Matheus Metzker

Nos períodos de tratamento contra o câncer, a quimioterapia é, na maioria das vezes, o principal desafio a ser vencido pelos pacientes. Para as mulheres, a queda de cabelo se torna algo doloroso, de difícil aceitação e superação. Sabendo disso, o fotógrafo Jullius Nascimento, 33, há um ano decidiu colocar em prática um projeto que carrega na própria denominação o que busca restaurar em cada ser que dele participa: a vida.

O ‘Projjeto Vida’ surgiu da necessidade de Jullius em fazer a diferença na vida das pessoas. Ele conta que desde de 2016 já pensava em colocar em prática, mas, que pela falta de apoio de parcerias, a concretização só veio meses mais tarde.

O fotógrafo se sente feliz pelos rumos que a ideia tomou. Para as mulheres o cabelo é muito importante, por isso, Jullius afirma que quando se tira isso delas, é como se tirasse a essência. A ideia do projeto, então, é mostrar que a essência delas ainda está lá, que a vida não acabou e que ainda podem ser felizes.

Vejo hoje, por causa disso, as coisas com outras perspectivas. O meu olhar ficou mais humano e mais compadecido

Jullius Nascimento
O fotógrafo Jullius Nascimento tem como objetivo restaurar a alegria nas mulheres que passam pela quimioterapia (Foto: Matheus Metzker)

Nesse projeto, a restauração da autoestima acontece com as mulheres dentro de um salão de beleza, passando pelas mãos de um maquiador até chegar nos locais de locação das fotografias com os registros de Jullius. Ele ainda conta com parcerias de lojas de roupas e calçados que oferecem a essas mulheres todo suporte para a produção visual para a sessão.

Sem a Roberta, não seria possível levar isso a frente, segundo o fotógrafo. Uma das primeiras a serem fotografadas, a esteticista Roberta Gonçalves, 45, já teve quatro cânceres: ombro, cervical, útero e o mais recente, um linfoma que necessitou até de um transplante de medula. Ela foi responsável por formar o projeto junto com o fotógrafo e, hoje, organiza, busca parcerias e traz mais mulheres à causa.

Me traz vida levar esse projeto adiante. Buscamos devolver isso para elas. Como sei o que elas passaram e o que realmente sentem, consigo conversar com elas igualmente. A gente fala a mesma língua

Roberta Gonçalves
Roberta Gonçalves foi uma das primeiras a ser fotografada e grande entusiasta do projeto (Foto: Arquivo/Projjeto Vida)

Para a psicóloga e professora da FAESA Fernanda de Freitas, 34, projetos como esse possibilitam o reconhecimento próprio dessas pacientes diagnosticadas com câncer.

Você ter a possibilidade de proporcionar a essas mulheres um espaço de expressão, em que elas possam reconhecer como dotadas de uma beleza importante aos olhos delas, é muito importante. Você está recuperando nessa pessoa a ideia de que não importa se ela está ou não doente. O importante é mostrar que ela é também fonte de admiração, beleza, criação e de vida

Fernanda de Freitas
A professora Fernanda de Freitas afirma que é importante mostrar a mulher que ela é mais do que a doença (Foto: Matheus Metzker)

Vivências

Cada mulher que participa do ‘Projjeto Vida’ tem uma história que já vivenciou ou ainda vivencia por causa do câncer. A Ester Almeida, 18 anos, é uma delas. Ela ficou grávida e soube o diagnóstico de um linfoma na região das axilas. Ela conta como o projeto ajudou a superar a queda do cabelo e o medo em carregar um bebê no processo de tratamento.

O ‘Projetto Vida’ representa esperança, amor, aceitação e autoestima. A união das mulheres, a palavra de conforto e a ajuda quando a gente precisa me dá muita força. Hoje, as meninas do projeto participam de tudo na minha vida

Ester Almeida
Ester Almeida estava grávida de Benjamin quando descobriu que estava com câncer  (Foto: Arquivo/Projjeto Vida)

A cerimonialista Thaís Roxo, 27, também possui fatos marcantes na trajetória. O câncer levou a mãe e, atualmente, ela a enfrentar um linfoma no mediastino. Segundo Thaís, a queda do cabelo representou um verdadeiro reconhecimento de que também é bonita sem ele.

Já tive a experiência de ser fotografada antes do projeto, mas a sensação dessa vez foi muito diferente. É você se sentir bem consigo, ver que ainda existe e que está ali. É voltar a se identificar e a ter carinho por si. Foi algo renovador

Thaís Roxo
A cerimonialista Thaís Roxo celebra a beleza com um outro olhar (Foto: Arquivo/Projjeto Vida)

Fernanda Lopes, 56, é outra mulher que teve a oportunidade de ser fotografada aos olhares de Jullius. Diagnosticada com câncer de mama a partir de uma dor na coluna, em que resolveu fazer uma mamografia e constatou o tumor. Hoje, espera ansiosamente o desfecho do tratamento.

Tenho a sensação que falta pouco para acabar. É igual criança quando está chegando o dia das crianças e sabe que vai ganhar um presente. Meu presente está chegando

Fernanda Lopes
Fernanda Lopes conta que viu no Projeto uma forma de acreditar na vida (Foto: Arquivo/Projjeto Vida)

Futuro

É possível acompanhar os trabalhos de Jullius no ‘Projjeto Vida’ por meio das redes sociais, como Facebook. Contudo, em breve, ele já pensa em materializar as fotografias, depoimentos e artigos de especialistas em revistas e livros para serem colocados em consultórios oncológicos como forma de demonstrar às vítimas do câncer que ainda há esperança.

Não é para ser vendido, mas para deixar nos consultórios de oncologistas. A pessoa que chegou, fez o exame e constatou que está com câncer, vai ter a possibilidade de ver, por meio das fotografias e os testemunhos, que não é algo assustador

Jullius Nascimento
Thaís Roxo declara que, mesmo com a queda do cabelo, nunca deixou de ser bonita (Foto: Arquivo/Projjeto Vida)

Edição: Isabela Wilvock

Publicado por:Isabela Wilvock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s