Camille Machado

Caro microempreendedor,

Você já ouviu falar de publicidade? Sabia que ela está mais presente no nosso dia a dia do que esperamos? Ela aparece em outdoors, revistas, jornais, televisões, rádios e sites anunciando produtos de diversas marcas e consolidando aquelas que já conhecemos. Atualmente, ela se tornou indispensável para o crescimento de um negócio e, se utilizada da maneira correta, pode gerar uma enorme expansão da sua empresa.

Agora que você já tem uma noção do que é publicidade, está apto para saber algo sobre o texto publicitário. Você sabia que o texto é o responsável por persuadir o leitor? Ele determina quanto tempo o cliente em potencial ficará em contato com a peça e por isso deve ser cuidadosamente escolhido para arrematar o máximo do seu público possível. No entanto, o texto publicitário possui várias vertentes e, atenção, pois todas elas são extremamente importantes.

O texto publicitário tem muitas vertentes para que chegue até resultado final (Foto: Site Rocketwp)

A primeira vertente é o título publicitário que traz o leitor para a peça. Ele determina se o leitor terá interesse em continuar a leitura ou se vai simplesmente abandoná-la. Por isso, é ali que você deve depositar a informação mais importante. Contudo, tenha cuidado, pois esse título precisa estar de acordo com a imagem.

Como segunda vertente, temos o slogan publicitário que é a empresa resumindo todo o seu conceito em apenas uma frase. Ela é formada por sonoridade, ritmo e forma, sendo o espaço ideal para afirmação do posicionamento da marca. Cuidado para não confundi-lo com título! Afinal, o slogan permanece por um período indeterminado de tempo.

Assinatura de campanha é a terceira vertente a qual é a afirmação sobre o diferencial apresentado pela empresa na publicidade. É a resposta ao título e conclui o pensamento proposto no anúncio, se tornando, assim, o fechamento da peça. No entanto, ela some quando uma nova campanha é criada.

Para a quarta vertente, temos o bordão que está presente no dia a dia por meio de ditados populares e memes. Ele vem com a intenção de memorização e repetição na vida cotidiana. Para se criar um bordão, é preciso apostar em algo flexível e adaptável a várias situações. E claro, torcer para cair nas graças do seu público! Tá tranquilo e favorável até aqui? Sim? Então, vamos prosseguir.

Senhoras e senhores vêm aí a quinta vertente. Ele é responsável por criar e despertar a curiosidade no leitor e é acompanhado por expressões sugestivas como “vem aí” ou “em breve”. Sim, estamos falando dele mesmo. O teaser. Mas o custo se torna maior pela produção de duas ou mais peças para dar sentido à campanha.

Sendo a sexta e última vertente, temos o anúncio de oportunidade, feita para aproveitar momentos específicos. Os previsíveis são aqueles que se baseiam em datas marcadas como dia das mães. Os imprevisíveis são os marcados por um fato inesperado como a pandemia. Por fim, os semiprevisíveis são aqueles momentos que podem ter dois ou mais desfechos como o resultado de um jogo de futebol.

E, agora que você já está sabendo de tudo isso, microempreendedor, já está pensando em como usar o texto publicitário para futuras campanhas? Não perca a oportunidade de alavancar sua empresa, afinal, o público adora boas ideias. Quem sabe a sua não possa ser a próxima?

Atenciosamente, redatores publicitários.

>>> Esse texto faz parte de uma série de produções opinativas sobre Publicidade e Criatividade feitas por estudantes de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. As produções tiveram a orientação do professor Victor Mazzei.

Edição: Isabela Wilvock

Imagem de Destaque: Gabi Palmejani e Vitória Gava / Núcleo de Publicidade

Publicado por:Valmir Matiazzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s