Nathália Ferreira

Conhecimento cultural, troca de experiências e aprender mais sobre a odontologia. Esses foram alguns dos motivos que levaram quatro alunos da Universidade de Indiana junto à professora Oriana Capin a viajarem mais de oito mil quilômetros até a FAESA Centro Universitário. Desembarcando em Vitória e ficando por uma semana em solo capixaba, os alunos Bri Cipich, Matt Ferguson, Reed McKinney e Tim Haffner participaram de diversas programações.

A experiência foi maravilhosa. Todo mundo foi muito receptivo e generoso com a gente

Bri Cipich – Aluna do curso de Odontologia em Indiana

Todo mundo foi muito gentil e amigável. Isso não acontece facilmente nos Estados Unidos

Matt Ferguson – Aluno do curso de Odontologia em Indiana
Brianne Cipich, Matthew Ferguson, Reed McKinney, Prof. Oriana Capin e Timothy Haffner no consultório de odontologia da FAESA (Foto: Rosa Burtet Dorigueto)

O intercâmbio entre alunos de Indiana e da FAESA acontecem há mais de 10 anos no curso de direito. Sendo que a oportunidade para alunos de odontologia surgiu após o retorno de uma das viagens da Coordenadora do Curso de Direito Sayury Otoni que fez o contato com a Universidade de Odontologia sugerindo a possibilidade da realização do programa. A Coordenadora do curso de Odontologia da FAESA, Carla Letícia Alvarenga Leite, ressalta que a oportunidade visa a experiência dos alunos em trocas culturais e em experiências pessoais e profissionais.

O nosso primeiro grupo de alunos resultou em uma experiência fantástica para ambas as instituições. E, então, fiz contato com a professora Oriana para planejarmos a primeira vinda, que aconteceu em 2018. Novamente, a avaliação foi tão positiva que o programa foi aprovado para continuidade e tivemos a segunda edição em 2019

Carla Letícia Alvarenga Leite – Coordenadora do Curso de Odontologia FAESA

Durante a estadia dos alunos, eles vivenciam atividades culturais e na clínica, experiências em clínicas cirúrgicas e projetos odontológicos, atuações em ações sociais de âmbito escolar e visitas à APAE, à Unidades Básicas de Saúde e consultório particular. O grupo também participa de passeios pelos pontos turísticos do Estado para conhecer um pouco da cultura capixaba.

Alunos de Indiana junco com a Professora Oriana Capin em visita ao Convento da Penha (Foto: Rosa Burtet Dorigueto)

Para os alunos, as questões que envolvem o custo do tratamento e a relação com os docentes são os principais pontos a serem observados.

As clínicas dentárias são muito similares, mas, também, existem muitas diferenças, como a relação com os professores e as vivências nas clínicas de necessidades especiais

Tim Haffner – Aluno do curso de Odontologia em Indiana

Nos Estados Unidos nossos pacientes tem que pagar por tudo e, aqui, a maioria dos atendimentos é gratuito

Bri Cipich – Aluna do curso de Odontologia em Indiana
O aluno Reed McKinney atuando junto com uma aluna FAESA na cínica de Odontologia. (Foto: Rosa Burtet Dorigueto)

Até a chegada ao Brasil, os intercambistas selecionados passaram por várias reuniões em que foram apontados os objetivos do programa, os aspectos culturais e toda a programação que tem duração de nove dias. A troca de experiências é tão recíproca que os alunos de Indiana ficaram hospedados nas casas de alunos FAESA, que se inscreveram como voluntários do projeto.

Além dos alunos que os hospedam, existe também uma equipe de suporte que os acompanha durante as diversas atividades.

Foi uma troca de experiências e cultura muito boa. Eles puderam vivenciar uma nova forma de ver a odontologia em outro país. Tenho a certeza que eles gostaram muito.

Henrique de Souza Chaves – 7º Período de Odontologia
Publicado por:Nathália Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s