Nathália Ferreira

Os residentes do 22º Curso de Residência em Jornalismo, realizado pela Rede Gazeta, participaram no Centro Universitário FAESA de uma oficina com foco em pesquisas na internet. O objetivo era ensinar aos futuros profissionais como utilizar a ferramenta para produção e divulgação de conteúdo jornalístico.

A oficina, realizada na última terça-feira (17), é uma parceria da Rede Gazeta com os cursos de Jornalismo e Publicidade da FAESA. Além da oficina realizada, mais duas atividades com os residentes acontecerão nas dependências do Centro Universitário.

Na próxima segunda-feira, 21 de Julho, a oficina tem como tema o Direito de Personalidade. A coordenadora do Curso de Direito da FAESA, Sayury Otoni, será a palestrante. Em agosto, mais uma oficina, dividida em dois momentos, vai movimentar o dia dos residentes. A proposta é refletir a gamificação na produção e veiculação do conteúdo. A responsabilidade de debater o assunto está com os professores da FAESA Felipe Dall’Orto e Victor Hugo.

Residentes aprendem a usar as ferramentas de busca na oficina ministrada pelo professor Henrique Hamerski (Foto: Joyce Patrocínio)Reínio)

A Oficina

Com a frase “Busca é a nossa prateleira digital” é produzida uma reflexão sobre a importância das ferramentas de busca para o exercício jornalístico. A oficina ministrada pelo Professor Henrique Hamerski abordou desde a evolução dos sites de busca até a entrega de conteúdo para os usuários. O Professor mostrou como a Tecnologia consegue distinguir os gostos individuais de cada pessoa para exibir publicidade voltada para elas.

Atualmente, as pessoas entram nos sites de busca e é preciso ter um site noticioso dentro dessa ferramente para que a notícia possa ser encontrada. Então, é um apoio para ajudar na audiência dos veículos de comunicação

Henrique Hamerski
O professor Henrique Hamerski auxiliando os alunos durante a atividade proposta (Foto: Joyce Patrocínio)

As ferramentas de busca são os sites mais acessados em um contexto global e, com o avanço da tecnologia, pessoas comuns passaram, também, a ser produtoras de conteúdo. A residente Shirlane Arruda reconhece a importância da oficina e acredita que o jornalista precisa conhecer a ferramenta digital de dados para ampliar o repertório.

Dentro das redações, eu pude perceber que os mecanismos digitais são muito presentes. Logo, ter uma ciência de como pesquisar e utilizar na prática do exercício jornalístico é interessante para captura de dados, combater as fakes News e produzir uma notícia melhor e com uma visão diferenciada do mercado

Shirlane Arruda
A Residente Shirlane Arruda credita que o jornalista precisa conhecer a ferramenta digital de dados para ampliar o repertório (Foto: Joyce Patrocínio)

A oficina é uma oportunidade para poder construir conteúdo a partir dos dados e da informação. A oficina permite aos futuros jornalistas a produzirem as notícias com maior afinidade e compreenderem o que as pessoas estão buscando para fazer um direcionamento da mensagem .

A Residência

O Curso de Residência da Gazeta é famoso no Brasil e recebe universitários de vários estados. O objetivo do Projeto é aliar a teoria da sala de aula com as práticas jornalísticas desenvolvidas da Rede Gazeta. Com início no dia 8 de Julho, o Curso de Residência tem duração de dois meses e os residentes vivenciam várias experiências jornalísticas ao longo do curso. Além de oficinas práticas, eles participam de aulas de Língua Portuguesa, orientações sobre direito, economia, política e outros temas.

Residentes da 22ª edição do curso junto ao Professor Henrique Hamerski (Foto: Joyce Patrocínio)
Publicado por:Nathália Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s