Valmir Matiazzi e Vinícius Antunes

Gritos, aplausos, lágrimas e muitos sorrisos marcaram a despedida do Intercom Sudeste 2019. Três dias de muitas reflexões e encontros com os estudos da comunicação. Além disso, foram três dias de muita interação entre os congressistas e muito trabalho para que o evento fosse realizado. E para fechar o Intercom Sudeste, uma noite em que os alunos de Jornalismo e Publicidade da FAESA Centro Universitário conquistaram três prêmios no Expocom. Aos vencedores do Expocom, agora, é fazer as malas, partir para a cidade de Belém, no Pará, e participar da etapa nacional do Congresso.

O time de Jornalismo e Publicidade da FAESA participou da fase final do Intercom com 24 trabalhos no Expocom e 17 trabalhos no Intercom Jr. O total foi de 90 participantes, envolvendo alunos e professores. Para a Coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA, Marilene Mattos, o aluno ser selecionado para participar do Intercom Jr ou estar entre os finalistas do Expocom na região Sudeste já é motivo para comemoração.

“Na região Sudeste há muitas instituições de peso no ensino do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda. Com isso há uma qualidade inquestionável dos trabalhos apresentados no Intercom Jr. e no Expocom. Ter o artigo apresentado ou trabalho prático entre os cinco melhores é algo a ser comemorado. Todos são vitoriosos, independente do resultado final”, celebra Marilene.

As alunas Drielly Schmor e Aline dos Passos com o trabalho “Centro de Vitória. Seu lugar, sua história” na categoria anúncio impresso; Darly Gonçalves de Souza Júnior que apresentou “Profissão: Diretor de Arte” na categoria charge, caricatura e ilustração; e Pollyana Cuel com o trabalho “Drag Queen – Muito além da diversão” na categoria produção em fotojornalismo conquistaram o direito de representar a região Sudeste no Intercom Nacional.  

Bastidores

Durante os três dias de evento um outro time FAESA trabalhou duro nos bastidores. A equipe do LACOS estava registrando a participação dos estudantes da FAESA no evento. Fotos, vídeos e textos alimentaram diariamente as variadas plataformas para dar visibilidade e promover uma proximidade para quem não pode acompanhar a movimentação dos alunos durante o Congresso. O professor William de Oliveira explica um pouco do trabalho realizado nos bastidores.

(Imagens: Pedro Bacalhau)

Já a aluna de Publicidade e Propaganda Júlia Werneck era responsável por alimentar o Instagram. Ela explique que está sendo uma oportunidade imensa e prazerosa trabalhar com os núcleos todos integrados, além de poder colocar a teoria aprendida em sala de aula em prática.

“Está sendo uma correria imensa, mas a experiência é indescritível e vou levar para minha vida. Uma coisa que está sendo especial para mim é poder trabalhar com pessoas que se tornaram amigos meus. E, isso, meus queridos, é incrível”, explica Júlia.

Júlia Werneck realizando o trabalho de cobertura do Intercom Sudeste para as redes sociais (Foto: Lorenzo Savergnini / Lacos – Núcleo de Fotografia)

O O aluno do Núcleo de Audiovisual do LACOS Lorenzo Francez também participou ativamente da cobertura. Para ele o cansaço foi grande, porém o aprendizado foi compensador.

Fazer a cobertura do Intercom Sudeste 2019 foi muito bom. Aqui, eu consegui ter a vivência de uma cobertura in loco de um evento grande e, com certeza, isso agregará no meu portfólio

Lorenzo Francez

Última dia

No último dia de Congresso as apresentações prosseguiram com o Intercom Jr. E os alunos da FAESA continuaram firmes e fortes produzindo reflexões sobre o universo do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda. Confira abaixo a participação dos alunos no último dia do Congresso.

Intercom Jr:

  • Por Trás das Grades: O Silêncio Sobre os Presídios Femininos no Brasil – Natália Vicente
  • Feminicídio: uma análise do discurso do jornal A Tribuna – Jaciele Simoura
  • Do Feminino ao Feminismo: Uma Análise de Reportagens na Revista AzMina – Thais Martins Rossi
  • O jornalista multitarefas nas redações multimídias – Taynara da Silva Nascimento
  • O Jornalismo na Era Digital: Impactos Percebidos por Repórteres e Editores – Daniele Vieira Lopes
  • Projeto De Assessoria De Imprensa: Mapa De Gestão Digital Para Assessoria De Imprensa E Influenciadores Digitais Galeria de fotos das apresentações do Dia – Yasmin Vargas Brandão
  • Muito além do serviço: o jornalismo utilitário do quadro Trailer do Bem – Ygor Cássio Amorim de Souza
  • O Uso do Produto Placement no Filme 007 – Contra Spectre – Állef Campista dos Santos
  • “Águas de Março”: Uma análise do filme publicitário da marca Jeep – Vinícius Ferreira Reis
  • A Eficácia Dos Influenciadores Digitais Para A Decisão De Compra Dos Consumidores: Uma Análise Da Youtuber Cool Marina – Allyne Jucá Calixto Siqueira
  • O Agendamento da MTV na Prevenção e Combate à AIDS – Darly Gonçalves de Souza Júnior
  • Análise de Discurso dos Porta-vozes do Governo do Estado do Espírito Santo Durante a “Greve da PM” – Adrielli Sabadini

Divisões Temáticas:

  • A noticiabilidade no telejornal a partir das Câmeras de vigilância – William de Oliveira
  • As fontes de notícias nas matérias sobre jovens nos telejornais Balanço Geral ES e ES 1 – Alice Barcellos

Foto principal – Foto: Kebim Tamanini / Lacos – Núcleo de Fotografia

Posted by:Valmir Matiazzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s