Nicolle Barbosa
A FAESA Centro Universitário mais uma vez está em destaque no Congresso Regional Intercom Júnior e Expocom Sudeste com uma quantidade significativa de trabalhos aprovados. São 17 artigos científicos no Intercom Júnior e 24 produtos jornalísticos e publicitários no Expocom. Além disso, 90 pessoas, entre alunos e professores, estarão participando. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Campus Goiabeiras.
O tema escolhido para 2019 foi “fluxos comunicacionais e a crise da democracia”. A programação conta com palestras, rodas de conversa, debates, conferências, apresentações de trabalhos acadêmicos, divulgação de obras literárias recentes expostas no Publicom e sessão de autógrafos com os respectivos autores. As informações mais detalhadas das programações se encontra no Portal do Intercom Sudeste 2019.

Entre os profissionais da FAESA que estão participando, a professora do curso de Jornalismo Emília Manente contou um pouco sobre a experiência de orientar alunos para o congresso. Ela diz que é bom salientar que todos os trabalhos selecionados para serem apresentados já foram julgados e estão entre os cinco melhores da Região Sudeste. A expectativa é que os alunos tenham uma experiência positiva e que isso os incentive a produzir mais trabalhos acadêmicos-científicos.
O aluno Matheus Metzker, 20 anos, cursa o 5° período de Jornalismo e participou do Intercom 2018 trazendo prêmios para casa. Esse ano ele participa do Intercom Júnior 2019 na categoria Jornal Laboratório como líder no Jornal Tendências. Matheus falou um pouco da experiência e as expectativas de que esse ano o aprendizado seja constante. Diz ainda que toda experiência na vida acadêmica é válida e deve ser valorizada como tal. Para o aluno, a FAESA já está fazendo bonito e fará ainda mais durante o congresso.
Ter tido uma experiência como essa pode ser resumida em três palavras: emocionante, gratificante e enriquecedora. Por isso, estar em um congresso é efetivamente o ato de sair de lá muito mais preparado para os diversos desafios profissionais. Além disso, a diversidade cultural e a pluralidade de opiniões amadure o seu “eu”, trazendo benefícios até enquanto ser humano. Me sinto feliz, realizado e agraciado por ter a oportunidade de participar mais uma vez, representar a instituição e dar o meu melhor para que os projetos no qual participo sejam lembrados e possam fazer a diferença.
Matheus Metzker

Outra aluna da FAESA que está concorrendo no Expocom é a Júlia Werneck, 19, do 5° período do curso de Publicidade e Propaganda. Júlia está participando na categoria Programa laboratorial de TV e é a primeira vez no evento. Ela nos contou um pouco das expectativas para a apresentação.
Eu estou com boas expectativas. Acredito que vai ser bem tranquilo, pois estamos em casa. Então, vai ser mais confortável ainda. É a primeira vez que participo do Congresso e desde o ano passado queria participar do evento porque eu penso que é muito importante para a nossa carreira. Saber que seu trabalho está entre os 5 melhores da região Sudeste é uma baita experiência para o meu currículo e para a vida.
Júlia Werneck

Evento
O Intercom é uma associação que não possui fins lucrativos e tem como finalidade fomentar a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de pesquisas científicas entre profissionais da área e alunos graduandos, oportunidade que agrega potencialmente na experiência acadêmica. Desde seu fundamento, em 12 de dezembro de 1977, São Paulo, a Intercom promove além de simpósios, o congresso nacional, que é precedido de cinco congressos regionais: Intercom Centro-Oeste, Intercom Sudeste, intercom Norte, Intercom Sul e Intercom Nordeste.
No Intercom acontece a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom ), um prêmio destinado a trabalhos experimentais produzidos unicamente por graduandos e orientados por docentes dentro da própria Instituição de Ensino Superior (IES), necessitando conter um ou mais disciplinas acadêmicas curriculares da graduação. O trabalho também recebe prêmios como reconhecimento, que pode-se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.

(Foto: Helber Lopes )