Nicolle Barbosa

Alunos do curso de Jornalismo visitaram o Departamento de Imprensa Oficial (DIO/ES), que é o órgão responsável pelo Diário Oficial do Espírito Santo. O DIO completou 129 anos e em comemoração foi inaugurado uma exposição em homenagem a história das publicações desde a sua primeira edição que começou a ser escrita em 23 de maio de 1890, no período de transição do Brasil de Monarquia para República.

Alunos do curso de Jornalismo da FAESA, na Exposição em comemoração aos 129 anos do Diário Oficial, com a Presidente Diretora Madalena Santana (blusa vermelha) (Foto: Divulgação DIO/Edgard Lima)

O Diário Oficial foi criado em uma época em que Vitória ainda era uma cidade sem energia elétrica e água encanada e, nesse cenário, o Governador, Affonso Cláudio de Freitas Rosa, criou a publicação ao editar o Decreto nº. 14, de 20 de fevereiro de 1890. Após um século de existência, o objetivo da publicação é o mesmo até hoje: divulgar os atos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O Diário Oficial também publica, por exemplo, licitações das das prefeituras e conteúdos legais das empresas privadas.

E desde a fundação, o Diário oficial acompanha as tendências do mercado para melhor informar os cidadãos. A Diretora-Presidente do DIO/ES, Madalena Santana, explica um pouco dessas mudanças.

Antes da era digital, o jornal era produzido em papel. Contudo, após os anos 2000, o mundo virtual avançou e temos a oportunidade de se aproximar dos cidadãos, criando o portal do Diário Oficial. E essa iniciativa deu muito certo

Madalena Santana

E passando pela transição analógica para o mundo digital, o DIO ES encerrou os trabalhos impressos e criou um portal com todas as edições, todos os dias, a partir da zero hora da data da publicação, deixando disponível o acesso às informações publicadas para todos.

Alunos de Jornalismo da FAESA visitando a exposição em comemoração aos 129 anos do Diário Oficial (Foto: Divulgação DIO/Edgard Lima)

A sede da Imprensa Oficial do Espírito Santo, que é a responsável pela impressão do Diário Oficial, foi modificada por diversas vezes e até passou por um incêndio em novembro de 1939, com quase todos os equipamentos e documentos destruídos.

Em conjunto com o núcleo de Audiovisual foi produzido um vídeo da visita feita pelos alunos FAESA no Departamento de Imprensa Oficial (DIO), que se encontra no facebook da TV FAESA.

Os professores Valmir Matiazzi e Willian de Oliveira acompanharam os alunos na visita. Willian falou sobre sobre a importância dos alunos visitarem a Exposição e o DIO.

Desde o 1° período do curso de Jornalismo, os alunos já estão tendo contato com a área e vendo na prática o que é ensinado em sala de aula

Willian de Oliveira

Na homenagem aos 129 anos do Diário Oficial estava presente também funcionários e ex-funcionários do órgão para prestigiá-lo por sua grande importância. Um desses servidores é o Juberto Vieira Filho. Ele faz parte da segunda geração da família a trabalhar no DIO.

Me sinto honrado em participar dessa homenagem com meu pai, pois acredito que quando se apaga o passado, o futuro é escuro. E ao lembrar toda trajetória do Diário Oficial vemos o esforço de cada um para a construção do que ele é hoje

Juberto Vieira Filho, funcionário do DIO

Depoimentos

Os alunos FAESA do 1° período de Jornalismo viveram a experiência da visita e entraram no mundo do Departamento de Imprensa Oficial. Eles puderam apreciar de perto as máquinas utilizadas no passado para fazer o jornal e perceber como a era digital transformou o trabalho realizado no DIO.

Pra mim a visita foi ótima, pois consegui conhecer um pouco da história do Diário Oficial e também alguns equipamentos que já foram usados para fazer o jornal. E visitando lugares como esse, tenho a oportunidade de vivenciar de verdade o que aprendo na sala de aula

Ana Carolina Magalhães Effgem, aluna do 1º Período de Jornalismo
Posted by:Nicolle Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s