Literatura em plataformas online

Ana Paula Brito e Isabela Wilvock

Plataformas gratuitas como Wattpad, Social Spirit e Nyah ficaram muito famosas pela facilidade em publicar uma história. O Wattpad, por exemplo, é um aplicativo de livros grátis que permite o compartilhamento e a publicação de histórias na Internet, reunindo obras de autores conhecidos e desconhecidos. A rede social dos amantes da leitura possui cerca de 90 milhões de usuários e permite que os leitores se conectem com autores, comentem e votem nos contos preferidos.

A estudante do curso de jornalismo e escritora Isabela Borges, 21 anos, fortaleceu a paixão pela escrita e pela leitura desde muito nova. Ela afirma que a publicação de histórias a ajudou no amadurecimento das obras autorais. Apesar de não produzir nenhuma ficção atualmente, ela confessa ler diariamente produções literárias no Wattpad e no Tumblr.  A escritora ainda alega procurar livros em inglês para melhorar o vocabulário.

Jéssyka Klippel (Foto: Arquivo pessoal)

A estudante de fonoaudiologia Jéssyka Klippel, 22, confessa admirar e amar o trabalho de um escritor enquanto realiza a leitura de uma obra. Ao abrir o Wattpad, ela afirma entrar em um novo universo onde pode fugir completamente do Planeta Terra. A estudante reconhece que comentar e ler os comentários de outros leitores é muito importante, pois o incentivo à leitura veio por meio de comentários no Twitter acerca de obras online.

Um dos grandes sucessos atuais é a franquia “After”, uma obra produzida no Wattpad que ganhou espaço se tornando uma produção multimídia do mundo real. Também é uma das obras que a estudante de jornalismo Isabela Santos viu crescer e se tornar um sucesso mundial. Ela ama livros bem escritos e com enredos interessantes.

Vitrine online

Dentre as diversas plataformas de autopublicação disponíveis na Internet, destaca-se a Wattpad, que abriga a maior comunidade de leitores e escritores do mundo. Por meio dela qualquer usuário cadastrado pode disponibilizar material literário de autoria própria sem a intermediação de editoras, além de funcionar como rede social, conectando leitores ao redor do mundo.

(Foto: Reprodução/ Wattpad)

O Wattpad é uma rede social gratuita onde os usuários podem publicar histórias, artigos, livros, fanfics. Os usuários são capazes não só de publicar os trabalhos, como entrar em contato com outros usuários, favoritar histórias, entrar em grupos de leitura, receber e dar feedback sobre os trabalhos publicados.

Nathalia Castro (Foto: Arquivo pessoal)

Livros têm sido encarecidos ao longo dos anos e, por isso, a estudante de medicina Nathalia Castro, 20, optou por plataformas online e gratuitas. Entre contos e histórias, a estudante conseguiu aprender inglês consumindo livros e fanfics estrangeiras. Sendo uma antiga usuária da plataforma, Nathalia acredita que os feedbacks são contribuições ao trabalho do escritor. “Eu comento para dar apoio aos escritores, pois sei o quanto é gratificante. Afinal, já estive no lugar deles”, confessa a estudante.

Hevelin Calimam (Foto: Arquivo pessoal)

Palavras, adjetivos, frases de personagens, músicas, o que importa é comentar. Pensando nos autores, a estudante de fisioterapia Hevelin Calimam, 24, sempre deixa um pouco de si nos capítulos das histórias que lê. O objetivo de Hevelin é deixar parte da experiência obtida para que outras pessoas se identifiquem e, principalmente, que o autor sinta-se em um caminho certo.

O Wattpad Premium é uma parte da plataforma que a escritora Isabela Borges, 21, não aprecia. Para ela, os comerciais tiram a essência da leitura. A escritora não consegue entender a utilização do Premium por outros autores. Segundo Isabela, limitar a quantidade de histórias que um leitor pode ler, irá afastar os usuários de uma plataforma popularmente conhecida por ser a maior comunidade gratuita no mundo.

Plataformas de autopublicação possibilitam que usuários comuns se vejam escritores e editores sem nenhum custo financeiro, realizando o sonho de milhares de pessoas e fazendo crescer o mercado de e-books, além de funcionar como vitrine para editores que buscam novos autores para o mercado editorial. O Wattpad realiza uma nova perspectiva para autores independentes e torna-se um ambiente para conhecer o potencial de novos escritores.

Opinião das autoras do Texto

Literatura é uma massa de significados ajustados conforme o contexto e a estrutura em que está presente. Por meio das ressignificações que a Literatura permite, cada leitor evoca um sentimento, dentro de sua própria realidade, que pode alterar as visões de mundo e as concepções de vida. A Literatura permite transitar entre real e abstrato, fazendo dela uma experiência de vida que influencia o cotidiano e as relações interpessoais.

Edição: Daiane Obolari

Imagem de destaque: Pixabay

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s