ALUNOS E PROFESSORES DE JORNALISMO E PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA FAESA SÃO FINALISTAS EM 28 CATEGORIAS NO EXPOCOM 2021

Daiane Obolari

Após a ótima performance dos professores e alunos no ano passado, mais uma vez os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário conseguiram se destacar e são finalistas em 28 categorias no XXVIII Prêmio da Exposição de Pesquisas e Produção Experimental em Comunicação (Expocom) da Região Sudeste no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Nesse ano, o encontro continuará sendo 100% virtual em decorrência da pandemia do coronavírus. A conferência da premiação será realizada no dia 4 de agosto e os ganhadores passarão para a última etapa: a disputa pelo prêmio nacional.

Com o tema “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania“, o propósito é impor a palavra resistência. Ela deve ser posta em ação diante do acirramento das desigualdades sociais, do incessante ataque contra jornalistas e comunicadores, da ameaça à censura das universidades e da descrença na ciência, principalmente no âmbito da saúde, no meio de uma pandemia. Além disso, contrapor as fake news e a desinformação que paira sobre o País.

Confira abaixo todos os trabalhos finalistas da FAESA no Expocom:

O coordenador da Agência Experimental de Publicidade Júnior (Agência Integrada) do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA, Gustavo Coutinho, que é um dos orientadores do projeto da Agência Integrada – Núcleo de Publicidade do Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS), expõe a gratificação pelo destaque no Expocom. Pela primeira vez o LACOS disputa com 3 trabalhos simultâneos e todos eles estão classificados para a final: “Agencia Júnior de Jornalismo”, “Agência Júnior de Publicidade” e “Estratégia publicitária para Mídia Digital”. Ele aponta que o foco, agora, é no período das apresentações e que estão trabalhando para que os alunos tenham uma rede de suporte e possam desempenhar uma boa defesa dos trabalhos na fase final.

Mesmo com tantas adversidades e dificuldades, houve uma grande superação por parte dos alunos e dos professores e conseguimos, mais uma vez, colocar o nome da FAESA entre as grandes instituições do Brasil

Gustavo Coutinho

Gustavo destaca ainda que para os alunos, grandes protagonistas desses eventos, isso é muito importante, pois, além do amadurecimento acadêmico ao terem contato com artigos, com autores e da possibilidade de troca de experiência com universidades de todo o Brasil, o destaque que alcançam com as premiações muitas vezes torna-se um grande diferencial para as oportunidades que surgem no mercado. “A tarefa da instituição e dos professores é dar o suporte e o direcionamento para que eles consigam alcançar seus objetivos. Cada vez que uma premiação dessas é conquistada, há uma certeza de que todas as partes desempenharam com excelência suas funções e que todos somos vencedores“.

William de Oliveira (Foto: Arquivo pessoal)

O professor William de Oliveira, finalista em quatro categorias, diz que há muito tempo eles buscavam consolidar a agência júnior de jornalismo e com o LACOS eles puderam unificar todos os trabalhos. O FaesaDigital, o núcleo audiovisual da TV Faesa e o núcleo de fotografia são exemplos que fazem parte da agência de comunicação. “Então, foi uma união de todos os envolvidos. Conseguimos juntar os núcleos e produzir um conteúdo. Desafio vencido”, relata.

William aponta também que o maior trabalho é a fundamentação teórica dos projetos, mas que o resultado deu certo. Ele se sente muito feliz de trabalhos de grande qualidade feitos pelos alunos estarem entre os melhores da região Sudeste e que só isso já é um prêmio. William finaliza dizendo que o reconhecimento é sempre bem-vindo porque isso os dá motivação para continuar fazendo.

Carine Cardoso
Carine Cardoso

Carine Cardoso, professora e finalista com três projetos, dois em relação ao LACOS e o trabalho de conclusão de curso (TCC) da aluna Camila Catarine Vieira “A Magia na era digital: Aplicação do The Disney Way em um Plano de Marketing de Conteúdo”. No projeto a aluna criou um planejamento de marketing de conteúdo do próprio canal, sendo ela a influencer. Carine conta que a tarefa desenvolvida foi ótima, pois a aluna fez um trabalho muito prático, com pesquisa de mercado e foco na publicidade e marketing.

A professora afirma ainda que a dedicação de Camila em todo o processo de desenvolvimento, de ter coerência e coesão na escrita e de sempre querer entregar além do que era solicitado foram grandes diferenciais. Por fim, Carine diz se sentir extremamente feliz e orgulhosa dos alunos e muito realizada como professora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da FAESA. “Acredito que o nosso trabalho é esse. É promover espaços para que os alunos possam voar. Assim, eu me sinto muito feliz e realizada“, finaliza.

Outros alunos que se destacaram, foram o Marcelo Guilhen e Ricardo Gusman, do 4° período do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA. Orientados pelo professor Victor Mazzei, eles desenvolveram um aplicativo para celular chamado “VZN”, que vinha sendo produzido desde o segundo período deles. A função do produto é ser um ‘app’ que funcione como uma espécie de “classificado digital”, onde as pessoas possam anunciar os seus produtos e serviços na região em que vivem e se conectarem com quem está bem ao seu lado.

Veja as imagens do aplicativo

É muito satisfatório ter algo que criamos ganhando destaque e reconhecimento não só no nosso Estado, mas no Sudeste inteiro. Um “simples” trabalho da faculdade pode ser um divisor de águas para a nossa vida profissional. Isso nos dá motivação para sempre buscar nossa evolução como estudantes e futuros profissionais de comunicação

Marcelo Guilhen

Para quem quiser saber mais sobre o aplicativo e os outros trabalhos, é só ficar ligado das redes sociais do LACOS (Instagram: @lacosfaesa) que em breve as apresentações dos trabalhos serão postadas no canal do YouTube.

Imagem destacada: Reprodução/ Intercom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s