JÚLIA ROSEMBERG WERNECK

Ah, o alívio de estar terminando a graduação e se jogar de braços abertos no mercado, certo? Bem, nem todos os alunos que estão prestes a se formar tem esse sentimento e isso tudo devido ao que costumamos imaginar que o mercado está esperando: o profissional com vasta experiência. Esse foi um dos principais pontos trabalhados no evento “Mercado Audiovisual: bate-papo com profissionais da área” em que os alunos do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário puderam conversar com profissionais da área e obter conselhos preciosíssimos que, com certeza, deu para acalmar o coração. Matheus Norona, Bento Abreu, Phillip Shalders e Marina Abranches bateram um papo maravilhoso e renovaram o gás dos estudantes.

Os alunos conversaram e compartilharam experiências com Matheus Norona, Bento Abreu, Phillip Shalders e Marina Abranches (Printscreen: Carine Cardoso)

Uma das maiores preocupações do jovem formando é como vai ser a vida depois de sair da faculdade. Às vezes, nos questionamos se estamos prontos ou não para o “mar de tubarões” que nos aguarda. Fazendo parte dessa galera, sinto que essa insegurança vem do desconhecido e, ao ouvirmos sobre o início e o desenvolvimento das jornadas desses incríveis profissionais, é como se o caminho se iluminasse e, finalmente, pudéssemos ver ou ter a estrada de tijolos amarelos.

A trilha de tijolos amarelos simboliza o caminho que Dorothy em “O mágico de Oz” fez com o Espantalho, Homem de Lata e o Leão Covarde até a Cidade das Esmeraldas (Imagem: Washingtonmonthly)

É inevitável ficar nervoso ou ansioso, afinal é uma nova etapa e mudanças são sempre difíceis. Entretanto, podemos perceber que isso é apenas no início e que a nossa jornada é feita de erros, acertos, perceber o que deu certo e o que não deu para que na próxima vez tudo ocorra mais suave. Assim é a vida. Acredito que todos nós podemos conseguir oportunidades se corrermos atrás!

Existe um ditado que diz que nada extraordinário vem de uma zona de conforto e isso se aplica à nossa carreira. Temos que criar as nossas oportunidades e não ficar esperando elas caírem em nossos braços. O mercado audiovisual é cheio de possibilidades, sem contar que sempre podemos testar e treinar nossos conhecimentos adquiridos na faculdade por meio dos festivais, concursos, editais e outros eventos mais que possibilitam aos vencedores bolsas de estudos e de emprego. São oportunidades para se adquirir experiência, palavra que tanto assombra o universitário.

“O QUE?” (Gif: giphy)

É comum aparecer nas descrições de estágios que estão procurando candidatos que já possuem alguma experiência na área e os alunos sempre ficam aflitos, pois desejam adquirir a mesma, mas, para tê-la, acham que alguém precisa fornecer essa oportunidade em primeiro lugar. É claro que muitos lugares treinam estagiários, mas costumam fazer quando o mesmo possui pelo menos algum conhecimento e é aí que te digo que você não precisa disso para ter experiência.

Às vezes, parece que não existem, mas as possibilidades de adquirir experiência são diversas, como, por exemplo:

  • Youtube! Quer mais conteúdo incrível e de graça do que no Youtube?! Aproveita e mergulha nos milhares de tutoriais sensacionais, nos conselhos dos profissionais que compartilham nos seus canais suas experiências e etc. Não dá pra reclamar um pingo de falta de conteúdo, viu?
  • Se aventurar e produzir conteúdo. Você já assistiu vários conteúdos incríveis. Agora, é hora de colocar o que aprendeu em prática, lembrando que é com as várias tentativas que aprendemos e que não precisamos de equipamentos caros para produzir. Pegue esse celular e se aventure.
  • Concursos, congressos, festivais, editais e tudo mais que tiver para submeter trabalhos. A primeira regra é não ficar de fora. Precisamos sempre estar antenados e em concursos e congressos. Além de ficarmos atualizados, podemos ter um feedback dos nossos trabalhos, sem contar que o network é sensacional.
  • Projetos de extensão na faculdade. Essa é uma das oportunidades que eu mais recomendo. Juro. Eu não teria metade do conhecimento que tenho hoje se eu não tivesse participado dos projetos da faculdade. Foi sensacional poder aprender e testar os conhecimentos com o auxílio e orientação dos professores.

Essas são apenas algumas formas de adquirir experiência sem possuir experiência… haha. O segredo é criar suas próprias oportunidades e compartilhá-las com o mundo e, certamente, você terá experiências incríveis.

“Você consegue isso” (Gif: giphy)

>>> Esse texto foi produzido a partir do evento “Mercado Audiovisual: bate-papo com profissionais da área” realizado na disciplina Comunicação e Publicidade Integrada, ministrada pela professora Carine Cardoso, do 8º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário.

Imagem de Destaque: Washingtonmonthly

Edição: Isabela Wilvock

Publicado por:Isabela Wilvock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s