Gabriel Taveira – Segue a Dica

Kamily Rodrigues

Neste Segue a Dica, a participação é de Gabriel Taveira Scopel, 18 anos. Ele é estagiário do Lacos e aluno do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. Cursando o 1º período, o calouro relata que desde cedo teve a atenção voltada para as propagandas das marcas e sempre quis saber o que acontece no meio publicitário. Apaixonado por futebol, acompanha principalmente os anúncios relacionadas ao esporte.

As campanhas criativas que fogem do habitual no ramo sempre o encantaram. Um fator determinante na escolha da graduação para Gabriel foi gostar muito de fazer teatro e apresentações em geral. Sendo assim, o estudante viu na publicidade as múltiplas áreas de atuação no mercado, incluindo o audiovisual. E é justamente o audiovisual que pretende seguir no mercado profissional. Ainda assim, ele deixa claro que a área de criação é também uma das favoritas.

Gabriel Taveira é estudante do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA (Foto: Arquivo Pessoal)

Gabriel conta que nem sempre teve a certeza de qual graduação cursar. Antes de decidir, relatou que ficou em dúvida entre Publicidade e Propaganda e Administração.

Em alguns momentos tive até certeza que queria administração. Cheguei até a fazer uma prova para cursar em uma faculdade aqui do Estado. Foi até um fato engraçado. No dia seguinte ao dessa prova, eu decidi que queria cursar Publicidade

Gabriel Taveira

Ao falar da personalidade e do que gosta de fazer, o calouro mencionou gostar de sair com os amigos, principalmente, para shows. Ele complementa dizendo que, atualmente, está assistindo a vídeos no YouTube dos mais variados temas. O hábito tem contribuído para adquirir conhecimento na área do audiovisual. Além disso, contribui na construção de referências e ideias.

Confira abaixo as preciosas dicas do Gabriel Taveira Scopel

Série e Filme

A indicação de série foi Sherlock. Uma adaptação das histórias de Sherlock Holmes para o mundo atual. O que despertou o interesse do jovem pela série foram os personagens cativantes e marcantes. Gabriel explica que cada episódio é como um filme, pois o tempo é um pouco mais longos do que o normal.

Gabriel complementa falando a respeito do personagem principal. “A série traz um Sherlock mais excêntrico e, de certa forma, mais arrogante do que se espera. Acredito que isso dá um charme para a série”, expõe. Ele finaliza ressaltando valer muito a pena acompanhar a história, principalmente para quem gosta de mistério e investigação.

Aproveitando o embalo da série, Gabriel também indica o filme Enola Holmes. A obra conta a história da irmã de Sherlock Holmes, que, também, tem dons apurados de investigação e percepção. Sherlock fica meio apagado na trama e Enola domina brilhantemente o lado detetive da família. O filme se passa em 1880, no Reino Unido, em meio a ascensão da luta pelos direitos das mulheres. “É muito bacana como o filme aborda essa temática”.

Ponto Turístico

Declarando gostar de praia e da energia do ambiente, Gabriel recomenda as praias de Guarapari. Em especial, as da Enseada Azul, como Peracanga e Bacutia. Apaixonado pelo local, faz questão de dizer o quanto gosta de frequentar no verão e poder curtir toda a agitação. O estudante gosta de frequentar também fora da temporada para admirar a tranquilidade e a beleza da região.

Sempre gostei muito de praia. Gosto da energia, de ver as pessoas pegando sol ou jogando altinha. Gosto de ver as crianças brincando na areia e tudo mais

Gabriel Taveira

Publicitário de Referência

Quando o assunto foi profissionais publicitários em que se inspira, o jovem explica que antes de ingressar na faculdade não tinha muitas referências publicitárias. Mesmo assim, ele sempre teve o Leo Picon como referencial. Ainda que não seja formado em Publicidade, o profissional trabalha com marcas de sucesso e sempre explorando a individualidade. Além disso, o modelo consegue transitar em vários meios e canais diferentes, sendo referência em muitos deles.

Depois que deu início a graduação, Gabriel explica que foi por meio de um trabalho sobre publicitários notáveis que pôde conhecer a história de alguns profissionais muito respeitados. Desse modo, o jovem conheceu Joanna Monteiro, que veio a se tornar uma inspiração. Por isso, faz questão de deixar claro o quanto o trabalho dela é sensacional. Sem perder tempo, indica, ainda, o capixaba Eduardo (Dudu) Marques, um dos melhores publicitários do mundo.

Anúncio

Na publicidade, os marcos que mais impactaram o estudante foram as campanhas da Nike para as Copas do Mundo. Ele expõe que os olhos brilharam quando assistiu. As campanhas contam com a criatividade presente nas propagandas que reuniam craques do mundo inteiro, fator determinante para que impactasse Gabriel. Para ele, o anúncio realizado para a Copa de 2014 em que personagens desconhecidos aparecem jogando e se tornando jogadores profissionais contribuiu bastante pela simpatia que sente pela marca.

Artista e Música

Cantor Wesley Safadão (Foto: Reprodução)

Ao falar de artistas, o futuro publicitário logo revelou que tem como cantor favorito o Wesley Safadão. Um dos principais motivos da recomendação é a alegria transmitida pelo cantor, característica importante para Gabriel.

Fã assumido, ele diz que sabe todas as letras, as coreografias e que canta as músicas até o final. Gabriel revela que já foi em alguns shows e que a sensação, enquanto fã, é indescritível.

Já a música segue uma outra batida. O jovem indica “Se liga aí” do Gabriel O Pensador. “A letra fala sobre a gente realmente botar em prática nossas ideias para realmente atingir positivamente as pessoas e o mundo”. A música também fala sobre a importância da liberdade e de aceitarmos as diferenças. Gabriel O Pensador é sensacional.

Pensa! O pensamento tem poder. Mas não adianta só pensar. Você também tem que dizer! Diz! Porque as palavras têm poder. Mas não adianta só falar. Você também tem que fazer! Faz! Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer

Trecho da música “Se liga aí”

Canais no YouTube

Por gostar muito de assistir vídeos no YouTube tanto para o entretenimento quanto para se inteirar das publicidades presentes, o estudante deixou algumas indicações de canais que ele costuma acompanhar.

Relacionado a futebol, ele recomenda o Desimpedidos. Indica também os canais Hyped Content Brasil e o canal da Lilian Pacce. Ambos abordam o mundo da moda, tema que ele gosta acompanhar. Para finalizar, indica canais voltados para o humor, como Julio Cocielo e o canal Varanda Gourmet. Ainda abordando a temática do humor, Gabriel indica os canais de Stand-Up do Renato Albani e o do Maurício Meirelles.

Podcast

Apesar de não estar acompanhando muito os canais de podcasts, Gabriel explica que costuma seguir o Flow e o Podpah. Ambos costumam levar convidados interessantes e que, muitas vezes, não dão tantas entrevistas para os veículos tradicionais. Para complementar, ele diz que gosta quando os convidados têm ideias diferentes e há um diálogo saudável, pois o jovem acredita ser algo fundamental e que está em falta ultimamente.

Por acompanhar os canais de podcast, ele faz uma ressalva relacionada a esse conteúdo. Segundo o futuro publicitário, mesmo havendo pessoas que digam que os podcasts têm conteúdos fúteis e voltados somente para o entretenimento, não é bem assim. Ele acredita que esse meio de comunicação traz experiências e visões interessantes, basta saber ouvir.

Livro

O livro indicado é “A Marca da Vitória” de Phil Knight. É um livro que mostra a história do criador da Nike até a empresa virar um sucesso. Knight conta histórias maravilhosas das viagens dele antes de iniciar a empresa, as brigas com os bancos locais, a dura missão que é negociar com os japoneses e episódios com grandes nomes do esporte. Além de um livro para amantes do esporte, também é um grande relato empresarial e pessoal. Vale muito a pena ler.

Edição: Kamily Rodrigues

Foto Destaque: Arquivo Pessoal/Gabriel Taveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s