Marilene Mattos – Segue a Dica

Gabriela Jucá

O “Segue a Dica” está muito especial. Celebrando o Dia das Mães, nossa querida Marilene Mattos, professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário, chegou para abrilhantar o espaço com indicações de séries, filmes e livros. Além disso tudo, ela também compartilha um pouco da experiência da maternidade.

Marilene é uma espécie de mãezona para os alunos e professores que têm a oportunidade e o privilégio de contar com ela. Quando perguntada sobre o significado de ser mãe, a professora perde as palavras. A dimensão da força da maternidade veio com a chegada das duas filhas, Luísa e Helena. “É simplesmente uma explosão de sentimentos. Sou incapaz de descrever”, afirma.

Marilene Mattos (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora também tem o costume de conviver, diariamente, com muitas mães nos colegiados dos cursos da FAESA. Juntas, compartilham os desafios da maternidade e da vida. Ela acompanhou colegas grávidas, viu crianças crescerem, que, hoje, já alçam voos para bem longe. O ciclo da vida vai se desenrolando ao lado de mulheres maravilhosas, como ela diz, com muito companheirismo e afeto.

Marilene é muito crítica em relação a forma como aproveita o tempo e a vida. “Estou aprendendo e aceito dicas”, diz. Mesmo com essa ideia, a professora é certeira quando pensa: “fundamental mesmo é o amor”.

O respeito ao outro é essencial para a nossa existência de forma mais humanizada

Marilene Mattos

Séries

Como boa jornalista, Marilene é curiosa e vê de tudo um pouco. No mundo das séries, até o momento, “Black Mirror” foi eleita como a favorita. Centrada em temas satíricos que põem em cheque a relação da sociedade com novas tecnologias, a série é a melhor indicação para quem gosta de reflexões sobre o futuro, mesmo sendo uma ficção. As 5 temporadas de “Black Mirror” estão disponíveis na Netflix.

Nas indicações de Marilene também consta o fenômeno “O Gambito da Rainha”, série sucesso de público e crítica. É uma excelente opção para maratonar: com uma protagonista decidida, determinada e empoderada, a série é imersa no mundo do xadrez e é focada em Beth, uma órfã prodígio do xadrez, que luta contra vícios enquanto enfrenta os maiores enxadristas do mundo. A série também está disponível na Netflix

Adorei o Gambito da Rainha porque aborda os desafios de uma jovem mulher para chegar no topo do mundo

Marilene Mattos

Marilene também indica para quem gosta de um bom suspense, a série “Por trás de seus olhos”. A sinopse é a seguinte: uma mãe solo se envolve em um jogo perigoso ao ter um caso com o chefe e fazer amizade com a esposa dele, que é um tanto enigmática. A série vale pelo suspense, mistério e final da história. Marilene ainda destaca que não se restringe às produções hollywoodianas. Ela gosta de assistir séries de vários países e várias épocas. “Adoro identificar e comparar os aspectos culturais apresentados nas produções”.

Filmes

(Foto: Divulgação/Elo7)

O icônico “Matrix” está no topo da lista de filmes favoritos de Marilene. “A primeira vez que tentei assistir Matrix, eu não consegui. Estava grávida da minha primeira filha e ela ficou muito agitada. Contudo, depois, eu assisti e até hoje é o meu preferido”.

Assim como nas séries, a professora tem a tendência de gostar de histórias que relacionam humanos e a tecnologia. O filme se passa em um futuro distópico, em que a realidade é, na verdade, uma realidade simulada chamada “Matrix”, criada por máquinas sencientes para subjugar a população humana. O personagem Neo (Keanu Reeves) é atraído para uma rebelião contra as máquinas, que envolve outras pessoas que foram libertadas do “mundo dos sonhos”. Um clássico do cinema.

“Matrix” está disponível na Netflix.

(Foto: Divulgação/Adoro Cinema)

Dos lançamentos mais recentes, o destaque vai para “Meu Pai”, estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman. A história é sobre um homem idoso que recusa a ajuda da filha à medida que envelhece. Ela está se mudando para Paris e precisa garantir os cuidados dele enquanto estiver fora. Ao tentar entender as mudanças, ele começa a duvidar da família, da própria mente e até mesmo da realidade.

“É um excelente filme. Aborda o ponto de vista de um idoso em relação aos problemas da velhice. Tudo isso com muita sensibilidade”, indica Marilene.

O ator Anthony Hopkins arrematou, no Oscar 2021, a estatueta de Melhor Ator pelo papel, sendo a pessoa mais velha a receber o prêmio.

Livros

O clássico de Antoine de Saint-Exupéry, ” O Pequeno Príncipe”, não poderia ficar de fora da lista de indicações.  A história de amizade entre um homem frustrado e um principezinho que habita um asteroide no espaço encanta todas as gerações. Marilene já leu o livro inúmeras vezes, em momentos diferentes da vida. “Cada vez que lia, eu interpretava de forma diferente. Eu recomendo que todos leiam, pelo menos, uma vez na vida”.

Com o passar dos anos, Marilene conta que trocou “O Pequeno Príncipe” por “Sonhos de Einstein”. O romance de Alan Lightman congrega trinta sonhos do jovem Albert Einstein, propondo uma narrativa que dança entre a lógica e a poesia, entre o abismo da existência e a ironia bem-humorada. A obra de ficção narra sonhos estranhos e perturbadores relacionados com os mistérios do tempo e do espaço. Já perceberam que a nossa professora adora um mistério, não é mesmo?

Música

Capa do disco Abbey Road de 1969 (Foto/Divulgação)

Como muitos de sua geração, a banda “The Beatles” impera na trilha sonora da vida de Marilene. Além dos jovens de Liverpool, ela também destaca o gosto por Pink Floyd, samba e MPB. Marilene escolhe as preferências musicais dependendo de como está se sentindo no dia.

Depende muito do meu humor. No geral, meu gosto gosto musical é bem diversificado

Marilene Mattos

Edição – Equipe de Jornalismo/FaesaDigital

Foto do Destaque – Arquivo/jornal Tendências

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s