Carol Aildefonso

Os alunos do Lacos tiveram a oportunidade de participar do maior evento de Gestão de Pessoas no Espírito Santo. O Congresso Estadual de Gestão de Pessoas (CEARH) é um encontro realizado anualmente pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo (ABRH-ES) e reúne lideranças em geral, empreendedores, profissionais de RH, professores e estudantes.

A parceria entre a FAESA Centro Universitário e ABRH-ES surgiu com a pesquisa realizada pelo Núcleo de Planejamento do Lacos, que é coordenado pela professora Carine Cardoso. Juntamente com o estagiário do Núcleo, Natan Oliveira, a professora mapeou os eventos que acontecem na Grande Vitória e que podem auxiliar na construção do conhecimento e da prática dos universitários participantes do Lacos.

“Nós fizemos contato com a presidente da ABRH-ES, Kátia Vasconcelos, para estreitar os nossos laços. Pensamos em como os nossos alunos poderiam produzir conteúdo e viverem uma experiência de fazer uma cobertura ao vivo em um congresso dentro de uma central de produção de conteúdo”, explica Carine.

A partir desse contato e com o auxílio da Instituição, foi possível construir uma central de geração de conteúdo no stand de exposição da FAESA no Centro de Convenções de Vitória. Os alunos dos Núcleos de Audiovisual, Fotografia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda puderam trabalhar, assistir às palestras do Congresso e trocar experiências com os colegas.

Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda trabalhando na sala de produção dentro do CEARH 2019 (Foto: Arquivo/LACOS)

O professor William de Oliveira esteve com os alunos no CEARH 2019 e comentou que o evento foi como uma grande sala de aula para os alunos do Lacos. “É uma sala de aula que a gente queria ter quase todos os dias em que você vai efetivamente ao fazer, sem falar das relações e na aquisição dos networks. Esse é o momento que vocês começam a conhecer as pessoas, como a Glenda Kozlowski”, declara.

Acompanhando diariamente a produção do Núcleo de Audiovisual, o professor lembra que o momento é propício também para a integração dos alunos.

Os alunos motivam a aproximação entre os diferentes fazeres e diferentes cursos. E é possível ver a boa mistura que sai quando vocês, estudantes, se unem em eventos como o CEARH.

Professor William de Oliveira

Assistir de perto o progresso dos estudantes na participação via Lacos no CEARH 2019 foi traduzido em uma palavra pelos professores Carine e William: “Experimentação”.

Tivemos uma experiência não só de fazer, mas de pensar juntos, de conviver juntos, de dividir a maçã do lanche, de um chamar o outro. A gente teve uma experiência muito rica de construção em rede, não individual.

Professora Carine Cardoso

Voz dos alunos

A trigésima edição do Congresso Estadual de Gestão de Pessoas da ABRH-ES teve a produção de conteúdos gerada pelos universitários dos quatro laboratórios integrados da FAESA Centro Universitário. Um deles foi o estagiário do Laboratório de Jornalismo Vinícius Antunes.

Para Vinícius, participar de todos os trabalhos possíveis pelo Lacos é uma experiência gratificante e que enriquece cada vez mais a bagagem que os alunos constroem para o mercado de trabalho. “A gente trabalha muito naquela pressão corriqueira de ‘cadê tal coisa’. Contudo foi muito bom pela experiência e para saber o que eu vou fazer daqui para frente”, comenta o futuro jornalista.

O estagiário do Núcleo de Planejamento Natan Oliveira conta que o CEARH auxiliou na percepção da importância do planejamento para eventos grandiosos. “A cobertura foi um aprendizado. Aconteceram alguns imprevistos e tivemos que agir rápido para solucionar. Esse é um aprendizado para o próximo evento que a gente cobrir ou realizar para não cometermos os mesmos erros”, comenta o estudante de Publicidade.

A aluna Juliana Ramaldes e a cinegrafista Dayana Cortes atuando no CEARH 2019 (Foto: Arquivo/LACOS)

O aluno do Núcleo de Audiovisual Lorenzo Francez afirma que a experiência com a equipe do Lacos no Congresso foi muito positiva, pois possibilitou um trabalho jornalístico em conjunto. Para o estagiário, foi uma aproximação com a realidade vivida no mercado de trabalho. “A questão da pressão do tempo para entregar o produto é algo que vamos viver na nossa profissão. A cobrança para ser eficiente e ter um produto de qualidade é uma constante”, declara Lorenzo Francez.

Já o estagiário do Núcleo de Fotografia Lorenzo Savergnini relata que trabalhar no Congresso foi um tarefa árdua e prazerosa, pois havia uma responsabilidade de captar as melhores imagens em um curto espaço de tempo e, ainda, não ser “notado” pelos congressistas.

O ambiente proporcionava alguns desafios e somente com a ajuda dos colegas dava para poder fazer todas a atividades programadas.

Estagiário Lorenzo Savergnini

Experiência profissional

Além de reunir grandes personalidades da área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, o Congresso Estadual de Gestão de Pessoas apresentou neste ano o tema “Inteligência Artificial e Criativa: Novos tempos, novos desafios”. Com palestrantes de renome no Brasil e no mundo, o CEARH também oportunizou um grande momento na história do Lacos.

Para encerrar o evento com grande estilo, a palestrante convidada foi a jornalista esportiva Glenda Kozlowski. Conhecida pelo trabalho como apresentadora do Esporte Espetacular, a jornalista, atualmente, apresenta o Tá na Área, programa diário do canal pago SporTV, e esteve disponível para uma coletiva de imprensa antes da palestra “Escolhas”.

Representando os laboratórios integrados da FAESA Centro Universitário, os alunos Vinícius Antunes e Lorenzo Francez participaram da coletiva, que aconteceu em uma sala reservada do Centro de Convenções de Vitória. “O CEARH me fez uma realização pessoal e profissional que foi fazer parte da coletiva de imprensa para a Glenda e isso para mim foi maravilhoso”, afirma Vinícius .

Os alunos Lorenzo Francez e Vinícius Antunes com a apresentadora Glenda Kozlowski na entrevista coletiva no CEARH 2019 (Foto: Renato Cabrini)
Publicado por:Carol Aildefonso

Já conhecia o trabalho do Faesa Digital quando trabalhava no Núcleo de Criatividade Digital (NCD) e passei a amar ainda mais o site quando me tornei estagiária daqui. Em pouquíssimo tempo, descobri que o meu amor pela escrita é compartilhado com os amigos e o Faesa Digital se tornou dos meus lugares favoritos para dividir minhas experiências e opiniões com os meus amigos. Com certeza esse é um estágio que vai ficar marcado na minha memória por todas as oportunidades e pelo convívio que temos aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s