Bruno Laurindo

Em uma noite fria, em um sábado, bati um papo com Marcus Alexandre, vulgo “Gatão”. Um cara genial que conheci durante minha estada na Cidade de Vitória, Espírito Santo. Sr. Marcus, como é conhecido pelos amigos de trabalho, tem 54 anos e se classifica como uma pessoa “moderninha”. Radialista, maratonista, segurança e universitário. Ele diz que não tem tempo devido à correria do dia a dia, pois trabalha, estuda, cuida da família e, ainda, se dedica aos projetos acadêmicos.

Apesar do tempo apertado, Marcus não perde o interesse pela leitura (foto: Bruno Laurindo)

Gatão, apelido que ganhou dos amigos de Guarapari em 1975 devido à agilidade ao brincar de “pique-pega”, preferiu marcar a entrevista em um dos poucos estabelecimentos em que se sente à vontade, a Vox Music Store, uma loja especializada na venda de Discos de Vinil nacionais e importados.

Marcus Alexandre dos Santos Gomes nasceu em Vitória, capital do Espírito Santo, na década de 60, foi criado em Vila Velha e Guarapari. Na memória tem ainda as atitudes e influências da infância, adolescência e início da formação adulta, que conservou por meio da família. Casado com a Sra. Simone e pai de três filhos: Igor, 31 anos, Alexandre, 28 anos, e Lucas, o mais novo, com 24 anos. Gatão permanece morando em Guarapari e se mantém na ativa praticando corrida de rua, leitura sobre filosofia, política e comunicação social.

Católico, Marcus Alexandre só tem os domingos livre para dedicar-se à família, ir à missa e cuidar da saúde física e mental. Não come carne, não ingere bebidas alcoólicas, não fuma, é vegetariano e ama discos de vinil. Com um olhar pensativo, revela o momento difícil que passou por causa da depressão que enfrentou entre os anos de 2000 e 2001. Não entrou em detalhes, mas diz que superou.

Em 30 anos como profissional de radiodifusão, exerceu as funções de Programador Musical, Produtor Executivo e Coordenador de Promoções em várias emissoras de Rádio, AM’s e FM’s da Grande Vitória. Na indústria fonográfica, ganhou experiência gigantesca ao trabalhar nas seguintes gravadoras: Polygram do Brasil, Universal Music, Deck e Biscoito Fino.

Desde 2018, se dedica aos estudos no Curso Superior de Tecnologia em Marketing, modalidade Ensino a Distância (EAD) pela FAESA Centro Universitário. Marcus revela, todo sorridente, que a escolha de trabalhar na FAESA foi devido ao carinho que tem pela instituição e pela família Theodoro. Já a opção de fazer EAD se deve à praticidade. “Gosto da vibe. Dedico-me aos projetos na parte da manhã. Trabalho nas partes da tarde e noite e estudo aos sábados”, declara Gatão.

Trajetória no Rádio

Em 1988, Marcus Alexandre teve a primeira experiência em um estúdio de Rádio quando entrou para equipe da Tropical FM, exercendo a função de auxiliar de programação. Gatão classifica o clima vivido naquele ambiente como espetacular. Ele lembra com carinho o início harmônico e descreve os puxões de orelha do saudoso amigo Antário Filho.

Em 1990, Gatão fez parte da equipe Rádio Cidade. Era programador musical responsável pela programação noturna e revela a emoção vivida com as transmissões via satélite da Rádio de Vila Velha. “Era uma coisa que estava entrando no rádio, as redes via satélite para todo o Brasil”, conta o Programador.

No ano de 1992, já mais experiente e ainda como programador musical, trabalhou na Capital FM, na época emissora do sistema Gazeta, onde conheceu o verdadeiro segmento dance/pop internacional. Conheceu DJ’s do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Especializou-se em desenhos artísticos, locução, produção de conteúdo, promoção e publicidade.

Em 1995, Marcus Alexandre trabalhou na gravadora Polygram do Brasil como Divulgador Fonográfico. Já em 1999, na mesma função, prestou serviços para a gravadora Universal Music. Fez parte da equipe das gravadoras Deck e Biscoito Fino nos anos de 2000. Em 2001, participou da inauguração da Rádio Vila FM, que tinha departamento e estúdio montados dentro de uma escola no bairro Glória.

Em 2003, mudou de ramo e foi trabalhar na empresa “Realixia Importadora” como representante de vendas de vinhos importados e alimentos integrais. De volta ao Rádio, no ano de 2005, entra para o sistema Gazeta como telefonista da Rádio Gazeta AM. Em 2006, foi convidado para fazer parte da equipe da Rádio Tribuna FM, onde trabalhou por 12 anos exercendo a função de programador musical.

Prática Esportiva

O ilustre radialista também pratica esporte e conta que tudo começou no ano de 1976 com as “peladas” nos campinhos de terra. Depois veio o rolé de skate nas pracinhas e o amor pelo surfe de peito nas praias e arrebentações.

Marcus abre o sorriso com a excelente colocação na 15ª Corrida Faesa (Foto: Bruno Lopes)

Em 1981, conheceu o atletismo na Escola Técnica Federal. Marcus Alexandre revela que, junto com a leitura, o skate e o surfe fizeram a cabeça dele nos anos 80 e 90. O maratonista coleciona revistas sobre o assunto e também playlists com clássicos do Rock’n’Roll nacional e internacional. A primeira maratona que Sr. Marcus participou aconteceu no ano de 1989, no Rio de Janeiro, com o tempo de 3h53min. Um ano depois terminou a mesma maratona com o tempo de 3h15min. Durante a entrevista, ele confirma não ser um competidor, porém já completou três provas de 42 quilômetros, várias de 21, 15 e 10 quilômetros.

“A corrida me acalma e eleva minha moral ao mesmo tempo”

Marcus Alexandre

Novos horizontes

Em 2018, retorna para a FAESA, campus 1, para integrar a equipe de segurança. No exercício da função de Fiscal de Pátio, Sr. Marcus usa toda a experiência adquirida dentro dos 30 anos de Rádio para manter um bom diálogo com colegas, alunos e clientes da Instituição. Nesse mesmo ano, realiza um sonho antigo ao iniciar a graduação a distância (EAD) na disciplina de Tecnologia em Marketing.

Marcus Alexandre deposita todas as fichas sempre visando o futuro. Visionário, sem dúvidas, é um grande exemplo. Um homem do bem. “A reciclagem e atualização do conhecimento no Ambiente Virtual é indispensável à matéria que escolhi”, revela Marcus.

Edição: Diogo Cavalcanti

Foto de Destaque: Bruno Laurindo

Publicado por:Diogo Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s