A importância da arte na vida das crianças

Kamily Rodrigues

É inegável a importância das crianças terem contato com a arte logo nos primeiros anos de vida, pois ativa diferentes áreas do corpo e, assim, os sentidos do ser humano são ativados. A pintura, a música, a dança, o teatro e outras vertentes da arte são essenciais, então, para o desenvolvimento dos processos metais e físicos da criança. Conheça abaixo as contribuições que cada arte pode trazer para o crescimento e o amadurecimento das crianças.

Pintura

A pintura infantil é imprescindível, pois estimula a criatividade ao permitir que a criança faça uso constante de sua imaginação a partir de tarefas simples, como colorir um desenho e contar histórias. Ela permite ainda que a criança tenha a capacidade de enxergar diferentes formas e desenhos em uma mesma situação. As experiências vividas ainda na primeira infância são de grande relevância por estimularem o lado sensitivo.

É por meio da pintura que se desenvolve habilidades como a noção de espaço, ao aprenderem a colorir, além de contribuir, ainda, para que ela comece a se conhecer ao demonstrar seus sentimentos por meio das cores. É interessante ressaltar que com a pintura, a criança passa a se interessar pelo desenho e comece a ter a própria opinião.

A pintura infantil é imprescindível para estimular a criatividade da criança (Foto: freepik.com)

Música

A música trabalha a sensibilidade da criança e auxilia no desenvolvimento cognitivo, na memória e na concentração. Nas aulas de música, as crianças aprendem a ler partituras, a solfejar – ler ou entoar um trecho musical – e, ainda, socializar momentos em grupo.

A música estimula a memória e ajuda a criança a melhorar o raciocínio lógico (Foto: freepik.com)

Crianças que tem contato com a música tendem a ter boa percepção sonora, serem criativas e saberem se expressar muito bem. Elas, ainda, tendem a ter ótimo raciocínio lógico e matemático, pois, ao tocarem um instrumento seguindo uma partitura, precisam saber o ritmo e calcular o tempo que sustentarão cada nota.

É importante que todo esse processo, seja explorado ainda na infância, uma vez que a maioria delas se interessam por música e tem facilidade em aprender. A musicalização infantil pode ser introduzida a qualquer idade, até mesmo com bebês, todavia é importante que cada faixa-etária tenha atividades específicas. Pessoas que na infância tiveram contato com a musicalização tendem a se tornarem adultos centrados e com alto senso de responsabilidade.

Dança

As vertentes da arte se complementam. Paralelo a música, encontramos a dança. A dança está presente em diversos momentos na infância, como, por exemplo, em brincadeiras de roda. A música tem papel fundamental, pois a sua prática trabalha a expressão corporal, previne doenças, ajuda a criança a aprender a lidar com as emoções e a descobrir sentimentos, além de ajudar na coordenação motora.

Há diversos tipos de dança para estimular as crianças. A prática do Ballet desde a infância estimula na criança o espírito de liderança ao praticarem os exercícios, uma vez que ensinam a ter autoconfiança. As aulas ainda na primeira infância tem como principal objetivo a diversão, pois crianças costuma ficar entediadas se não tiverem atividades que as distraiam. Por ser uma atividade praticada sempre em grupo, proporciona a socialização desde cedo, fortalece os laços afetivos das crianças, além de as ensinar o respeito mútuo e ensinar a serem compreensivas e tolerantes em relação as particularidades de cada um.

O Ballet ajuda também a ter boa postura e disciplina, pois os movimentos exigem precisão, concentração e foco. Conforme a criança vai crescendo, exige ainda mais a capacidade de associar os movimentos aos ritmos, o que contribui no desenvolvimento da memória ao lembrar dos passos.

Já a dança contemporânea é bastante benéfica para a formação da criança, pois permite que a criança crie resistência física devido a prática estimular todo o corpo. Na infância, a dança contemporânea possibilita que a criança se torne mais corajosa, uma vez que os movimentos praticados estabelecem desafios. As aulas permitem que desenvolvam a capacidade de pensar, sentir e imaginar por meio da expressão na dança. É possível também estimular a criatividade na criança, pois alguns professores permitem que elas participem das aulas sugerindo ideias para as coreografias.

Teatro

Para as crianças, o teatro também tem muito a agregar. Ele ajuda a aguçar o lado extrovertido. O teatro tem muito a auxiliar as crianças tímidas, pois contribui para o processo de desinibição para que consigam ter mais facilidade de socialização e de falar em público, sendo de grande ajuda ao longo da vida.

As crianças que fazem teatro costumam se expressar muito bem ao falar, pois as aulas contribuem na melhora da dicção e estimulam que elas sejam protagonistas na vida, o que eleva a autoestima. As atividades acompanham o desenvolvimento das crianças em relação a faixa-etária, o que é proveitoso, pois elas podem começar as aulas antes mesmo de saberem ler e escrever. As aulas são bem lúdicas para os mais novos: são utilizados jogos, brincadeiras e improvisações sempre estimulando a criança a enfrentar os próprios medos.

O teatro ajuda a criança no processo de socialização e na arte de falar em público (Foto: flickr)

A prática dessa arte, proporciona à criança um maior interesse pela leitura. Elas estão em contato direto com textos ao se prepararem para fazerem apresentações das peças, o que contribui desde cedo para que tenham um bom vocabulário. É muito importante que os pais incentivem os filhos, ainda pequenos, a praticarem o teatro para, assim, “tomarem gosto” e levarem consigo durante toda a vida, se tornando adultos seguros de si e mais sensitivos.

Edição: Kamily Rodrigues

Foto Destaque: (Foto: Imagem de anarosadebastiani por Pixabay)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s