Tamires Mozart
Você tem um pequeno negócio e quer torná-lo bem maior? Como amiga e também microempreendedora, preciso dizer a você que não é nada fácil. Você precisa de algumas ferramentas que, com certeza, serão a chave que você precisava virar para abrir a porta do sucesso.
Mediante o cenário atual, muitas pessoas precisaram criar novas fontes de renda. Com isso, certamente, surgiram novos concorrentes para você, certo? Então, se você não é todo mundo, por que fazer sempre as mesmas coisas que os outros fazem para ampliar seu negócio? A seguir, irei compartilhar algumas ferramentas de publicidade para o seu sucesso.

Um texto publicitário para fazer a divulgação do produto ou serviço é uma ferramenta que te aproxima do público alvo. Mas não é apenas escrever algumas palavras bonitas. O texto precisa envolver o cliente. Apresentar as características do produto de forma leve e que chame a atenção, que mexa com os sentidos. Um bom texto certamente valoriza o negócio.
O texto publicitário é produzido mais para ser falado do que para ser lido. Em outras palavras, é como música: você até entende a letra, mas algumas produzem sentido maior do que o outras ao serem ouvidas.

A qualidade do conteúdo não depende do tamanho do texto. Contudo precisamos fazer avaliações para saber o que é mais adequado. Vejamos:
– O produto ou serviço tem muito o que comunicar?
Se for um produto já consolidado, deve-se tomar cuidado para não falar muito, sendo repetitivo. Se for um produto novo que precisa falar sobre ele e como funciona, o texto precisa ser explicativo e, dependendo do que seja, é consequência ser um texto maior.
– O meio ou veículo comportam o tamanho do texto?
São alguns exemplos: o outdoor precisa ter textos pequenos por ser em um meio urbano onde as pessoas não param para ficar lendo. Por isso precisa ser chamativo. Já a revista é o oposto. As pessoas querem ler com calma.
– O público que atinge é um público que realmente se interessa?
Se o título do texto para a divulgação do produto fizer seu papel, o público virá para saber mais. Com isso, o uso de um bom texto publicitário irá cativá-lo. Quem antes tinha apenas um interesse, agora estará envolvido com a marca. Mas, claro, se o público é mais adulto, o texto deve ser melhor elaborado em suas palavras. Contudo, se for mais jovem, como sabendo que são menos interessados em ler, um texto mais curto seria o ideal.
– Seu posicionamento está alinhado?
Se a marca está em construção, o produto ou serviço precisa se apresentar bem e explicar como funciona . Isso nos leva de volta ao primeiro tópico.
Acima de um bom texto, precisamos de um título. Um título que faça a pessoa parar o que está fazendo para ler o texto. Para isso, boa parte dos autores da área sugerem textos curtos. O título precisa dialogar com o que é mais importante na peça.
Outra ferramenta para se utilizar é o slogan, que em sua maioria são frases menores para serem memoráveis.
Juntando tudo isso e mais um pouco, eu, amiga e também microempreendedora, preciso dizer a você que o sucesso é logo ali…
>>> Esse texto faz parte de uma série de produções opinativas sobre Publicidade e Criatividade feitas por estudantes de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. As produções tiveram a orientação do professor Victor Mazzei.
Edição: Isabela Wilvock
Imagem de Destaque: Gabi Palmejani e Vitória Gava / Núcleo de Publicidade