Gabriela Jucá
O “Segue a Dica” está muito especial. Celebrando o Dia das Mães, nossa querida Marilene Mattos, professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário, chegou para abrilhantar o espaço com indicações de séries, filmes e livros. Além disso tudo, ela também compartilha um pouco da experiência da maternidade.
Marilene é uma espécie de mãezona para os alunos e professores que têm a oportunidade e o privilégio de contar com ela. Quando perguntada sobre o significado de ser mãe, a professora perde as palavras. A dimensão da força da maternidade veio com a chegada das duas filhas, Luísa e Helena. “É simplesmente uma explosão de sentimentos. Sou incapaz de descrever”, afirma.

A professora também tem o costume de conviver, diariamente, com muitas mães nos colegiados dos cursos da FAESA. Juntas, compartilham os desafios da maternidade e da vida. Ela acompanhou colegas grávidas, viu crianças crescerem, que, hoje, já alçam voos para bem longe. O ciclo da vida vai se desenrolando ao lado de mulheres maravilhosas, como ela diz, com muito companheirismo e afeto.
Marilene é muito crítica em relação a forma como aproveita o tempo e a vida. “Estou aprendendo e aceito dicas”, diz. Mesmo com essa ideia, a professora é certeira quando pensa: “fundamental mesmo é o amor”.
O respeito ao outro é essencial para a nossa existência de forma mais humanizada
Marilene Mattos
Séries
Como boa jornalista, Marilene é curiosa e vê de tudo um pouco. No mundo das séries, até o momento, “Black Mirror” foi eleita como a favorita. Centrada em temas satíricos que põem em cheque a relação da sociedade com novas tecnologias, a série é a melhor indicação para quem gosta de reflexões sobre o futuro, mesmo sendo uma ficção. As 5 temporadas de “Black Mirror” estão disponíveis na Netflix.
Nas indicações de Marilene também consta o fenômeno “O Gambito da Rainha”, série sucesso de público e crítica. É uma excelente opção para maratonar: com uma protagonista decidida, determinada e empoderada, a série é imersa no mundo do xadrez e é focada em Beth, uma órfã prodígio do xadrez, que luta contra vícios enquanto enfrenta os maiores enxadristas do mundo. A série também está disponível na Netflix
Adorei o Gambito da Rainha porque aborda os desafios de uma jovem mulher para chegar no topo do mundo
Marilene Mattos
Marilene também indica para quem gosta de um bom suspense, a série “Por trás de seus olhos”. A sinopse é a seguinte: uma mãe solo se envolve em um jogo perigoso ao ter um caso com o chefe e fazer amizade com a esposa dele, que é um tanto enigmática. A série vale pelo suspense, mistério e final da história. Marilene ainda destaca que não se restringe às produções hollywoodianas. Ela gosta de assistir séries de vários países e várias épocas. “Adoro identificar e comparar os aspectos culturais apresentados nas produções”.
Filmes

O icônico “Matrix” está no topo da lista de filmes favoritos de Marilene. “A primeira vez que tentei assistir Matrix, eu não consegui. Estava grávida da minha primeira filha e ela ficou muito agitada. Contudo, depois, eu assisti e até hoje é o meu preferido”.
Assim como nas séries, a professora tem a tendência de gostar de histórias que relacionam humanos e a tecnologia. O filme se passa em um futuro distópico, em que a realidade é, na verdade, uma realidade simulada chamada “Matrix”, criada por máquinas sencientes para subjugar a população humana. O personagem Neo (Keanu Reeves) é atraído para uma rebelião contra as máquinas, que envolve outras pessoas que foram libertadas do “mundo dos sonhos”. Um clássico do cinema.
“Matrix” está disponível na Netflix.

Dos lançamentos mais recentes, o destaque vai para “Meu Pai”, estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman. A história é sobre um homem idoso que recusa a ajuda da filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora. Ao tentar entender as mudanças, ele começa a duvidar da família, da própria mente e até mesmo da realidade.
“É um excelente filme. Aborda o ponto de vista de um idoso em relação aos problemas da velhice. Tudo isso com muita sensibilidade”, indica Marilene.
O ator Anthony Hopkins arrematou, no Oscar 2021, a estatueta de Melhor Ator pelo papel, sendo a pessoa mais velha a receber o prêmio.
Livros
O clássico de Antoine de Saint-Exupéry, ” O Pequeno Príncipe”, não poderia ficar de fora da lista de indicações. A história de amizade entre um homem frustrado e um principezinho que habita um asteroide no espaço encanta todas as gerações. Marilene já leu o livro inúmeras vezes, em momentos diferentes da vida. “Cada vez que lia, eu interpretava de forma diferente. Eu recomendo que todos leiam, pelo menos, uma vez na vida”.
Com o passar dos anos, Marilene conta que trocou “O Pequeno Príncipe” por “Sonhos de Einstein”. O romance de Alan Lightman congrega trinta sonhos do jovem Albert Einstein, propondo uma narrativa que dança entre a lógica e a poesia, entre o abismo da existência e a ironia bem-humorada. A obra de ficção narra sonhos estranhos e perturbadores relacionados com os mistérios do tempo e do espaço. Já perceberam que a nossa professora adora um mistério, não é mesmo?
Música

Como muitos de sua geração, a banda “The Beatles” impera na trilha sonora da vida de Marilene. Além dos jovens de Liverpool, ela também destaca o gosto por Pink Floyd, samba e MPB. Marilene escolhe as preferências musicais dependendo de como está se sentindo no dia.
Depende muito do meu humor. No geral, meu gosto gosto musical é bem diversificado
Marilene Mattos
Edição – Equipe de Jornalismo/FaesaDigital
Foto do Destaque – Arquivo/jornal Tendências