Thread: uma forma diferente de contar histórias

Isabela Wilvock

Surgiu no twitter um novo estilo de post chamado thread. Em tradução literal, significa fio. Eles são usados para contarem histórias em segmentos ou para simples entretenimento. O surgimento desse segmento se deu devido à limitação de caracteres — números, letras e pontuações — do twitter, pois surgiu no usuário a necessidade de contar histórias de maneira organizada, em forma de linha do tempo.

Pode-se encontrar os mais diversos assuntos, que vão desde assassinatos misteriosos até ações e reações de desenhos animados. Para criar uma thread, basta escrever um tweet original (que ficará acima de todos os outros) e, em seguida, clicar no botão de “+” para acrescentar os outros comentários na ordem que deseja. Quando terminar todos, é só clicar em “tweetar tudo”, ou seja, publicar. Confira:

Tutorial de como fazer uma thread (Foto: Isabela Wilvock/ Núcleo de Jornalismo)

A estudante de biomedicina Mariana von Rondow fez uma thread sobre plantas medicinais. Ela afirma que o interesse veio a partir de um livro emprestado por uma professora. As curiosidades sobre as plantas, que são comuns no dia a dia de muitas pessoas, a estimularam compartilhar a informação.

Minha intenção era informar os usos corretos e conscientizar as pessoas sobre as contraindicações. Muitos fazem o uso indevido por achar que é natural e não fará mal

Mariana von Rondow

A futura biomédica ainda declara que gosta muito das threads e, por mais simples que pareça, elas agregam muito conhecimento. A escrita é uma das coisas que chamam a atenção dela e as informações, junto com as imagens, que a maioria tem, prendem muita a atenção, mesmo quando a thread é grande.

Os variados assuntos de threads

São muitas as threads que fazem ou fizeram sucesso. Confira abaixo uma seleção de algumas das que mais chamaram a atenção das pessoas. Para ter acesso basta clicar em cima da imagem.

Imagem do Destaque: Giphy

Edição: Andressa Alves/ Núcleo de Jornalismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s