Nathália Ferreira
Os residentes do 22º Curso de Residência em Jornalismo, realizado pela Rede Gazeta, participaram no Centro Universitário FAESA de uma oficina com foco em pesquisas na internet. O objetivo era ensinar aos futuros profissionais como utilizar a ferramenta para produção e divulgação de conteúdo jornalístico.
A oficina, realizada na última terça-feira (17), é uma parceria da Rede Gazeta com os cursos de Jornalismo e Publicidade da FAESA. Além da oficina realizada, mais duas atividades com os residentes acontecerão nas dependências do Centro Universitário.
Na próxima segunda-feira, 21 de Julho, a oficina tem como tema o Direito de Personalidade. A coordenadora do Curso de Direito da FAESA, Sayury Otoni, será a palestrante. Em agosto, mais uma oficina, dividida em dois momentos, vai movimentar o dia dos residentes. A proposta é refletir a gamificação na produção e veiculação do conteúdo. A responsabilidade de debater o assunto está com os professores da FAESA Felipe Dall’Orto e Victor Hugo.

A Oficina
Com a frase “Busca é a nossa prateleira digital” é produzida uma reflexão sobre a importância das ferramentas de busca para o exercício jornalístico. A oficina ministrada pelo Professor Henrique Hamerski abordou desde a evolução dos sites de busca até a entrega de conteúdo para os usuários. O Professor mostrou como a Tecnologia consegue distinguir os gostos individuais de cada pessoa para exibir publicidade voltada para elas.
Atualmente, as pessoas entram nos sites de busca e é preciso ter um site noticioso dentro dessa ferramente para que a notícia possa ser encontrada. Então, é um apoio para ajudar na audiência dos veículos de comunicação
Henrique Hamerski

As ferramentas de busca são os sites mais acessados em um contexto global e, com o avanço da tecnologia, pessoas comuns passaram, também, a ser produtoras de conteúdo. A residente Shirlane Arruda reconhece a importância da oficina e acredita que o jornalista precisa conhecer a ferramenta digital de dados para ampliar o repertório.
Dentro das redações, eu pude perceber que os mecanismos digitais são muito presentes. Logo, ter uma ciência de como pesquisar e utilizar na prática do exercício jornalístico é interessante para captura de dados, combater as fakes News e produzir uma notícia melhor e com uma visão diferenciada do mercado
Shirlane Arruda

A oficina é uma oportunidade para poder construir conteúdo a partir dos dados e da informação. A oficina permite aos futuros jornalistas a produzirem as notícias com maior afinidade e compreenderem o que as pessoas estão buscando para fazer um direcionamento da mensagem .
A Residência
O Curso de Residência da Gazeta é famoso no Brasil e recebe universitários de vários estados. O objetivo do Projeto é aliar a teoria da sala de aula com as práticas jornalísticas desenvolvidas da Rede Gazeta. Com início no dia 8 de Julho, o Curso de Residência tem duração de dois meses e os residentes vivenciam várias experiências jornalísticas ao longo do curso. Além de oficinas práticas, eles participam de aulas de Língua Portuguesa, orientações sobre direito, economia, política e outros temas.
