Maria Fernanda Cardoso

O mercado atual pode ser um lugar muito assustador para aqueles que ainda são pequenos negócios, mas não há o que temer porque existem algumas ferramentas que você pode usar para conquistar seu espaço no mercado e também na memória afetiva do cliente.

Antes de começarmos, preciso me apresentar: sou alguém que está no cotidiano da maioria dos brasileiros seja no conforto de casa ou fora dela. Apesar de ser vista, antes como apenas um chinelo de borracha barato e resistente, hoje, eu sou um símbolo de moda internacional. Isso mesmo, sou a Havaianas.

Por viver não só nos pés do povo brasileiro, mas, também, em um lugar especial na mente deles, eu sei bem como agradá-los e, hoje, compartilharei algumas dicas com você.

Não existe exatamente uma fórmula mágica para criar um texto publicitário perfeito. Contudo pode-se fazer a partir daquilo que faz sentido no contexto pelo qual você vai usá-lo. Ele não é apenas a seleção de signos verbais e não verbais quaisquer, mas no entendimento da escolha correta que mexa com os sentimentos do leitor e o leve a pensar que aquilo foi feito especialmente para si.

O primeiro contato do consumidor com o anúncio é feito por  meio do título publicitário que acaba funcionando como uma forma de ‘‘isca’’ para atrair o leitor e manter seu interesse em ler a peça. Para isso, geralmente, são usadas frases curtas e com grande impacto que apresentem alguma parte do assunto sem o esgotar.

Diferentemente do título que varia em cada campanha, o conceito geral e duradouro do produto, serviço e/ou da empresa estará presente no seu slogan. É essa frase, geralmente, curta e sonora a responsável em afirmar o posicionamento da marca.

A campanha reposicionou a marca Havaianas (Imagem: Divulgação)

Antes que eu possa dar o exemplo, você já deve ter se lembrado dos dois slogans que marcaram e consagraram a marca Havaianas em dois momentos diferentes. Primeiro, em 1967, quando várias empresas estavam lançando produtos semelhantes por conta do grande sucesso e, então, lançamos o slogan. ‘‘Legítimas, só Havaianas. Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro’’. Posteriormente, com o reposicionamento da marca, foi criado o slogan que até hoje é utilizado ‘‘Todo mundo usa’’.

Agora vamos conhecer os Teasers. Caso você não esteja familiarizado com o termo, eles são peças que procuram criar e despertar curiosidades no expectador. Ela vem seguida de outra peça que depois revelará e trará o desfecho dessa campanha.

Em uma campanha contando com a participação da atriz Suzana Viera foi criado um Teaser para gerar expectativas no público antes da divulgação da campanha oficial ‘‘Adivinho’’.

Por fim, falaremos sobre os anúncios de oportunidade que são peças criadas especialmente para aproveitar momentos específicos do dia a dia. Existem 3 tipos de anúncios de oportunidade: previsível, imprevisível e semiprevisível. Um exemplo de anúncio imprevisível que marcou presença na maioria das produções durante o ano de 2020 foi a doença Covid-19 que pegou o mundo todo de surpresa. A Havaianas criou uma campanha em apoio a comunidades carentes com a ideia de criar uma ‘‘Rede do bem’’ aderindo outras empresas ao movimento.

Campanha em apoio a comunidades carentes (Imagem: Divulgação)

Com isso, podemos concluir que qualquer um é capaz de criar uma campanha marcante e que seja sempre lembrada. Por isso faça como as Havaianas e deixe suas pegadas marcadas por todo o mundo.

>>> Esse texto faz parte de uma série de produções opinativas sobre Publicidade  e Criatividade feitas por estudantes de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. As produções tiveram a orientação do professor Victor Mazzei.

Edição: Isabela Wilvock

Imagem de Destaque: Gabi Palmejani e Vitória Gava / Núcleo de Publicidade

Publicado por:Valmir Matiazzi

Um comentário sobre ldquo;Artigo de opinião: Dicas pra lá de legítimas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s