Andressa Alves

As redes sociais são acessadas diariamente por bilhões de pessoas. Publicações — textos, fotos e videos — são compartilhadas, curtidas e comentadas o tempo inteiro. Essas postagens demonstram, na maioria das vezes, somente momentos de alegria, prazer e bem-estar. Contudo, será que a felicidade demonstrada nas mídias digitais remetem à vida real?

Famosos e influenciadores digitais atualizam as linhas do tempo e histórias em grande parte do dia. É pertinente lembrar que o Instagram é a rede mais utilizada atualmente para realizar as postagens. Viagens, passeios e até mesmo as refeições nos melhores restaurantes são compartilhadas em tempo real.

Facebook, Instagram e Twitter estão entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil (Foto: Divulgação/Internet)

A professora universitária e psicóloga Laís Sudré afirma que as pessoas mostram momentos de bem-estar, mas a quantidade dessas publicações felizes podem conceder uma falsa impressão ao outro. “Não vemos o outro lado. Não conseguimos fazer a avaliação de aspectos positivos e aspectos negativos“, reafirmou.

O que pode causar dano é a comparação. Se olho para a vida dos outros e acho que a deles é melhor, pode ocasionar menos satisfação com a minha própria vida

Laís Sudré
A psicóloga Laís Sudré ainda relata que a falta de contato com o mundo real, pode acarretar outros inúmeros sentimentos relacionados à satisfação com a vida (Foto: Joyce Patrocínio)

Quando me relaciono mais com o virtual pode parecer que está tudo bem, pois não foi mostrado o outro lado da moeda

Laís Sudré

Por outro lado, os internautas não apenas visitam perfis vizinhos, como também têm a necessidade de publicar os próprios momentos. Caso as publicações não tenham o retorno esperado — quantidade de favoritos, curtidas, compartilhamentos ou comentários — podem interferir diretamente no humor da pessoa.

O jornal EL PAÍS publicou uma pesquisa sobre o assunto no ano de 2016. O assunto se estende aos dias atuais. Conforme dados divulgados por uma pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin-Madison, localizada nos Estados Unidos, as experiências do Facebook mais prejudiciais a autoestima são as fotos, curtidas e comentários.

A estudante do curso de Direito do Centro Universitário FAESA Vitória Martinelli, 19 anos, confessa já ter sido afetada emocionalmente por publicações nas mídias digitais.

Já publiquei fotos e esperei que fosse gerar curtidas, porém isso não aconteceu. O que consequentemente me deixou mal

Vitória Martinelli
A estudante de direito Vitória Martinelli admitiu já ter sido afetada por publicações nas mídias digitais (Foto: Arquivo pessoal)

No episódio “Nosedive” da série de ficção científica Black Mirror o tema é retratado. Uma mulher tornou-se impopular na mídia social porque dependia de curtidas e aprovações dos outros, além de transmitir uma falsa felicidade para agradar terceiros e, consequentemente, conseguir pontos. Quanto maior fossem os pontos, maior seria o acesso à alta sociedade.

Quanto mais pontos você possui, mais fácil é o seu acesso à alta sociedade. Essa é a proposta do terceiro episódio da primeira temporada de Black Mirror.

Nem tudo que é postado remete o verdadeiro sentimento. O estudante do curso de Enfermagem da FAESA Paulo Ricardo, 28, afirma saber que nem tudo na internet é verdade. “As vezes, forçam a barra, tentam emplacar alguma coisa e vemos inúmeros fracassos”, disse.

Paulo Ricardo é estudante do curso de Enfermagem da FAESA e declara saber dos riscos gerados pela pressão que as redes sociais exercem (Foto: Arquivo pessoal)

FOTO DO DESTAQUE: Redação Online – Divulgação/Internet

Edição: Andressa Alves

Publicado por:Andressa Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s