Isabela Wilvock

Com o objetivo de promover a cultura dentro do meio acadêmico, a FAESA Centro Universitário apresenta à 1° Mostra de Fotografia Universitária da Instituição. A exposição, coordenada pelos Professores Zanete Dadalto e Elsimar Rosindo, expõe os destaques dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Com localização na Biblioteca da Faculdade, o acesso é livre para alunos e funcionários.

A exposição envolve 100 fotografias e tem como propósito compartilhar os conteúdos produzidos, provocar reflexões e contribuir para a formação de cidadãos. A professora das disciplinas de Fotografia dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Zanete Dadalto, conta que essa iniciativa surgiu por ser, também, uma vontade dos alunos terem os trabalhos exibidos.

O espaço da biblioteca foi aproveitado para que a exposição fosse realizada. E, assim, demonstrar que o espaço vai além de somente pegar livros. A supervisora da biblioteca, Alessandra Pattuzzo, afirma que desde quando assumiu a gestão, sentia falta dessa extensão cultural. Ela acredita que é importante os alunos expandirem da teoria para a cultura.

Faltava mostrar os trabalhos culturais dos alunos. Muitas vezes, o estudante desenvolve trabalhos, como os da fotografia, de um olhar sensível. Quem visitar a exposição vai perceber que não foi do acaso e já são profissionais qualificando o olhar

Alessandra Pattuzzo

Todo o trabalho foi voluntario, desde a arrumação do ambiente ao tratamento das fotos. Zanete confirma que o envolvimento dos alunos é fundamental para a concretização desse projeto. A interação que acontece entre os alunos com o professor Elsimar Rosindo, que ministra a disciplina de Estudos Composição e da Cor nos cursos de Design de Interiores, Moda e Arquitetura é muito importante para o desenvolvimento da Exposição.

É motivador ver a participação dos alunos e o espaço cheio de gente disposta a ajudar. A vivência e a integração entre a comunicação e o design com o professor Rosindo, enquanto estava montando a exposição, também é muito importante. Ele fala de composição e cor, harmonização do espaço, a foto horizontal ou vertical. Tudo isso se leva para a vida, seja em Jornalismo ou Publicidade e Propaganda

Zanete Dadalto
A Professora Zanete Dadalto é curadora da 1° Mostra de Fotografia Universitária da FAESA (Foto: Isabela Wivolck/Núcleo de Jornalismo)

O professor Elsimar Rosindo assegura que o objetivo maior é mostrar a cultura e afirma que espaços dessa maneira são necessários. Ele cita a importância de trabalhar com elementos visuais e reconhece que o apoio da coordenadora da biblioteca, Alessandra Pattuzzo, foi fundamental para que o projeto tomasse forma. O professor citou ainda os antigos gregos ao dizer que: “a arte fomenta o espírito”.

O Professor Elsimar Rosindo e a aluna FAESA decidindo a disposição da foto nos painéis (Foto: Isabela Wilvock /Núcleo de Jornalismo)

O repórter fotográfico Samuel Vieira visitou o espaço e disse que gostou do resultado final da exposição. Ele afirmou ter visto maturidade nas fotos expostas e falou sobre como a orientação do professor é essencial para a obtenção do resultado.

A fotografia tem uma função social de falar, de provocar reação, de ensinar, de mostrar as mazelas e mostrar coisas boas e ruins. Ela tem uma função educativa de ajudar a ver o mundo e formar opiniões

Samuel Vieira

A Mostra é um incentivo para que alunos, professores e funcionários produzam cada vez mais. Além de trabalhar o senso crítico e expressão, os trabalhos expostos geram grande gratificação aos alunos, como no caso de Matheus Metzker, ganhador do melhor trabalho no Expocom Sudeste 2018.

Ter um trabalho exposto é um sinal de que todo o esforço na elaboração valeu a pena. Foi muito emocionante ver cada fotografia e relembrar a história que vivenciei. História essa que representa um berço cultural do Espírito Santo, que precisará sempre ser relembrada, divulgada e preservada na sociedade

Matheus Metzker

Quem não visitou o espaço na Biblioteca, deve se apreçar. A exposição fica aberta até o dia 5 de outubro.

Foto do destaque: Isabela Wilvock/ Núcleo de Jornalismo

Edição: Andressa Alves

Publicado por:Isabela Wilvock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s