Mariah Oliveira

Este texto é um guia prático de como você pode fazer publicidade de forma estratégica e criativa para o seu negócio, mas, claro, sem esquecer que o redator publicitário já é um especialista no assunto e pode adiantar muito a sua vida. Então, vamos começar.

Primeiramente, a sua propaganda precisa ser atrativa e manter a atenção do leitor. Ele tem que sentir que aquilo foi feito para ele. Assim que ele colocar os olhos no anúncio, você precisa fisgar a atenção dele. Por isso, a informação mais importante a ser passada deve estar em destaque no título para garantir que ele leia tudo até o final. Ah, não esqueça que uma boa imagem também pode reforçar ou complementar a mensagem e até mesmo criar uma nova ideia para a propaganda.

O leitor tem que sentir que aquilo foi feito para ele. A propaganda tem de ser atrativa e manter a atenção (Imagem: neilpatel)

Outro passo importante para o cliente não tirar sua empresa da cabeça, é falar bem de si. Sim, pode parecer egocêntrico, mas você precisa apresentar os valores e posicionamento da marca resumidamente, de forma marcante. Quer um exemplo? Aposto que já ouviu as frases: “amo muito tudo isso” ou “a cerveja que desce redondo”. São slogans consistentes e fáceis de serem memorizados pelo público. Percebe que eu nem precisei mencionar os nomes das empresas para você lembrar imediatamente do Mc Donald’s e da Skol? Pois é, o slogan é a assinatura da marca, um recurso expressivo da linguagem apresentado com sonoridade, ritmo e forma.

Falando em grudar na mente, outro recurso usado para gerar memorização da marca e aproximá-la do público é o bordão, que constantemente são frases curtas e informais que “sem querer querendo” passam a ser repetidas na conversa cotidiana e tornam-se expressões populares. O contrário também pode acontecer, que é adaptar frases conhecidas no contexto da propaganda e, se cair no gosto do público, “é só correr para o abraço”.

Slogans passam a ser repetidos na conversa cotidiana e tornam-se expressões populares. Assim a popularidade da marca aumenta (Imagem: Freepik)

VEM AÍ MAIS DICA DE COMO PERSUADIR O SEU PÚBLICO. AGUARDE!

Ficou curioso? Então, vamos para mais uma dica. Agora, para estimular a curiosidade do público. Normalmente, o teaser vem acompanhado de expressões, como “aguarde”, “vem aí” e “em breve” para gerar ansiedade no leitor/ouvinte em relação a um lançamento. O objetivo é criar uma campanha publicitária com uma peça de expectativa, que faça o público comentar sobre a marca. Em seguida, outra peça com a revelação da mensagem enigmática. Atenção: criar teaser com frequência e sem a real necessidade pode gerar frustação e tédio no público.

Te dei várias dicas de como usar o texto de forma criativa na publicidade, mas se você não souber quando aplicá-las, não vai adiantar. Por isso, é preciso ficar de olho nas datas marcantes durante o ano, como eventos e comemorações, e esperar o inesperado. Como assim? Sempre surge um meme ou uma notícia bombástica que pode ser o momento ideal para marcar presença e divulgar o produto. Então, é preciso ser rápido para aproveitar a oportunidade.

É preciso esperar o inesperado. Sempre ficar de olho no que está acontecendo para aproveitar o momento e não perder a oportunidade (Imagem: Agência Profite)

Agora, que você está mais atento sobre o papel do texto na publicidade, é só começar. Use a criatividade para dar destaque a sua marca, atrair novas conexões e despertar o interesse dos seus consumidores. Supere as expectativas! Mas se ainda assim achar que não leva jeito ou que os resultados estão ruins, já sabe: contrate um publicitário! Beijo, me liga.

>>> Esse texto faz parte de uma série de produções opinativas sobre Publicidade e Criatividade feitas por estudantes de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. As produções tiveram a orientação do professor Victor Mazzei.

Edição: Isabela Wilvock

Imagem de Destaque: Gabi Palmejani e Vitória Gava / Núcleo de Publicidade

Publicado por:Valmir Matiazzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s