na área de assessoria de marketing e os empresários da empresa são egressos da FAESA.

A Agência Resultate atua com estratégias para o mundo digital (Foto: Instagram-Felipe Tessarolo)

A terceira vista foi na Beta Rede. Um grupo empresarial que possui outras empresas. Umas dessas empresas é a agência de publicidade Prósper Comunicação e a empresa de produção audiovisual Lupino Filmes. A Beta também possui uma firma de pesquisa chamada Eco Social. A última visita foi na Aldeia Comunicação. Inicialmente, era uma assessoria de imprensa e, hoje, atua com marketing de de conteúdo.

A Beta Rede é um grupo empresarial que atua no segmento da publicidade, do audiovisual e da pesquisa (Foto: Instagram-Felipe Tessarolo)
A Aldeia Comunicação é uma empresa que trabalha com marketing de conteúdo (Foto: Instagram-Felipe Tessarolo)

Resultados

O retorno desses rolês para os alunos será por meio de orientações e cursos. A primeira orientação é sobre o perfil profissional, ou seja, o que o mercado está pensando sobre os futuros empregados. Os cursos vão acontecer para complementar o aprendizado na sala de aula e no trabalho desenvolvido nos núcleos do LACOS.

Posted by:Vinícius Antunes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s