Andressa Alves

Investigações artísticas sobre o sono e as relações com insônia, pesadelo, imobilidade, desaceleração e dormência fazem parte de uma exposição com entrada gratuita na Galeria de Arte da Universidade Federal do Espirito Santo. “Ao redor do sono” apresenta inúmeras obras — textos, desenhos, filme Sono e afins — e terá fim no dia 04 de outubro.

A exposição “Ao redor do Sono” fica aberta até o dia 04 de outubro (Foto: Divulgação/ Facebook Elegia do sono)

O livro “Capitalismo Tardio e os fins do sono” de Jonathan Crary foi um dos pontos de partida para a investigação. Sendo essencial para analisar o consumo, trabalho e a falta de disponibilidade para a reflexão e o descanso. Todo o trabalho foi elaborado por uma junção de 12 artistas-pesquisadores com o objetivo de debater as questões do sono na arte contemporânea.

A artista Ana Lucia Vilela participa da exposição com o desenho de pessoas atadas em densas nuvens e Raquel Stolf com relatos e desenhos de sonhos. Os outros artistas que participam da exposição são: Aline Dias, Augusto Benetti, Camila silva, Diego Rayck, Elke Coelho, Gisele Ribeiro, Julia Amaral, Raquel Garbelotti e Murillo Paoli e Tom Boechat.

No mês de setembro, algumas atividades vão acontecer: lançamento do livro ao redor do sono, sessões no Cine Metrópoles, um encontro com o doutor em crítica e História da Arte Raphael Fonseca e inúmeras Oficinas em parceria com o Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (NAVES).

A exposição é mediada por estudantes do curso de Artes Visuais da Ufes. Eles ajudam os visitantes a entenderem e a esclarecerem as dúvidas sobre as obras artísticas expostas. Mariana Tavares, Raquel Alves e Vivian Siqueira são uma das mediadoras presentes para recepcionarem o público e afirmam a importância de dar uma passadinha na Galeria de Artes.

Devíamos prestar mais atenção durante o nosso sono, pois acabamos banalizando. Ele nos faz sonhar e nos mostra nossos maiores medos

Mariana Tavares

A arte tem seus poderes. Ela humaniza e nos tira da caverna. E, além de tudo, valoriza esse espaço que vem sofrendo tanto

Vivian Siqueira

Tudo mostrado aqui é de grande importância, pois esquecemos do nosso sono. É preciso dormir de verdade, parar de comercializar o sono e querer fazer tudo 24 horas por dia

Raquel Alves
Mediadoras da exposição “Ao redor do Sono” Mariana Tavares, Vivian Siqueira e Raquel Alves (Foto: Andressa Alves)

As obras tem acesso gratuito e os estudantes Eliel Viana, 19 anos, e Cassia Ferreira, 18, aproveitaram o tempo livre para visitarem a exposição

Eu ainda não havia vindo por falta de tempo. Nunca havia visitado uma galeria e achei toda a instalação interessante. Gostei muito. A obra que mais gostei se chama “Tsunami”

Eliel Viana
Eliel Viana e Cassia Ferreira estão apreciando o vídeo “Tsunami” de Raquel Garbelotti com Murillo Paoli sob as orientações da mediadora Mariana Tavares (Foto: Andressa Alves)

Para conhecer mais sobre o “Ao redor do Sono“, acesse o site do Projeto elegiadosono.wixsite.com/sono ou acompanhe nas redes sociais facebook.com/projetosono e @projetosono.

Foto do destaque: Mariana Tavares

Publicado por:Andressa Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s