Olhares da Fé: Oração para os filhos

Noite de oração pelos filhos reúne fiéis no Campinho

Eduarda Neves e Vinícius Antunes

Noite de Oração no Campinho do Convento, em Vila Velha, com a participação do Movimento de Mães que Oram pelos Filhos, um grupo constituído apenas de mulheres que acreditam que tudo pode ser mudado pela força da oração.

De acordo com a coordenadora do movimento, Angela Abdo, a Festa da Penha é uma festividade que aborda vários segmentos para os jovens, homens, mulheres, entre outros, e o objetivo é que as mães sejam representadas como mães e parte da sociedade.

A história do grupo que iniciou quando a filha de Ângela Abdo recebeu um exemplar do livro “Todo filho precisa de uma mãe que ora”, escrito por Fern Nichols e Janet Kobobel, e solicitou à mãe que começasse a orar pela família. Foi então que Angela iniciou o projeto e se encarregou de convidar outras mães a participarem. De acordo com a sobrinha de Ângela, Aline Eisenlohr, rezar pelo filho na verdade é uma forma de unir toda a família em um mesmo projeto.

Quando você reza pelo filho, você está reestruturando toda uma família, porque acaba fazendo a família fazer parte desse movimento junto

Aline Eisenlohr

Angela também explica que a importância do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos dentro da Festa da Penha é a representação que as mães têm dentro da sociedade .

A Festa da Penha aborda vários segmentos como encontro de casais, homens, mulheres e nós representamos uma parte da sociedade que são as mães, e mães que têm grande dificuldade no mundo de hoje

Angela Abdo

Além disso, acredita que tudo é mudado pelo poder da oração. “Em um mundo onde só se fala em tristeza e desesperança, nós trazemos alegria, nós trazemos esperança, porque a gente acredita que tudo é mudado pela força da oração”, explica ela.

Em entrevista, o Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Santuário Nossa Senhora da Penha, reforça a ideia do poder existente na oração e afirma que a atitude de orar por alguém nada mais é do que uma atitude de amor por parte de quem ora.

A oração por alguém é sempre uma relação de afeto, cuidado e zelo, e a oração que fazemos pelas outras pessoas tem um poder muito grande

Frei Paulo Roberto Pereira

De acordo com o Frei, há também uma relação entre a Virgem Maria como mãe e as mães que rezam por seus filhos, pois ambas demonstram cuidado e zelo pelos seus.

No capítulo cinco do livro de Tessalonicenses, o apóstolo Paulo afirma que o homem é formado por um tripé: corpo, alma e espírito. “[…] E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo”. A partir dessa ideia, o padre Anderson Gomes, diretor espiritual do Movimento de Mães que Oram pelos Filhos, destaca a importância da espiritualidade para o ser humano, sendo esta necessária para o crescimento de cada indivíduo. “A espiritualidade é necessária no desenvolvimento da pessoa humana”, afirma ele.

Para o padre, uma pessoa considerada bem desenvolvida é aquela que cuida de todas as três partes que representam a pessoa humana, não apenas cada parte individualmente. Além disso, ressalta a sede constante do homem em preencher o vazio existencial, cuja oração é a melhor forma de alcançar esse estado.

Todo ser humano tem sede de algo transcendental. O vazio existencial do homem de hoje é a não busca pela espiritualidade e a oração é uma forma de preenchimento da nossa existência

Anderson Gomes

No evento de oração no Campinho houve também a participação de mulheres que compõem parte do projeto Ecos do Convento, uma iniciativa de preservação permanente que surgiu a partir da reflexão e experiências do cotidiano vivido pelos Freis e visitantes do Convento. O programa foi criado com o intuito de difundir as boas práticas, as atitudes em prol da conscientização, entre outros. Após o Papa Francisco definir que em sua encíclica Laudate Si, uma carta circular em que o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, todos os seres viventes louvem e cuidem da natureza, o Convento seria o local desse cuidado com a natureza.

Foto: Eduarda Neves / 13ª Procissão Fotográfica – FAESA

Conheça a história do Movimento Mães Que Oram Pelos Filhos

O Movimento Mães Que Oram Pelos Filhos começou após a filha de Angela Abdo, Vanessa Campos Ferreira Menin ler o livro “Todo filho precisa de uma mãe que ora” e foi a partir disso que Vanessa pediu à mãe para que começasse a reunir a família para rezar.

Depois a ideia de interceder pelos filhos começou a ser difundida em um grupo de outras seis mães. Em 30 de março de 2011 o Grupo de Mães da Paróquia São Camilo de Léllis viu a necessidade de mães que profissionalmente possuíam sucesso de preencherem um vazio dentro delas mesmas. Com isso já eram cerca de 20 mães orando por seus filhos.

O objetivo inicial era buscar apoio e nortear os filhos dentro da educação religiosa. Gradativamente o Movimento foi aumentando. Participantes foram se mudando para outros lugares do mundo e lá criando novos grupos de orações, mas a propagação nacional veio em 2014 quando a Canção Nova lançou o livro “Mães que oram pelos filhos – Tudo pode ser mudado pela força da oração”. Por causa da grande abrangência do canal de televisão e pela qualidade do livro começaram a surgir vários grupos de oração Mães que Oram Pelos Filhos por todo o Brasil. Hoje o Movimento Mães Que Oram Pelos Filhos é reconhecido pela Arquidiocese de Vitória. Para Angela Abdo, o futuro do Movimento está nas mãos de Deus.

“A gente trabalha muito com os planos de Deus. Quando eu fui aos Estados Unidos eu não tinha o plano de abrir um grupo. Eu fui para lá por causa de uma palestra profissional. Conheci as pessoas e o Movimento explodiu. Duas mães eram do grupo e foram transferidas. Uma funda em Dubai-EAU e a outra funda em Hong Kong. Então não existe um plano específico na parte de gestão”

Angela Abdo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s