SEGUE A DICA – LARA ROSADO

Fernanda Sant’Anna

O “Segue a dica” da semana é com a Lara Rosado, egressa do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário. Atualmente, ela é formada em duas graduações: Jornalismo e Pedagogia, possui um mestrado na área da Educação e é Editora Adjunta do Estúdio Gazeta.

Durante o período de pré-vestibular, Lara tinha muitos questionamentos sobre o futuro e as escolhas para a faculdade rondavam entre os cursos de Cinema, Jornalismo e Pedagogia. Na mesma época, prestou o vestibular para o curso de Cinema da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Jornalismo na FAESA, mas só foi aprovada em Jornalismo. Ela se matriculou e ficou completamente apaixonada pelo curso e percebeu que nasceu para a profissão, pois gosta muito de contar histórias e escrever. Contudo, o pai, que é professor da Ufes, acredita que ter uma formação acadêmica em uma faculdade pública é uma experiência única e que ela precisava viver.

Lara Rosado (Foto: Arquivo Pessoal)

Sob influência do pai, ela trancou o curso de Jornalismo para se dedicar ao vestibular para Pedagogia da Ufes. Antes mesmo da liberação dos resultados da prova, Lara convenceu o pai a destrancar o curso sob o argumento que, caso não passasse, perderia mais um semestre. Quando os resultados foram divulgados e soube da aprovação, ela precisou lidar com um dilema: “qual das duas faculdades escolher?”. Como não queria desistir do sonho de se tornar jornalista e nem desperdiçar a oportunidade de viver a experiência que uma universidade federal proporciona, escolheu fazer os dois cursos simultaneamente.

A jornalista relata toda a trajetória da carreira no jornalismo e na pedagogia no Rolê das Lives do Lacos, que aconteceu no dia 09 de junho e está disponível na íntegra no Instagram @lacosfaesa. Em um dos momentos mais marcantes da live sobre as transformações digitais na profissão, Lara conta que no jornalismo as oportunidades surgem e que é preciso abraçá-las e se adaptar. “Nem tudo se aprende na faculdade, mas na prática. A gente vai vivendo e se adaptando”, explica Lara. 

FILME

Cartaz do filme Soul (Foto: Reprodução)

A indicação de filme da Lara é “Soul”, animação dos estúdios da Disney e Pixar lançada no streaming da Disney+ em dezembro de 2020 e ganhador do Oscar 2021 de melhor filme de animação. O longa conta a história de Joe, que é um professor de música do ensino médio e sonha em ser um músico de jazz.

Lara afirma que a mensagem principal caiu como uma luva para ela, pois precisava refletir sobre a passagem do tempo, ansiedade pelo futuro, incertezas da vida e escolhas certas.  Após assistir ao filme, ela conseguiu ter a certeza de que a vida é o agora.

Se ainda existe alguma pessoa que não assistiu a esse filme, minha dica é de não perder mais tempo e correr para vê-lo 

Lara Rosado

Para conhecer mais da história do filme, o trailer dublado está disponível no canal da Disney Brasil no Youtube.

LIVRO

“Tudo nela brilha e queima” da Ryane Leão (Foto: De livro em livro)

Valorizando o mercado nacional, a dica de livro da Lara é “Tudo nela brilha e queima”, uma coletânea de poemas lançada em 2017 pela poeta brasileira Ryane Leão. O livro foi o primeiro lançamento da autora, que antes disso, distribuía os poemas pela cidade de São Paulo e compartilhava na página do Instagram @ondejazzmeucoração.

“Tudo nela brilha e queima” surgiu na vida da Lara como um presente em um momento em que precisava de cada palavra escrita, em cada poema. Ela ressalta que é uma leitura necessária para todas as mulheres. “Li os poemas como se fossem orações. Volta e meia, me vejo o consultando para me lembrar que dentro de mim há muita força”, explica.

É possível conferir a resenha do livro “Tudo nela brilha e queima” feita pelo blog “De livro em livro”.

MÚSICA

Cantora Liniker (Foto: Reprodução POPline)

Todas as músicas da Liniker são a dica musical da jornalista. A cantora, que se declarou, recentemente, como uma mulher trans, fazia parte da banda Liniker e os Caramelows. Ela nasceu em uma família de músicos e apresenta composições de MPB, Blues e Soul.

As letras das músicas são como poesia para Lara, que canta, dança e interpreta para o espelho. “É uma cantora que me desperta as melhores sensações quando paro para ouvi-la”, diz Lara. 

Para ouvir o trabalho da artista, basta visitar o perfil dela no Spotify ou em outras plataformas digitais.

TURISMO NO ESPÍRITO SANTO

O destaque das dicas da semana é a indicação da Lara de um local para turismo no Espírito Santo. A recomendação é a visita ao Patrimônio da Penha, que  é um distrito da cidade de  Divino São Lourenço, interior do Espírito Santo. É um local isolado e possui muitas cachoeiras e poços cristalinos, perfeito para quem deseja paz e tranquilidade.

Lara conta que a vila é charmosa, rústica e possui ótimos restaurantes. Para chegar nas cachoeiras, basta estar disposto a uma boa caminhada, mas ela promete que cada passo vale a pena no primeiro mergulho na água gelada do Caparaó. “É de lavar a alma e purificar o coração”, relata.

ARTE

Quando o tópico arte entra na conversa, as charges do chargista da Rede Gazeta, Amarildo, tem destaque. Ele é bacharel em Artes Plásticas pela Ufes e é editor de ilustração desde 1986. As charges tem como objetivo satirizar algum acontecimento e as do artista tem o foco nos episódios políticos do Brasil.

Lara afirma que as obras do Amarildo sempre ilustram exatamente a indignação que passa na cabeça dos brasileiros. “Com criticas certeiras sobre o cenário político e econômico que vivemos, é um trabalho que vale a pena conferir e acompanhar”, diz Lara.

Para acompanhar o trabalho do artista, todos os dias são publicadas novas charges na página dele no site A Gazeta

SÉRIE

Black Summer (Divulgação)

“Black Summer” acaba de chegar a segunda temporada na Netflix e essa é a dica de série da Lara, que adora histórias de zumbi. O seriado conta a trajetória de Rose que é separada da filha em um apocalipse zumbi e está disposta a fazer qualquer coisa para encontrá-la. 

A jornalista conta que a história transmite a sensação de realidade muito intensa, exatamente como ela imagina que seria um apocalipse zumbi. Os personagens não conseguem atirar logo na cabeça dos mortos-vivos e ninguém conseguiu um local para plantar o que comer. “É o fim do mundo e o pior inimigo é o próprio ser humano”, explica ela.

Para conhecer mais da história da série, o trailer está disponível no canal da Netflix no Youtube.

CANAL DO YOUTUBE

A dica da Lara é o canal da produtora de vídeos de comédia Porta dos Fundos. Ela indica porque geralmente não a decepciona devido aos vídeos curtos em que o objetivo é sempre fazer uma sátira de alguma situação atual. O elenco original é composto por grandes nomes da comédia nacional como Fábio Porchat, Gregório Duviver, Clarice Falcão, Júlia Rabello, Marcos Veras e muitos outros. 

Ela diz que admira o bom humor e a coragem do canal de produzir esse conteúdo sem se preocupar com “haters” e, também, de como eles produzem com criatividade as esquestes patrocinadas. 

Além do canal no Youtube, o Porta dos Fundos criou recentemente um site com todos os conteúdos e entre outras coisas.

JORNALISTA QUE ADMIRA

Quando Lara pensa em jornalistas que admira, logo a mente se direciona para aqueles que ela já teve ou tem o privilégio de conviver no ambiente de trabalho. A admiração da jornalista para o Segue a dica foi pela colega Vilmara Fernandes, que está na A Gazeta desde 1996 e foi repórter nas editorias de Política, Cidades e Pauta, além de ser Chefe de Reportagem. Atualmente, trabalha como repórter especial com foco em  matérias investigativas. A jornalista também é ganhadora de muitos prêmios na área do jornalismo. 

Lara, que já teve oportunidade de trabalhar com Vilmara na editoria de Cidades da Gazeta, diz que tê-la por perto é uma aula de jornalismo e humanidade. “Uma inspiração que fica para sempre, mesmo não dividindo a mesma editoria com ela mais”, afirma Lara. 

Para conferir o trabalho da jornalista, basta acessar a página da Vilmara Fernandes no site da Gazeta.

Para finalizar o Segue a Dica da semana, Lara, que é egressa da FAESA e jornalista há seis anos, deixa uma mensagem para os futuros colegas de profissão. Ela ressalta que o jornalismo não é uma tarefa fácil e que tem passado por inúmeras transformações, principalmente devido às mudanças na sociedade que convertem a forma que as pessoas consomem as notícias. Por conta disso, a maneira de contar histórias está se modificando, mas a essência do jornalismo vai continuar a mesma. Ela destaca, ainda, que apesar dos jornalistas terem sofrido diferentes ataques nos últimos tempos, só existe democracia com o trabalho da imprensa. As principais dicas da Lara são: Sejam curiosos, Estejam dispostos a aprender e Sejam gentis com as fontes de informação, clientes e colegas de trabalho

Edição: Fernanda Sant’Anna

Foto de Capa: Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s