Thiago Soares – Segue a dica

Daiane Obolari

O “Segue a dica” dessa semana convida o aluno Thiago Soares, 32 anos, do 5° período de Jornalismo da FAESA Centro Universitário e estagiário do Lacos, para trazer suas indicações. Thiago relata ser um verdadeiro apaixonada pela profissão e que precisou batalhar muito para seguir o sonho. Ele enfrentou uma infância difícil e desde cedo precisou tomar conta da casa para que a mãe pudesse trabalhar e sustentar ele e o irmão, criando, assim, um grande senso de responsabilidade na vida.

Aluno da rede pública durante toda a formação, Thiago conta adorar o teatro e que foi sempre muito comunicativo. Além disso, era muito fã de assistir aos jornais da televisão e, também, lê-los na versão impressa. A partir disso, a admiração pelo jornalismo foi se tornando cada vez maior. Quando finalizou o ensino médio, no ano de 2005, começou a fazer a prova do ENEM para ingressar na faculdade.

Logo em seguida, conseguiu um emprego de embalador em um supermercado. Gradualmente, foi conquistando espaço e sendo promovido a novos cargos na empresa. Ele é funcionário do supermercado até hoje. No ano de 2019, disputou uma bolsa de estudos na FAESA a partir da nota do ENEM anterior e finalmente conseguiu a aprovação que tanto almejava. Foi o início da realização de um grande sonho.

Thiago Soares, na faculdade de jornalismo, pode aprimorar a paixão por fotografia e televisão (Foto: Arquivo Pessoal)

Sei que parece clichê, mas estou ainda mais apaixonado pela profissão. O mundo de possibilidades que temos com os professores é incrível. Está sendo uma experiência além do que eu imaginava e sou muito grato a tudo isso

Thiago Soares

Inspiração no jornalismo

Paulo Henrique Amorim (Foto: Divulgação/Record)

Thiago conta que o falecido jornalista Paulo Henrique Amorim foi uma grande inspiração, mesmo antes de entrar no curso de Jornalismo da FAESA. Ele expõe que a maneira única de apresentar o programa “Domingo Espetacular” na Record TV, o timbre de voz e até mesmo os icônicos e consagrados bordões: “Olá, Tudo bem?” e o “Boa noite e boa sorte” caracterizavam Paulo Henrique Amorim. Para Thiago, um dos mais importantes jornalistas da televisão brasileira.

Eu sou muito fã do Paulo Henrique Amorim até hoje, mesmo já falecido. Sempre vejo as reportagens dele

Thiago Soares

Livro

Claro que seu livro favorito é também do jornalista favorito. “O quarto poder: uma outra história” de Paulo Henrique Amorim se tornou uma grande referência para ele, após ser presenteado com o livro pela jornalista e professora Emília Manente . Ele diz ser um prazer tê-lo na prateleira como um dos seus exemplares favoritos.

(Foto: Reprodução/ Submarino)

Lançado no dia 30 de agosto de 2015, o livro conta com histórias que envolvem os principais nomes da mídia, da política e os acontecimentos por trás das câmeras. Thiago diz que o conteúdo é muito relevante devido a riqueza das informações que o livro apresenta e que repercutem até hoje.

O livro acaba sendo uma leitura obrigatória para todo estudante de jornalismo, pois está repleto de histórias dos bastidores do meio jornalístico no Brasil

Thiago Soares

Filme

(Foto: Reprodução/ Elo7)

Como indicação de filme, ele traz o ganhador de 4 Oscars em 2020. O filme “Parasita” surpreendeu por ser de origem sul-Coreano, país que não possui tradições de produções tão impressionantes. “Apesar de ser um amante do cinema, confesso que não esperava muito nesse filme. Sempre fui fã de ficção e filmes de heróis como Marvel e DC, por exemplo”, expõe. Ele conclui dizendo que ficou surpreso com tamanha qualidade e amarração que o filme apresenta, te prendendo a cada cena, fazendo, assim, uma verdadeira obra de arte do cinema.

O enredo mostra a família de Ki-taek que está sem emprego e precisa viver em um porão de uma casa. Isso faz com que ele precise dar aulas de inglês a uma menina de família rica. Dessa forma, eles tentam se infiltrar na família para desfrutar dos luxos. Em um determinado momento, as mentiras da ascensão social começam a surgir e as consequências a aparecer.

Série

“Falcão e o soldado invernal”. Thiago comenta que apesar de ser uma série de super-heróis, os temas abordados são bastante recorrentes. A série mostra a real atualidade em que vivemos, em que o preconceito racial mata e fere centenas de pessoas mesmo estando em tempos tão modernos. A série foi lançada há poucas semanas na plataforma Disney Plus e está repleta de debates e verdades, pois mostra como o preconceito ainda existe em diversas camadas da sociedade.

Confesso que chorei. Apesar de não parecer, a série é bastante relevante e merece muito atenção de um público geral, pois faz total nexo com nossa sociedade. Super indico!

Thiago Soares

Confira o trailer completo abaixo:

Música

A indicação musical que ele traz para o “Segue a Dica” é a música “A sua maneira” da banda de rock Capital Inicial. A banda teve seu início no ano de 1982 e se tonou uma das maiores referências da música no país, emplacando vários sucessos ao longo dos anos como: “Primeiros erros” e “O passageiro“.

Sou muito fã da banda e suas letras que misturam críticas sociais com experiências vividas pelos próprios músicos e, o mais importante, o amor.

Thiago Soares
(Foto: Capital Inicial.com.br/Divulgação)

Edição: Daiane Obolari

Imagem de destaque: Arquivo Pessoal

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s