Conheça alguns destinos turísticos no Espírito Santo e no Brasil

Kamily Rodrigues

O mês de julho chegou… e com ele as férias para muitas pessoas. Nada melhor, então, que conhecer locais paradisíacos e aconchegantes para visitação no Espírito Santo e no Brasil. Contudo, é importante salientar que, apesar do Espírito Santo integrar a região sudeste, uma das mais bem visitadas em território brasileiro, muitos pontos turísticos do Estado não recebem a visitação merecida.

Pensando nisso, o agitador cultural Paulo Victor Barcellos, 19 anos, teve a iniciativa de desenvolver um projeto que visa produzir conteúdos voltados para a divulgação dos pontos turísticos, da cultura, das histórias e dos monumentos do Espírito Santo. Nesse trabalho, ele exalta todos os pontos fortes do Estado.

O que me incentivou foi essa falta de informações que o capixaba tem sobre o Estado. A maioria das pessoas que moram aqui sabem o que é Vitória e o que é o Centro. Contudo muitos não sabem como surgiu, como foi o desenvolvimento, as histórias e uma porção de coisas que é camuflada em torno da correria do dia a dia de cada capixaba

Paulo Victor Barcellos

Conheça agora alguns pontos turísticos no Espírito Santo

Araguaya

Estação Ferroviária em Araguaya (Foto: Divulgação)

Araguaya é um distrito situado ao sul da cidade de Marechal Floriano. A vila conta com a presença da cultura italiana muito forte e possui o maior acervo cultural italiano do Estado. O ambiente tem grande potencial turístico. A localidade é cortada pela Linha do Litoral da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, que, atualmente, é utilizada para o transporte de cargas. É a visita ideal para quem procura um lugar acolhedor, tranquilo, belo e que carrega consigo tradição e história. O distrito fica apenas a 49 km de Vitória.

Parque Estadual Paulo César Vinha

Outro ponto turístico que vale a pena conhecer é o Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. O local possui como diferencial a variedade de ambientes como dunas, restinga e lagoas. Além disso, o parque integra a Área de Proteção Ambiental de Setiba e tem 15 quilômetros quadrados de extensão de mata atlântica. No parque há atrativos como: a Lagoa de Caraís; um mirante; Praia da Caraís, Setibão e Dulé; e as trilhas da Restinga, do Alagado e da Clusia.

A vegetação de restinga sobrevive no Parque (Foto: Arquivo FaesaDigital/Matheus Passos)

As informações detalhadas sobre horários de visitação, entre outros, você encontra no site oficial do parque, clicando aqui.

Piscinas naturais da Ilha do Gambá

Ilha do Gambá no município de Piúma (Foto: Divulgação)

Quando se trata de praias, o Estado é referência. No entanto, poucos conhecem as Piscinas naturais da Ilha do Gambá, localizada na Prainha, em Piúma. O ambiente é ótimo para quem procura diversão e contato direto com a natureza. O local também é área de preservação natural tombada pelo município. Apesar de levar o nome de ilha, o local agora é uma península após um aterramento que a ligou a região central da cidade. O local é de livre acesso, mas não é permitido a realização de churrascos, mas levar o próprio lanche está liberado. Vale ressaltar a importância de aproveitar o passeio sem prejudicar a natureza.

Itaúnas

Dunas do Parque de Itaúnas (Foto/Reprodução)

Itaúnas é um vilarejo ao norte do Estado do município de Conceição da Barra. No local o visitante encontrará dunas de areia que podem chegar a 30 metros de altura, manguezais e preservação da natureza, além, é claro, de muito forró. O lugar é referência para quem busca tranquilidade.

Confira as informações sobre horários de visitação, entre outros, do Parque Estadual de Itaúnas, clicando aqui.

Um pouco do Brasil

O Brasil, por sua vez, também conta com grande poder turístico. Contudo alguns lugares, ainda que sejam atrativos, são menos procurados. Conheça agora alguns desses locais.

Lago de Furnas

O Lago de Furnas é localizado em Minas Gerais. O lago forma cânions, cachoeiras e praias artificiais em mais de 34 municípios. Ainda que o estado não possua litoral, o “Mar de Minas”, como é conhecido, se tornou um grande diferencial. É uma boa visita para quem busca diversão.

Piscinas Naturais de Maragogi

Um ponto turístico que não pode faltar na viagem é esse. As Piscinas Naturais de Maragogi são conhecidas por formarem a segunda maior barreira de corais do mundo e se localizam ao norte de Alagoas. A visitação conta com a possibilidade de praticar mergulho.

Chapada das Mesas

O Parque Nacional Chapada das Mesas se encontra no sul do Maranhão. O passeio é indicado para os amantes da natureza, pois conta com trilhas, cachoeiras, poços de água e inúmeras formações rochosas.

Lavras Novas

Distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto, é sinônimo de tranquilidade (Foto: Reprodução)

A cidade de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, se localiza em Minas Gerais. O local é conhecido pelo sentimento de fácil ambientação dos visitantes, assim como pelo acolhimento dos moradores para com os turistas. Escondida entre as montanhas, a cidade conta com o ar alegre que as casas coloridas proporcionam e com a típica comida mineira.

Icaraí

Icaraí é uma vila que fica no Ceará e é ideal para quem busca um destino tranquilo. Conhecida como a antiga vila dos pescadores, o local é o destino certo para quem gosta de passeios de barco, windsurf e comidas típicas da região.

Lembre-se que ainda estamos em meio a pandemia do coronavírus e, para curtir o passeio com segurança, use máscara, respeite o distanciamento social e todas as normas sanitárias.

Edição: Daiane Obolari

Foto Destaque: Freepik

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s